Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Bruno Miguel Terrinca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2084
Resumo: O presente relatório representa uma pequena parte daquilo que foi o meu percurso como estagiário contudo, inclui alguns dos passos a ser dados por um professor estagiário. Numa primeira parte será descrita a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, na qual foi realizado o estágio, a caraterização das turmas que nos foram atribuídas e uma análise crítica dos programas e manuais. Será dado destaque à pertinência das indicações programáticas, à sua adaptação à realidade escolar e ao ajustamento dos manuais tanto ao programa como à prática do ensino. Numa segunda parte, incluímos as fundamentações das aulas, os planos e o respetivos materiais, sendo estes uma parte representativa das aulas de português e de espanhol que lecionámos ao longo do ano. No terceiro capítulo abordamos as atividades extracurriculares, refletindo sobre a sua pertinência, sem esquecer de detalhar o processo de preparação das mesmas. Por fim, daremos conta das ações de formação frequentadas e que nos podem ser úteis para o desempenho da prática docente.
id RCAP_bf7c879d841e86f1569e6b886c4188e6
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioActividade extracurricularEnsino de línguasO presente relatório representa uma pequena parte daquilo que foi o meu percurso como estagiário contudo, inclui alguns dos passos a ser dados por um professor estagiário. Numa primeira parte será descrita a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, na qual foi realizado o estágio, a caraterização das turmas que nos foram atribuídas e uma análise crítica dos programas e manuais. Será dado destaque à pertinência das indicações programáticas, à sua adaptação à realidade escolar e ao ajustamento dos manuais tanto ao programa como à prática do ensino. Numa segunda parte, incluímos as fundamentações das aulas, os planos e o respetivos materiais, sendo estes uma parte representativa das aulas de português e de espanhol que lecionámos ao longo do ano. No terceiro capítulo abordamos as atividades extracurriculares, refletindo sobre a sua pertinência, sem esquecer de detalhar o processo de preparação das mesmas. Por fim, daremos conta das ações de formação frequentadas e que nos podem ser úteis para o desempenho da prática docente.Este informe representa una pequeña parte de lo que fue mi camino como profesor en prácticas, sin embargo incluye algunos de los pasos que deben ser dados por el profesor. En la primera parte se describe la Escuela Secundaria D. Sancho II de Elvas, en la que se desarrolló la etapa, la caracterización de los grupos que han sido asignados y un análisis crítico de los programas y manuales. Se dará énfasis a la importancia del programa y de sus sugerencias, su adaptación a la realidad y el ajuste de los libros de texto en relación al programa y a la práctica de la enseñanza. La segunda parte incluye las fundamentaciones de las clases, los planes y los materiales respectivos, que son una parte representativa de las clases de español y portugués, que fueron impartidas a lo largo del curso. En el tercer capítulo se detallan las actividades extracurriculares, su relevancia, sin olvidar a los detalles del proceso de preparación de las mismas. Por último, nos ocuparemos de las actividades de formación en las que hemos participado y que pueden ser útiles para el desempeño de la práctica docente.Universidade da Beira InteriorManso, José Henrique RodriguesuBibliorumVenâncio, Bruno Miguel Terrinca2014-07-23T13:58:13Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:47.871041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Venâncio, Bruno Miguel Terrinca
Actividade extracurricular
Ensino de línguas
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Venâncio, Bruno Miguel Terrinca
author_facet Venâncio, Bruno Miguel Terrinca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, José Henrique Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Bruno Miguel Terrinca
dc.subject.por.fl_str_mv Actividade extracurricular
Ensino de línguas
topic Actividade extracurricular
Ensino de línguas
description O presente relatório representa uma pequena parte daquilo que foi o meu percurso como estagiário contudo, inclui alguns dos passos a ser dados por um professor estagiário. Numa primeira parte será descrita a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, na qual foi realizado o estágio, a caraterização das turmas que nos foram atribuídas e uma análise crítica dos programas e manuais. Será dado destaque à pertinência das indicações programáticas, à sua adaptação à realidade escolar e ao ajustamento dos manuais tanto ao programa como à prática do ensino. Numa segunda parte, incluímos as fundamentações das aulas, os planos e o respetivos materiais, sendo estes uma parte representativa das aulas de português e de espanhol que lecionámos ao longo do ano. No terceiro capítulo abordamos as atividades extracurriculares, refletindo sobre a sua pertinência, sem esquecer de detalhar o processo de preparação das mesmas. Por fim, daremos conta das ações de formação frequentadas e que nos podem ser úteis para o desempenho da prática docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2014-07-23T13:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2084
url http://hdl.handle.net/10400.6/2084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336330883072