Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2084 |
Resumo: | O presente relatório representa uma pequena parte daquilo que foi o meu percurso como estagiário contudo, inclui alguns dos passos a ser dados por um professor estagiário. Numa primeira parte será descrita a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, na qual foi realizado o estágio, a caraterização das turmas que nos foram atribuídas e uma análise crítica dos programas e manuais. Será dado destaque à pertinência das indicações programáticas, à sua adaptação à realidade escolar e ao ajustamento dos manuais tanto ao programa como à prática do ensino. Numa segunda parte, incluímos as fundamentações das aulas, os planos e o respetivos materiais, sendo estes uma parte representativa das aulas de português e de espanhol que lecionámos ao longo do ano. No terceiro capítulo abordamos as atividades extracurriculares, refletindo sobre a sua pertinência, sem esquecer de detalhar o processo de preparação das mesmas. Por fim, daremos conta das ações de formação frequentadas e que nos podem ser úteis para o desempenho da prática docente. |
id |
RCAP_bf7c879d841e86f1569e6b886c4188e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioActividade extracurricularEnsino de línguasO presente relatório representa uma pequena parte daquilo que foi o meu percurso como estagiário contudo, inclui alguns dos passos a ser dados por um professor estagiário. Numa primeira parte será descrita a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, na qual foi realizado o estágio, a caraterização das turmas que nos foram atribuídas e uma análise crítica dos programas e manuais. Será dado destaque à pertinência das indicações programáticas, à sua adaptação à realidade escolar e ao ajustamento dos manuais tanto ao programa como à prática do ensino. Numa segunda parte, incluímos as fundamentações das aulas, os planos e o respetivos materiais, sendo estes uma parte representativa das aulas de português e de espanhol que lecionámos ao longo do ano. No terceiro capítulo abordamos as atividades extracurriculares, refletindo sobre a sua pertinência, sem esquecer de detalhar o processo de preparação das mesmas. Por fim, daremos conta das ações de formação frequentadas e que nos podem ser úteis para o desempenho da prática docente.Este informe representa una pequeña parte de lo que fue mi camino como profesor en prácticas, sin embargo incluye algunos de los pasos que deben ser dados por el profesor. En la primera parte se describe la Escuela Secundaria D. Sancho II de Elvas, en la que se desarrolló la etapa, la caracterización de los grupos que han sido asignados y un análisis crítico de los programas y manuales. Se dará énfasis a la importancia del programa y de sus sugerencias, su adaptación a la realidad y el ajuste de los libros de texto en relación al programa y a la práctica de la enseñanza. La segunda parte incluye las fundamentaciones de las clases, los planes y los materiales respectivos, que son una parte representativa de las clases de español y portugués, que fueron impartidas a lo largo del curso. En el tercer capítulo se detallan las actividades extracurriculares, su relevancia, sin olvidar a los detalles del proceso de preparación de las mismas. Por último, nos ocuparemos de las actividades de formación en las que hemos participado y que pueden ser útiles para el desempeño de la práctica docente.Universidade da Beira InteriorManso, José Henrique RodriguesuBibliorumVenâncio, Bruno Miguel Terrinca2014-07-23T13:58:13Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:47.871041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Venâncio, Bruno Miguel Terrinca Actividade extracurricular Ensino de línguas |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Venâncio, Bruno Miguel Terrinca |
author_facet |
Venâncio, Bruno Miguel Terrinca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manso, José Henrique Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venâncio, Bruno Miguel Terrinca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Actividade extracurricular Ensino de línguas |
topic |
Actividade extracurricular Ensino de línguas |
description |
O presente relatório representa uma pequena parte daquilo que foi o meu percurso como estagiário contudo, inclui alguns dos passos a ser dados por um professor estagiário. Numa primeira parte será descrita a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, na qual foi realizado o estágio, a caraterização das turmas que nos foram atribuídas e uma análise crítica dos programas e manuais. Será dado destaque à pertinência das indicações programáticas, à sua adaptação à realidade escolar e ao ajustamento dos manuais tanto ao programa como à prática do ensino. Numa segunda parte, incluímos as fundamentações das aulas, os planos e o respetivos materiais, sendo estes uma parte representativa das aulas de português e de espanhol que lecionámos ao longo do ano. No terceiro capítulo abordamos as atividades extracurriculares, refletindo sobre a sua pertinência, sem esquecer de detalhar o processo de preparação das mesmas. Por fim, daremos conta das ações de formação frequentadas e que nos podem ser úteis para o desempenho da prática docente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2014-07-23T13:58:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2084 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136336330883072 |