Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinta-Ferreira, Mário
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lemos, Luís J. L., Pereira, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35271
Resumo: Neste estudo são analisados os dados da precipitação em conjunto com os registos de deslizamentos ocorridos na zona de Coimbra, procurando definir a relação entre a precipitação e a ocorrência de deslizamentos. Os dados relativos aos deslizamentos foram obtidos essencialmente a partir de artigos em jornais da região. Os dados relativos à precipitação provêm dos registos do Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra, situado na cidade de Coimbra, e abrangem o intervalo de tempo desde 1864 a 2003. Os resultados obtidos permitem concluir que os deslizamentos ocorrem quando a precipitação é consideravelmente superior aos valores médios. Foi também possível demonstrar que os picos de precipitação são de extrema importância como mecanismo iniciador de instabilizações. Determinou-se o intervalo médio de recorrência para os anos com precipitação acumulada mais elevada, geralmente associada a um maior número de casos de instabilizações. Foi também possível definir um limiar inferior de precipitação capaz de provocar deslizamentos, de acordo com a metodologia de Chleborad (2000).
id RCAP_bf0825ea7482504bd76b9bdf21222443
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/35271
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anosriscos naturaisprecipitaçãodeslizamentosCoimbraNeste estudo são analisados os dados da precipitação em conjunto com os registos de deslizamentos ocorridos na zona de Coimbra, procurando definir a relação entre a precipitação e a ocorrência de deslizamentos. Os dados relativos aos deslizamentos foram obtidos essencialmente a partir de artigos em jornais da região. Os dados relativos à precipitação provêm dos registos do Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra, situado na cidade de Coimbra, e abrangem o intervalo de tempo desde 1864 a 2003. Os resultados obtidos permitem concluir que os deslizamentos ocorrem quando a precipitação é consideravelmente superior aos valores médios. Foi também possível demonstrar que os picos de precipitação são de extrema importância como mecanismo iniciador de instabilizações. Determinou-se o intervalo médio de recorrência para os anos com precipitação acumulada mais elevada, geralmente associada a um maior número de casos de instabilizações. Foi também possível definir um limiar inferior de precipitação capaz de provocar deslizamentos, de acordo com a metodologia de Chleborad (2000).Sociedade Portuguesa de Geotecnia2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/35271http://hdl.handle.net/10316/35271porQuinta-Ferreira, M.; Lemos, L.J.L.; Pereira, L.F.M.. 2005. "Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos", Geotecnia, nº 104: 17 - 30.Quinta-Ferreira, MárioLemos, Luís J. L.Pereira, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T04:53:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:55:14.233260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos
title Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos
spellingShingle Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos
Quinta-Ferreira, Mário
riscos naturais
precipitação
deslizamentos
Coimbra
title_short Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos
title_full Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos
title_fullStr Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos
title_full_unstemmed Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos
title_sort Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos
author Quinta-Ferreira, Mário
author_facet Quinta-Ferreira, Mário
Lemos, Luís J. L.
Pereira, Luís
author_role author
author2 Lemos, Luís J. L.
Pereira, Luís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinta-Ferreira, Mário
Lemos, Luís J. L.
Pereira, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv riscos naturais
precipitação
deslizamentos
Coimbra
topic riscos naturais
precipitação
deslizamentos
Coimbra
description Neste estudo são analisados os dados da precipitação em conjunto com os registos de deslizamentos ocorridos na zona de Coimbra, procurando definir a relação entre a precipitação e a ocorrência de deslizamentos. Os dados relativos aos deslizamentos foram obtidos essencialmente a partir de artigos em jornais da região. Os dados relativos à precipitação provêm dos registos do Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra, situado na cidade de Coimbra, e abrangem o intervalo de tempo desde 1864 a 2003. Os resultados obtidos permitem concluir que os deslizamentos ocorrem quando a precipitação é consideravelmente superior aos valores médios. Foi também possível demonstrar que os picos de precipitação são de extrema importância como mecanismo iniciador de instabilizações. Determinou-se o intervalo médio de recorrência para os anos com precipitação acumulada mais elevada, geralmente associada a um maior número de casos de instabilizações. Foi também possível definir um limiar inferior de precipitação capaz de provocar deslizamentos, de acordo com a metodologia de Chleborad (2000).
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/35271
http://hdl.handle.net/10316/35271
url http://hdl.handle.net/10316/35271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Quinta-Ferreira, M.; Lemos, L.J.L.; Pereira, L.F.M.. 2005. "Influência da precipitação na ocorrência de deslizamentos em Coimbra, nos últimos 139 anos", Geotecnia, nº 104: 17 - 30.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Geotecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Geotecnia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133838916452352