O ensino do Direito Penal em contexto multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poiares, Nuno Caetano Lopes de Barros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45251
Resumo: Portugal tem contribuído, desde os anos 80 do século XX, para a formação dos quadros superiores das Forças e Serviços de Segurança dos Países Amigos de Língua Oficial Portuguesa. Nesse âmbito, os alunos cooperantes vivem mergulhados, durante cinco anos, num ensino com um impacto transformador, desenvolvido à luz dos Direitos Humanos. Contudo, o seu futuro profissional tem sido confrontado com o dilema da bifurcação do Direito, i.e., o conflito entre o espírito da lei e os usos, os costumes, a cultura, a tradição e as respostas familiares e comunitárias de resolução conflitos. Na presente obra, o Autor desenvolve um diálogo entre o Direito Penal e o ensino superior policial europeu, num contexto multicultural, procurando compreender se o ensino universitário dos futuros dirigentes das Polícias dos PALOP, corresponde às necessidades da prática jurídico-penal nos seus países. Para esse efeito, recorreu ao estudo de caso da violência doméstica, abordando a influência do ensino português e as exigências constitucionais na função da Polícia nas sociedades africanas, o cosmopolitismo vs. o multiculturalismo, o interculturalismo, o crime e a tolerância multicultural, os transplantes legais e a relação entre a Sociologia e o Direito Penal no ensino policial.
id RCAP_bf6dc5445355d631a12ffc846235f004
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino do Direito Penal em contexto multiculturalSociologia do Direito PenalDireitos HumanosDireito PenalViolência DomésticaEnsino Superior PolicialPALOPMulticulturalismoHuman rightsCriminal LawDomestic violenceHigher Police EducationMulticulturalismSociology of Criminal LawPortugal tem contribuído, desde os anos 80 do século XX, para a formação dos quadros superiores das Forças e Serviços de Segurança dos Países Amigos de Língua Oficial Portuguesa. Nesse âmbito, os alunos cooperantes vivem mergulhados, durante cinco anos, num ensino com um impacto transformador, desenvolvido à luz dos Direitos Humanos. Contudo, o seu futuro profissional tem sido confrontado com o dilema da bifurcação do Direito, i.e., o conflito entre o espírito da lei e os usos, os costumes, a cultura, a tradição e as respostas familiares e comunitárias de resolução conflitos. Na presente obra, o Autor desenvolve um diálogo entre o Direito Penal e o ensino superior policial europeu, num contexto multicultural, procurando compreender se o ensino universitário dos futuros dirigentes das Polícias dos PALOP, corresponde às necessidades da prática jurídico-penal nos seus países. Para esse efeito, recorreu ao estudo de caso da violência doméstica, abordando a influência do ensino português e as exigências constitucionais na função da Polícia nas sociedades africanas, o cosmopolitismo vs. o multiculturalismo, o interculturalismo, o crime e a tolerância multicultural, os transplantes legais e a relação entre a Sociologia e o Direito Penal no ensino policial.Portugal has contributed, since the 1980s, to the training of senior staff in the Security Forces and Services of Portuguese-speaking Friendly Countries. In this context, cooperating students live immersed, for five years, in teaching with a transforming impact, developed in the light of Human Rights. However, his professional future has been confronted with the dilemma of the bifurcation of Law, i.e., the conflict between the spirit of the law and the uses, customs, culture, tradition and family and community responses to conflict resolution. In this work, the Author develops a dialogue between Criminal Law and European police higher education, in a multicultural context, seeking to understand whether the university education of future PALOP Police leaders corresponds to the needs of legal and criminal practice in their countries. For this purpose, he resorted to the case study of domestic violence, addressing the influence of Portuguese teaching and the constitutional requirements on the function of the Police in African societies, cosmopolitanism vs. multiculturalism, interculturalism, crime and multicultural tolerance, legal transplants and the relationship between Sociology and Criminal Law in police education.Observatório AlmedinaRepositório ComumPoiares, Nuno Caetano Lopes de Barros2023-06-21T11:03:18Z2023-06-192023-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45251porPoiares, N. (2023). “O ensino do Direito Penal em contexto multicultural”. Observatório Almedina, 19.06.2023, in https://observatorio.almedina.net/index.php/2023/06/19/o-ensino-do-direito-penal-em-contexto-multicultural/. Coimbra: Almedina.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-22T11:45:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:16.135584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do Direito Penal em contexto multicultural
title O ensino do Direito Penal em contexto multicultural
spellingShingle O ensino do Direito Penal em contexto multicultural
Poiares, Nuno Caetano Lopes de Barros
Sociologia do Direito Penal
Direitos Humanos
Direito Penal
Violência Doméstica
Ensino Superior Policial
PALOP
Multiculturalismo
Human rights
Criminal Law
Domestic violence
Higher Police Education
Multiculturalism
Sociology of Criminal Law
title_short O ensino do Direito Penal em contexto multicultural
title_full O ensino do Direito Penal em contexto multicultural
title_fullStr O ensino do Direito Penal em contexto multicultural
title_full_unstemmed O ensino do Direito Penal em contexto multicultural
title_sort O ensino do Direito Penal em contexto multicultural
author Poiares, Nuno Caetano Lopes de Barros
author_facet Poiares, Nuno Caetano Lopes de Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Poiares, Nuno Caetano Lopes de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia do Direito Penal
Direitos Humanos
Direito Penal
Violência Doméstica
Ensino Superior Policial
PALOP
Multiculturalismo
Human rights
Criminal Law
Domestic violence
Higher Police Education
Multiculturalism
Sociology of Criminal Law
topic Sociologia do Direito Penal
Direitos Humanos
Direito Penal
Violência Doméstica
Ensino Superior Policial
PALOP
Multiculturalismo
Human rights
Criminal Law
Domestic violence
Higher Police Education
Multiculturalism
Sociology of Criminal Law
description Portugal tem contribuído, desde os anos 80 do século XX, para a formação dos quadros superiores das Forças e Serviços de Segurança dos Países Amigos de Língua Oficial Portuguesa. Nesse âmbito, os alunos cooperantes vivem mergulhados, durante cinco anos, num ensino com um impacto transformador, desenvolvido à luz dos Direitos Humanos. Contudo, o seu futuro profissional tem sido confrontado com o dilema da bifurcação do Direito, i.e., o conflito entre o espírito da lei e os usos, os costumes, a cultura, a tradição e as respostas familiares e comunitárias de resolução conflitos. Na presente obra, o Autor desenvolve um diálogo entre o Direito Penal e o ensino superior policial europeu, num contexto multicultural, procurando compreender se o ensino universitário dos futuros dirigentes das Polícias dos PALOP, corresponde às necessidades da prática jurídico-penal nos seus países. Para esse efeito, recorreu ao estudo de caso da violência doméstica, abordando a influência do ensino português e as exigências constitucionais na função da Polícia nas sociedades africanas, o cosmopolitismo vs. o multiculturalismo, o interculturalismo, o crime e a tolerância multicultural, os transplantes legais e a relação entre a Sociologia e o Direito Penal no ensino policial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-21T11:03:18Z
2023-06-19
2023-06-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45251
url http://hdl.handle.net/10400.26/45251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Poiares, N. (2023). “O ensino do Direito Penal em contexto multicultural”. Observatório Almedina, 19.06.2023, in https://observatorio.almedina.net/index.php/2023/06/19/o-ensino-do-direito-penal-em-contexto-multicultural/. Coimbra: Almedina.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Observatório Almedina
publisher.none.fl_str_mv Observatório Almedina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131680289587200