Estim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Ana Sofia Amado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94790
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_bf1f5faaf832196eac60238cc05ea4d8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios DigitaisStimulation of the Elderly. Potentialities of the Digital MediaEnvelhecimento ativoGerontologia educativaEstimulação cognitiva e motoraAprendizagem ao longo da vidaTecnologias educativasActive agingEducational gerontologyCognitive and motor stimulationLife-long learningEducational technologiesRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO estágio curricular, inserido no Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdadede Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, foi realizado noCentro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (CPBESA) com início emsetembro de 2018 e término em maio de 2019, completando assim um total de 1019 horasque passamos na instituição em atividades diretas que foram integradas nas dinâmicasdiárias das pessoas utentes e da restante equipa.A instituição que nos acolheu contém três valências que constituem respostas sociaispara pessoas de idade adulta avançada, sendo estas o Centro de Dia (CD), a EstruturaResidencial para Pessoas Idosas (ERPI) e o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).O trabalho desenvolvido neste período de nove meses inseriu-se na área dagerontologia educativa e, como tal, abrangeu todas estas respostas do CPBESA,permitindo-nos também desenvolver competências enquanto Técnica Superior deCiências da Educação.O nosso estágio regeu-se pelos princípios da educação de adultos, pois incidiuessencialmente na aprendizagem e na estimulação cognitiva e motora das pessoas idosasatravés de diversos meios, incluindo as tecnologias digitais, sempre levando em conta assuas especificidades e respeitando os interesses das mesmas.O relatório encontra-se estruturado em cinco capítulos, sendo estes o EnquadramentoTeórico, o Enquadramento Contextual, o Projeto de Estágio, as AtividadesComplementares e a Avaliação. Em anexo incluímos o diário de campo das nossas rotinas na instituição, o qual demonstra claramente a riqueza do processo que vivemos, tanto a nível pessoal como profissional. Esta oportunidade de aprendizagem foi para nós muito gratificante e damos contadisso ao longo do presente documento.The curricular internship comprised in the master course of Ciências da Educação,da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, washeld at the Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês (CPBESA) fromseptember 2018 to may 2019 in a total of 1019 hours that we spent in the institution indirect activities which were integrated in the daily dynamics of the users and the rest ofthe team.The institution that hosted us includes three areas associated with advancedadulthood, such as the Day Center, Senior Residence and Home Support Service.During this nine-month-period the work was done in the educational gerontologyfield and, as such, focused on all of these CPBESA responses, allowing us to developskills as a specialist with an university graduation in Sciences of Education.Our apprenticeship was guided by the principles of adult education, because itprimarily focused on the learning as well as the cognitive and motor stimulation of theelderly through various means, including digital technologies, always taking into accounttheir specificities and respecting their interests.This document is structured in five chapters: Theoretical Framework; ContextualFramewor;, Internship Project; Complementary Activities; and Evaluation. In attachment we include the diary of our daily routines in the institution which demonstrate very clearly the richness of this process, both personalliy and professionally. This learning opportunity was very gratifying for us and it is shown hroughout thisdocument.2019-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94790http://hdl.handle.net/10316/94790TID:202715663porLourenço, Ana Sofia Amadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:27:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:26.582169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitais
Stimulation of the Elderly. Potentialities of the Digital Media
title Estim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitais
spellingShingle Estim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitais
Lourenço, Ana Sofia Amado
Envelhecimento ativo
Gerontologia educativa
Estimulação cognitiva e motora
Aprendizagem ao longo da vida
Tecnologias educativas
Active aging
Educational gerontology
Cognitive and motor stimulation
Life-long learning
Educational technologies
title_short Estim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitais
title_full Estim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitais
title_fullStr Estim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitais
title_full_unstemmed Estim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitais
title_sort Estim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitais
author Lourenço, Ana Sofia Amado
author_facet Lourenço, Ana Sofia Amado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Ana Sofia Amado
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento ativo
Gerontologia educativa
Estimulação cognitiva e motora
Aprendizagem ao longo da vida
Tecnologias educativas
Active aging
Educational gerontology
Cognitive and motor stimulation
Life-long learning
Educational technologies
topic Envelhecimento ativo
Gerontologia educativa
Estimulação cognitiva e motora
Aprendizagem ao longo da vida
Tecnologias educativas
Active aging
Educational gerontology
Cognitive and motor stimulation
Life-long learning
Educational technologies
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94790
http://hdl.handle.net/10316/94790
TID:202715663
url http://hdl.handle.net/10316/94790
identifier_str_mv TID:202715663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134029510868992