A situação educativa portuguesa: Raízes do passado e dúvidas do presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, António
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1699
Resumo: Este artigo tenta compreender e analisar o atraso educativo português contemporâneo, relacionando-o com a história dos dois últimos séculos, e criticando as políticas educativas dos governos portugueses das duas últimas décadas. A conclusão é de que as políticas educativas actuais têm tido resultados interessantes no que diz respeito a expansão do Sistema Educativo, mas como a maioria das políticas de inspiração neo-liberal, têm negligenciado os aspectos da qualidade na educação e da promoção da justiça social através desta. ------- ABSTRACT ------- This paper tries to understand and analyse the present portuguese educational underdevelopment, relate it with the history of the past two centuries, and criticize the educational policies followed by the portuguese governments of the last two decades. The conclusion is that the policies foilowed by the actual portuguese governements have some interesting results concerning the expansion of the educational provisions, but as most of the neo-liberal inspired policies, neglect quality and the promotion of social justice through education, contributing to the definition of a dual education network related to the pupils social origins.
id RCAP_bf77dc4812cc861c718812a11b1cd7e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1699
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A situação educativa portuguesa: Raízes do passado e dúvidas do presenteEste artigo tenta compreender e analisar o atraso educativo português contemporâneo, relacionando-o com a história dos dois últimos séculos, e criticando as políticas educativas dos governos portugueses das duas últimas décadas. A conclusão é de que as políticas educativas actuais têm tido resultados interessantes no que diz respeito a expansão do Sistema Educativo, mas como a maioria das políticas de inspiração neo-liberal, têm negligenciado os aspectos da qualidade na educação e da promoção da justiça social através desta. ------- ABSTRACT ------- This paper tries to understand and analyse the present portuguese educational underdevelopment, relate it with the history of the past two centuries, and criticize the educational policies followed by the portuguese governments of the last two decades. The conclusion is that the policies foilowed by the actual portuguese governements have some interesting results concerning the expansion of the educational provisions, but as most of the neo-liberal inspired policies, neglect quality and the promotion of social justice through education, contributing to the definition of a dual education network related to the pupils social origins.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACandeias, António2012-09-13T17:58:00Z1993-01-01T00:00:00Z1993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1699porAnálise Psicológica, 11 (4), 591-6070870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:43Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:46.119264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A situação educativa portuguesa: Raízes do passado e dúvidas do presente
title A situação educativa portuguesa: Raízes do passado e dúvidas do presente
spellingShingle A situação educativa portuguesa: Raízes do passado e dúvidas do presente
Candeias, António
title_short A situação educativa portuguesa: Raízes do passado e dúvidas do presente
title_full A situação educativa portuguesa: Raízes do passado e dúvidas do presente
title_fullStr A situação educativa portuguesa: Raízes do passado e dúvidas do presente
title_full_unstemmed A situação educativa portuguesa: Raízes do passado e dúvidas do presente
title_sort A situação educativa portuguesa: Raízes do passado e dúvidas do presente
author Candeias, António
author_facet Candeias, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, António
description Este artigo tenta compreender e analisar o atraso educativo português contemporâneo, relacionando-o com a história dos dois últimos séculos, e criticando as políticas educativas dos governos portugueses das duas últimas décadas. A conclusão é de que as políticas educativas actuais têm tido resultados interessantes no que diz respeito a expansão do Sistema Educativo, mas como a maioria das políticas de inspiração neo-liberal, têm negligenciado os aspectos da qualidade na educação e da promoção da justiça social através desta. ------- ABSTRACT ------- This paper tries to understand and analyse the present portuguese educational underdevelopment, relate it with the history of the past two centuries, and criticize the educational policies followed by the portuguese governments of the last two decades. The conclusion is that the policies foilowed by the actual portuguese governements have some interesting results concerning the expansion of the educational provisions, but as most of the neo-liberal inspired policies, neglect quality and the promotion of social justice through education, contributing to the definition of a dual education network related to the pupils social origins.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-01-01T00:00:00Z
1993-01-01T00:00:00Z
2012-09-13T17:58:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/1699
url http://hdl.handle.net/10400.12/1699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 11 (4), 591-607
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130059265540096