A religião e a cultura popular: As festas do Espírito Santo na ilha Terceira nas últimas décadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/30261 |
Resumo: | As festas do Espírito Santo são um traço característico e identitário da cultura popular açoriana. Surgiram em Portugal continental no século XIII, e propagaram-se para diferentes territórios nacionais, como Açores e Madeira, e posteriormente para territórios da diáspora portuguesa, como Brasil, Canadá e Estados Unidos, onde permanecem até aos dias de hoje. Estas festas constituem um meio de afirmação da comunidade que as celebra, relativamente à sua ligação com a tradição, identidade e coletividade. O objetivo deste estudo consiste em analisar a evolução das festas do Espírito Santo na ilha Terceira, nas últimas décadas. Pretende-se compreender porque se mantém viva a tradição destas festas, através da análise de questões como a motivação da população, as mudanças das festas ao longo do tempo e a identidade cultural. Partindo da hipótese que houve uma evolução, isto é, mudanças na vivência das festas e na adesão da população, pretende-se caracterizar essas alterações ao nível social e cultural, tendo principalmente em consideração testemunhos de quem as promove e vive, e chegar a conclusões sobre a motivação e o porquê da continuidade da sua existência. |
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A religião e a cultura popular: As festas do Espírito Santo na ilha Terceira nas últimas décadasFestas popularesEspírito Santo nos AçoresReligião -- ReligionTradição culturalCultura popular -- Popular cultureIdentidade cultural -- Cultural identityPopular festivalsHoly Spirit in the AzoresTraditionAs festas do Espírito Santo são um traço característico e identitário da cultura popular açoriana. Surgiram em Portugal continental no século XIII, e propagaram-se para diferentes territórios nacionais, como Açores e Madeira, e posteriormente para territórios da diáspora portuguesa, como Brasil, Canadá e Estados Unidos, onde permanecem até aos dias de hoje. Estas festas constituem um meio de afirmação da comunidade que as celebra, relativamente à sua ligação com a tradição, identidade e coletividade. O objetivo deste estudo consiste em analisar a evolução das festas do Espírito Santo na ilha Terceira, nas últimas décadas. Pretende-se compreender porque se mantém viva a tradição destas festas, através da análise de questões como a motivação da população, as mudanças das festas ao longo do tempo e a identidade cultural. Partindo da hipótese que houve uma evolução, isto é, mudanças na vivência das festas e na adesão da população, pretende-se caracterizar essas alterações ao nível social e cultural, tendo principalmente em consideração testemunhos de quem as promove e vive, e chegar a conclusões sobre a motivação e o porquê da continuidade da sua existência.The Holy Spirit Festivals are a characteristic and identity-defining feature of Azorean popular culture. They originated in Portugal in the 13th century and spread to different national territories such as Azores and Madeira, and later to Portuguese diaspora territories like Brazil, Canada, and the United States, where they continue to be celebrated to this day. These festivals serve as a means of community affirmation in relation to their connection with tradition, identity, and collectivity. The objective of this study is to analyze the evolution of the festivities of the Holy Spirit in Terceira island, in the last decades. It is intended to understand why the tradition of these festivals is kept alive, through the analysis of issues such as population motivation, the festivals changes through time, and cultural identity. Starting from the hypothesis that there was an evolution, that is, changes in the experience of the festivals and in the adherence of the population, it is intended to characterize these changes in a social and cultural level, taking mainly into account testimonies of those who promote and live them, and to reach conclusions about motivation and reasons for the continuity of their existence.2024-01-08T16:10:20Z2023-12-12T00:00:00Z2023-12-122023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30261TID:203435591porBarbosa, Raquel Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:17:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:19.672548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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