OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/185 |
Resumo: | Neste artigo analisaremos os elementos paratextuais, ou seja, as didascálias inseridas por Teresa de Mello Breyner na sua tragédia Osmia, premiada e publicada pela Real Academia de Ciências de Lisboa em 1788. Veremos, consequentemente, elementos tão diversos como o cenário, a gestualidade, a movimentação no espaço cénico, e outrossim adereços, vestuário e figurinos. Em nosso entender, as didascálias são significativas da visão teatral de qualquer autor de teatro e constituem indicações significativas para o leitor e para o encenador, pois são passíveis de ajudá-los a imaginar o ambiente da época e o espaço aonde a acção decorrerá. |
id |
RCAP_bef6c8c313453ddeb690f83c74826b24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/185 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNERDramaturgyTragedyindicationsOsmiaactionDramaturgiaTragédiadidascáliasOsmiaacçãoNeste artigo analisaremos os elementos paratextuais, ou seja, as didascálias inseridas por Teresa de Mello Breyner na sua tragédia Osmia, premiada e publicada pela Real Academia de Ciências de Lisboa em 1788. Veremos, consequentemente, elementos tão diversos como o cenário, a gestualidade, a movimentação no espaço cénico, e outrossim adereços, vestuário e figurinos. Em nosso entender, as didascálias são significativas da visão teatral de qualquer autor de teatro e constituem indicações significativas para o leitor e para o encenador, pois são passíveis de ajudá-los a imaginar o ambiente da época e o espaço aonde a acção decorrerá.In this article we will analyze the “indications” posted by Teresa de Mello Breyner in her tragedy Osmia, awarded and published by the Royal Academy of Sciences of Lisbon in 1788. Therefore, we will see elements as varied as the scenery, the gestures, the scenic space, interpretation, and costumes. In our view, this specific indications may suggest the playwright theatrical vision and are meaningful to the reader and the director, because they allow to imagine the atmosphere of the time and the space where the action will take place.MUNDIS2010-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/185oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/185ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 1 N.º 3 (2010): 3.ª Edição | ERAS; 32-481647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/185https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/185/178Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo, Rita Gisela Martins2022-09-05T13:57:48Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:52.087177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNER |
title |
OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNER |
spellingShingle |
OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNER de Azevedo, Rita Gisela Martins Dramaturgy Tragedy indications Osmia action Dramaturgia Tragédia didascálias Osmia acção |
title_short |
OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNER |
title_full |
OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNER |
title_fullStr |
OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNER |
title_full_unstemmed |
OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNER |
title_sort |
OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNER |
author |
de Azevedo, Rita Gisela Martins |
author_facet |
de Azevedo, Rita Gisela Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Azevedo, Rita Gisela Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dramaturgy Tragedy indications Osmia action Dramaturgia Tragédia didascálias Osmia acção |
topic |
Dramaturgy Tragedy indications Osmia action Dramaturgia Tragédia didascálias Osmia acção |
description |
Neste artigo analisaremos os elementos paratextuais, ou seja, as didascálias inseridas por Teresa de Mello Breyner na sua tragédia Osmia, premiada e publicada pela Real Academia de Ciências de Lisboa em 1788. Veremos, consequentemente, elementos tão diversos como o cenário, a gestualidade, a movimentação no espaço cénico, e outrossim adereços, vestuário e figurinos. Em nosso entender, as didascálias são significativas da visão teatral de qualquer autor de teatro e constituem indicações significativas para o leitor e para o encenador, pois são passíveis de ajudá-los a imaginar o ambiente da época e o espaço aonde a acção decorrerá. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/185 oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/185 |
url |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/185 |
identifier_str_mv |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/185 https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/185/178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 1 N.º 3 (2010): 3.ª Edição | ERAS; 32-48 1647-3558 2184-2116 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129978675134464 |