Preparação de modelação de uma plataforma inteligente de gestão de manutenção - IMMP: padronização de procedimentos de manutenção em equipamentos eletromecânicos tipicamente presentes em edifícios de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Edgar Manuel Araújo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20789
Resumo: A manutenção, ao longo da história, foi sempre desafiada a acompanhar a evolução da restante indústria e a responder de forma eficiente ao aumento da complexidade dos equipamentos. Com a chegada da quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0 como é muitas vezes referida, a manutenção tem mais uma vez de se adaptar, para conseguir responder de forma eficiente à missão que lhe é solicitada. Com recurso a novas tecnologias e ferramentas, como é o caso das Plataformas de Gestão na Nuvem ou da Internet das Coisas, procedimentos que antes eram complexos e morosos, podem agora ser executados de forma simples e rápida. Estas ferramentas permitem comunicação em tempo real, recolha de dados em massa, análises de histórico e um controlo efetivo da operação, mesmo remotamente. Na implementação destas ferramentas, a quantidade de informação que é necessária recolher e organizar é uma tarefa por si só complexa, seja pelo facto da informação estar dispersa ou em formatos diferentes, ou mesmo por existirem casos em que a própria informação existente se contradiz. A padronização de processos surge como uma necessidade, pois padroniza e organiza conhecimentos anteriores, abrindo espaço para testar novas abordagens ou tecnologias, ou seja, ajuda a melhorar a agilidade das organizações para efetuar mudanças operacionais, mantendo, ou até mesmo melhorando, a qualidade do serviço que prestam. Um dos sectores em que a manutenção é mais solicitada a evoluir, é na manutenção de edifícios e dos seus equipamentos. Esta, junto com os próprios serviços de gestão de edifícios, está a ser impelida a criar edifícios inteligentes, colaborativos com o exterior, e eficientes tanto a nível energético como operacional. Este desafio, vindo da Comunidade Europeia, surge devido às questões ambientais, cada vez prementes no nosso dia-a-dia, pois os edifícios são responsáveis por uma parte considerável do consumo energético total. A presente dissertação tem como objetivo analisar estes temas descritos, fazer um ponto de situação geral, justificar e preparar o trabalho prático que se irá desenvolver. Relativamente ao trabalho prático a desenvolver, o objetivo final é simplificar, através de informação relativa a manutenção preventiva padronizada, a adoção e implementação da Plataforma Inteligente de Gestão de Manutenção Infraspeak em várias organizações, sejam elas de manutenção propriamente dita, ou de gestão de edifícios. Para obter este resultado, será desenvolvido um levantamento exaustivo de procedimentos de manutenção dos tipos de equipamentos mais comuns nos Edifícios de serviços, e a adaptação para uma linguagem que possa ser carregada de forma simples e intuitiva na Plataforma Infraspeak.
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Estas ferramentas permitem comunicação em tempo real, recolha de dados em massa, análises de histórico e um controlo efetivo da operação, mesmo remotamente. Na implementação destas ferramentas, a quantidade de informação que é necessária recolher e organizar é uma tarefa por si só complexa, seja pelo facto da informação estar dispersa ou em formatos diferentes, ou mesmo por existirem casos em que a própria informação existente se contradiz. A padronização de processos surge como uma necessidade, pois padroniza e organiza conhecimentos anteriores, abrindo espaço para testar novas abordagens ou tecnologias, ou seja, ajuda a melhorar a agilidade das organizações para efetuar mudanças operacionais, mantendo, ou até mesmo melhorando, a qualidade do serviço que prestam. Um dos sectores em que a manutenção é mais solicitada a evoluir, é na manutenção de edifícios e dos seus equipamentos. Esta, junto com os próprios serviços de gestão de edifícios, está a ser impelida a criar edifícios inteligentes, colaborativos com o exterior, e eficientes tanto a nível energético como operacional. Este desafio, vindo da Comunidade Europeia, surge devido às questões ambientais, cada vez prementes no nosso dia-a-dia, pois os edifícios são responsáveis por uma parte considerável do consumo energético total. A presente dissertação tem como objetivo analisar estes temas descritos, fazer um ponto de situação geral, justificar e preparar o trabalho prático que se irá desenvolver. Relativamente ao trabalho prático a desenvolver, o objetivo final é simplificar, através de informação relativa a manutenção preventiva padronizada, a adoção e implementação da Plataforma Inteligente de Gestão de Manutenção Infraspeak em várias organizações, sejam elas de manutenção propriamente dita, ou de gestão de edifícios. Para obter este resultado, será desenvolvido um levantamento exaustivo de procedimentos de manutenção dos tipos de equipamentos mais comuns nos Edifícios de serviços, e a adaptação para uma linguagem que possa ser carregada de forma simples e intuitiva na Plataforma Infraspeak.Maintenance, throughout history, has always been challenged to keep up with the evolution of the remaining industry and to respond efficiently to the increase of equipment complexity. With the arrival of the fourth industrial revolution, or Industry 4.0 as it is often referred to, maintenance must adapt once again, to be able to respond efficiently to its mission. Using new technologies and tools, such as Cloud Management Platforms or the Internet of Things, procedures that used to be complex and time-consuming can now be executed in a simple and fast way. These tools allow real-time communication, mass data collection, historical analysis and effective control of the operation, even remotely. When implementing these tools, the amount of information that needs to be collected and organized is a complex task, either because the information is dispersed or in different formats, or even because there are cases in which the existing information contradicts itself. Process standardization emerges then as a necessity, as it standardizes and organizes previous knowledge, opening space to test new approaches or technologies, that is, it helps to improve the agility of organizations to make operational changes, maintaining, or even improving, the quality of the service they provide. One of the sectors in which maintenance is most requested to evolve is in the maintenance of buildings and their equipment. Maintenance, along with the building management services themselves are being pushed to create intelligent buildings, collaborative with the outside, and efficient at both energy and operational levels. This challenge, coming from the European Community, arises due to the increasingly pressing environmental issues in our daily lives, as buildings are responsible for a considerable slice of the total energy consumption. The aim of this dissertation is to analyze these described issues, to make a general point of situation, to justify and prepare the practical work that will be developed. Regarding the practical work to be developed, its final goal is to simplify, through information related to standardized preventive maintenance, the adoption and implementation of the Infraspeak Intelligent Maintenance Management Platform in several organizations, whether they are maintenance organizations or building management organizations. To obtain this result, an exhaustive survey of maintenance procedures of the most common types of equipment in Service Buildings will be developed, and their adaptation to language that can be loaded in a simple and intuitive way in the Infraspeak Platform.Costa, Eduardo José Rego Gil daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Edgar Manuel Araújo de20222025-07-14T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20789TID:203045319porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:52.977530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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