Análise do domínio como abordagem para a classificação de documentos cinematográficos em arquivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexia Guimarães Monteiro da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50530
Resumo: Os documentos cinematográficos fazem parte de um universo pouco explorado pela Arquivística e pela Ciência da Informação. O debate entre teóricos da arquivística audiovisual está sobretudo voltado para a preservação. Desta forma, é importante debater sobre a organização dessa informação, mais precisamente a classificação, para preservar, dar acesso e produzir conhecimento, da forma mais eficiente possível. Sem deixar de lado, é claro, a importância sócio-histórica que os filmes têm para a sociedade como fontes de memória e de informação. Com a aproximação entre a Organização do Conhecimento e a Arquivística, tornou-se mais rica a contribuição destas áreas, em relação aos métodos e à abordagem ao objeto, que não é unicamente o documento físico, mas também sua informação, muito mais presente na realidade digital. Este trabalho procura entender como a documentação provinda da indústria cinematográfica pode ser analisada e classificada, com o intuito de organizar e preservar não só o filme, mas toda a família documental produzida junto a ele. Para tal, parte-se da análise do domínio, uma das muitas abordagens da OC e da arquivística pós-moderna, revisitando o princípio da proveniência. Neste estudo exploratório, a partir de fontes bibliográficas, a análise é feita no domínio do Cinema, levando em conta a linguagem e a produção cinematográfica. Será necessário avaliar o contexto de produção, não só administrativo, mas também o contexto social em que está inserido, sendo a realidade de uma sociedade e fruto das práticas sociais e da sua linguagem, no tempo e no espaço. Percebe-se a possibilidade do uso da proveniência como abordagem na análise do domínio, de forma funcional, dentro do pós-modernismo, para organizar os documentos cinematográficos.
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