Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/65788 |
Resumo: | Através do Decreto-Lei n.º 55/2018, o governo português desafiou as escolas a assumirem plenamente o projeto designado de autonomia e flexibilidade curricular. Será possível desenvolver a autonomia das escolas em termos substantivos através de uma gestão flexível do currículo ou aquela decisão governamental é baseada numa conceção gerencialista de autonomia de gestão curricular, por essa razão limitada a práticas de gestão local de tipo operacional? O presente artigo discute este problema em termos de análise política e organizacional, apresentando dúvidas, perguntas e hipóteses de investigação. |
id |
RCAP_bee979d956236efda72df319bb3a2a04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65788 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governoAutonomy and curriculum flexibility: when schools are challenged by the governmentGoverno da escolaAutonomiaFlexibilidade curricularOrganização pedagógicaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAtravés do Decreto-Lei n.º 55/2018, o governo português desafiou as escolas a assumirem plenamente o projeto designado de autonomia e flexibilidade curricular. Será possível desenvolver a autonomia das escolas em termos substantivos através de uma gestão flexível do currículo ou aquela decisão governamental é baseada numa conceção gerencialista de autonomia de gestão curricular, por essa razão limitada a práticas de gestão local de tipo operacional? O presente artigo discute este problema em termos de análise política e organizacional, apresentando dúvidas, perguntas e hipóteses de investigação.Through Decree-Law No. 55/2018, the Portuguese government challenged schools to fully assume the so-called project of curriculum autonomy and flexibility. Is it possible to develop the autonomy of schools in substantive terms through flexible curriculum management or is that government decision based on a managerial conception of curriculum management autonomy, therefore limited to local management practices of an operational type? This paper discusses this problem in terms of political and organizational analysis, presenting doubts, questions and research hypotheses.Este trabalho foi financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Universidade Católica PortuguesaUniversidade do MinhoLima, Licínio C.2020-062020-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65788porLima, L. C. (2020). Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (Especial), 172-192. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.85052186-461410.34632/investigacaoeducacional.2020.8505https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/8505info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:04:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:04:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo Autonomy and curriculum flexibility: when schools are challenged by the government |
title |
Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo |
spellingShingle |
Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo Lima, Licínio C. Governo da escola Autonomia Flexibilidade curricular Organização pedagógica Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo |
title_full |
Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo |
title_fullStr |
Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo |
title_full_unstemmed |
Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo |
title_sort |
Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo |
author |
Lima, Licínio C. |
author_facet |
Lima, Licínio C. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Licínio C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Governo da escola Autonomia Flexibilidade curricular Organização pedagógica Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Governo da escola Autonomia Flexibilidade curricular Organização pedagógica Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Através do Decreto-Lei n.º 55/2018, o governo português desafiou as escolas a assumirem plenamente o projeto designado de autonomia e flexibilidade curricular. Será possível desenvolver a autonomia das escolas em termos substantivos através de uma gestão flexível do currículo ou aquela decisão governamental é baseada numa conceção gerencialista de autonomia de gestão curricular, por essa razão limitada a práticas de gestão local de tipo operacional? O presente artigo discute este problema em termos de análise política e organizacional, apresentando dúvidas, perguntas e hipóteses de investigação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06 2020-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/65788 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/65788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lima, L. C. (2020). Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (Especial), 172-192. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.8505 2186-4614 10.34632/investigacaoeducacional.2020.8505 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/8505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544843175395328 |