Design biónico: a natureza como inspiração criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3816 |
Resumo: | Atendendo à realidade e às preocupações sociais, económicas e ambientais decorrentes nos dias de hoje, cabe aos designers adoptar práticas projectuais que atendam aos desafios emergentes. A Natureza, como fonte de recursos inigualáveis e autónomos pode fomentar a criatividade e a variedade de soluções eficientes e sustentáveis. O Design biónico tem assim a função de estreitar a relação entre a Natureza e o domínio projectual. Neste trabalho apresentam-se significados, bem como a origem e o caminho de evolução e desta corrente e sugerem-se argumentos para reforçar a consideração da sua importância para os designers. Através da análise comparativa de soluções de design biónico e soluções convencionais para a implementação da mesma funcionalidade, procurase, recorrendo a um conjunto de critérios definidos para o efeito, indagar sobre os ganhos que podem ser alcançados com esta abordagem. Num esforço de recolha de metodologias para apoiar a prossecução do design biónico, analisaram-se cinco métodos de design biónico existentes face a cinco metas de concepção consideradas representativas dos objectivos de alto nível almejados por quem utiliza as abordagens biónicas ao design. Desta análise resultou a consideração da necessidade de compatibilizar os sentidos de orientação opostos que podem ser calcorreados (do problema para a solução e vice versa), de aumentar o apoio oferecido à prossecução das cinco metas consideradas e oferecer apoio para a validação dos resultados. Estas considerações resultaram na proposta de um novo método visando atender a todas elas. O método proposto foi aplicado, com vista à sua validação, resultando em dois projectos que foram desenvolvidos percorrendo os itinerários consignados nas etapas do mesmo. Deste modo no percurso orientado do problema para a solução, considerou-se e levou-se a cabo o projecto de uma torre para CDs e DVDs biónica, que representa uma inovação de paradigma para oferecer esta funcionalidade uma vez que se baseia na inspiração recolhida a partir da observação da teia de aranha. No percurso orientado no sentido inverso, da solução natural para o problema de aplicação, partindo-se de soluções de optimização patentes em estruturas da natureza, nomeadamente árvores e esqueletos, alcançou-se o projecto de um novo tipo de veículo a pedais para todo o terreno. |
id |
RCAP_bf57f140aa7e1d8c264798cf3131af89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3816 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design biónico: a natureza como inspiração criativaDesign biónicoDesign biónico - Metodologia do processoDesign biónico - SustentabilidadeDesign biónico - CriatividadeDesign biónico - Optimização estruturalDesign industrialAtendendo à realidade e às preocupações sociais, económicas e ambientais decorrentes nos dias de hoje, cabe aos designers adoptar práticas projectuais que atendam aos desafios emergentes. A Natureza, como fonte de recursos inigualáveis e autónomos pode fomentar a criatividade e a variedade de soluções eficientes e sustentáveis. O Design biónico tem assim a função de estreitar a relação entre a Natureza e o domínio projectual. Neste trabalho apresentam-se significados, bem como a origem e o caminho de evolução e desta corrente e sugerem-se argumentos para reforçar a consideração da sua importância para os designers. Através da análise comparativa de soluções de design biónico e soluções convencionais para a implementação da mesma funcionalidade, procurase, recorrendo a um conjunto de critérios definidos para o efeito, indagar sobre os ganhos que podem ser alcançados com esta abordagem. Num esforço de recolha de metodologias para apoiar a prossecução do design biónico, analisaram-se cinco métodos de design biónico existentes face a cinco metas de concepção consideradas representativas dos objectivos de alto nível almejados por quem utiliza as abordagens biónicas ao design. Desta análise resultou a consideração da necessidade de compatibilizar os sentidos de orientação opostos que podem ser calcorreados (do problema para a solução e vice versa), de aumentar o apoio oferecido à prossecução das cinco metas consideradas e oferecer apoio para a validação dos resultados. Estas considerações resultaram na proposta de um novo método visando atender a todas elas. O método proposto foi aplicado, com vista à sua validação, resultando em dois projectos que foram desenvolvidos percorrendo os itinerários consignados nas etapas do mesmo. Deste modo no percurso orientado do problema para a solução, considerou-se e levou-se a cabo o projecto de uma torre para CDs e DVDs biónica, que representa uma inovação de paradigma para oferecer esta funcionalidade uma vez que se baseia na inspiração recolhida a partir da observação da teia de aranha. No percurso orientado no sentido inverso, da solução natural para o problema de aplicação, partindo-se de soluções de optimização patentes em estruturas da natureza, nomeadamente árvores e esqueletos, alcançou-se o projecto de um novo tipo de veículo a pedais para todo o terreno.Given the reality, and the social, economic and environmental concerns of today, designers are expected to adopt project tactics that meet the emerging challenges. Nature as a source of unique and autonomous resources can foster creativity and a variety of effective and sustainable solutions. Bionic design is meant to narrow the relation between Nature and the project-oriented field. In this thesis, the origins and the path of evolution of this approach are presented with definitions given and arguments to strengthen the consideration of its importance for designers are suggested. Through comparative analysis of bionic and conventional design solutions to implement the same functionality, inquiry about the gains that can be achieved with this approach are sought using a set of criteria for this purpose. In an effort to collect methodologies to support the implementation of bionic five existing methods design were analyzed against their perceived support in achieving five design goals considered representative of the high level objectives sought by those using the bionic approaches to design. This analysis resulted in the consideration of the need to reconcile the opposing directions of orientation that can be trailed (from problem to solution and vice versa), to increase the support offered to the pursuit of five goals considered and offer support for the validation of results attained. These considerations resulted in proposing a new method that was intended to comply with all of them. The proposed method was applied, seeking its validation, resulting in two projects that were developed by traveling the routes contained in its steps. Thus in the path directed from the solution to the problem, a bionic tower for CDs and DVDs was designed, representing a paradigm innovation in offering this functionality, as it is based on inspiration gathered from the observation of the spider web. In the course travelled in the opposite direction, from the natural solution towards the problem application, starting from the optimized solutions portrayed by structures of nature, particularly trees and skeletons, a new type of all terrain pedal vehicle was drafted and designed.Universidade da Beira InteriorCoelho, Denis AlvesuBibliorumVersos, Carlos Alberto Macedo2015-09-21T09:44:53Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:13:04Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:13:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design biónico: a natureza como inspiração criativa |
title |
Design biónico: a natureza como inspiração criativa |
spellingShingle |
Design biónico: a natureza como inspiração criativa Versos, Carlos Alberto Macedo Design biónico Design biónico - Metodologia do processo Design biónico - Sustentabilidade Design biónico - Criatividade Design biónico - Optimização estrutural Design industrial |
title_short |
Design biónico: a natureza como inspiração criativa |
title_full |
Design biónico: a natureza como inspiração criativa |
title_fullStr |
Design biónico: a natureza como inspiração criativa |
title_full_unstemmed |
Design biónico: a natureza como inspiração criativa |
title_sort |
Design biónico: a natureza como inspiração criativa |
author |
Versos, Carlos Alberto Macedo |
author_facet |
Versos, Carlos Alberto Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Denis Alves uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Versos, Carlos Alberto Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design biónico Design biónico - Metodologia do processo Design biónico - Sustentabilidade Design biónico - Criatividade Design biónico - Optimização estrutural Design industrial |
topic |
Design biónico Design biónico - Metodologia do processo Design biónico - Sustentabilidade Design biónico - Criatividade Design biónico - Optimização estrutural Design industrial |
description |
Atendendo à realidade e às preocupações sociais, económicas e ambientais decorrentes nos dias de hoje, cabe aos designers adoptar práticas projectuais que atendam aos desafios emergentes. A Natureza, como fonte de recursos inigualáveis e autónomos pode fomentar a criatividade e a variedade de soluções eficientes e sustentáveis. O Design biónico tem assim a função de estreitar a relação entre a Natureza e o domínio projectual. Neste trabalho apresentam-se significados, bem como a origem e o caminho de evolução e desta corrente e sugerem-se argumentos para reforçar a consideração da sua importância para os designers. Através da análise comparativa de soluções de design biónico e soluções convencionais para a implementação da mesma funcionalidade, procurase, recorrendo a um conjunto de critérios definidos para o efeito, indagar sobre os ganhos que podem ser alcançados com esta abordagem. Num esforço de recolha de metodologias para apoiar a prossecução do design biónico, analisaram-se cinco métodos de design biónico existentes face a cinco metas de concepção consideradas representativas dos objectivos de alto nível almejados por quem utiliza as abordagens biónicas ao design. Desta análise resultou a consideração da necessidade de compatibilizar os sentidos de orientação opostos que podem ser calcorreados (do problema para a solução e vice versa), de aumentar o apoio oferecido à prossecução das cinco metas consideradas e oferecer apoio para a validação dos resultados. Estas considerações resultaram na proposta de um novo método visando atender a todas elas. O método proposto foi aplicado, com vista à sua validação, resultando em dois projectos que foram desenvolvidos percorrendo os itinerários consignados nas etapas do mesmo. Deste modo no percurso orientado do problema para a solução, considerou-se e levou-se a cabo o projecto de uma torre para CDs e DVDs biónica, que representa uma inovação de paradigma para oferecer esta funcionalidade uma vez que se baseia na inspiração recolhida a partir da observação da teia de aranha. No percurso orientado no sentido inverso, da solução natural para o problema de aplicação, partindo-se de soluções de optimização patentes em estruturas da natureza, nomeadamente árvores e esqueletos, alcançou-se o projecto de um novo tipo de veículo a pedais para todo o terreno. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2015-09-21T09:44:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3816 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549597916004352 |