CONTRIBUIÇÕES DE UM ROTEIRO MILITAR PORTUGUÊS PARA O DESTINO TURÍSTICO: PERSPETIVA DOS STAKEHOLDERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simoes, J. T.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49429
Resumo: O desenvolvimento científico e tecnológico permite capacitar tanto os territórios como quem os visita. Se por um lado o aumento destas ferramentas permite aos turistas um enriquecimento das suas próprias expectativas, tornando-os mais informados e exigentes, também, por sua vez, os agentes turísticos locais deverão planear e gerir as atividades de forma a oferecer produtos culturais de excelência, com grande valor pedagógico e, ao mesmo tempo, contribuir para o aproveitamento económico desta atividade. A pertinência deste cenário está em linha com o Roteiro do Turismo Militar (RTM), criado sob uma plataforma digital pela Associação de Turismo Militar Português (ATMPT), e onde os vários parceiros têm acesso a informação e ferramentas privilegiadas na gestão de conteúdos que permitem a criação e promoção de produtos turísticos de qualidade. Num estudo desenvolvido anteriormente pelo grupo de investigadores que compõem o Projeto INSIGNIA, no Centro de Investigação TECHN&ART, do Instituto Politécnico de Tomar, os resultados apresentados foram demonstrativos de uma correlação muito forte no que se refere visão sobre a eficácia e eficiência que os parceiros têm do RTM, e a sua pertinência para o destino turístico. No presente trabalho, adensaram-se esses resultados através de uma análise fatorial. Os resultados indicam que a maioria dos participantes avaliou a rota positivamente e que ela foi bem-sucedida em promover valores positivos para o município, incluindo a criação de valor acrescentado, desenvolvimento de clusters e aumento do fluxo de turistas. Os fatores importantes para o sucesso da rota incluem a sua adaptabilidade às necessidades dos visitantes, a qualidade da experiência turística e a clareza e personalização da rota pelos operadores turísticos.
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