Avaliação externa/ avaliação educacional no ensino fundamental II : análise das ações desenvolvidas pelo centro de mídias do Amazonas, desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sonia Regina Colares D' Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9383
Resumo: A pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre os sistemas de avaliação em larga escala com ênfase nas ações desenvolvidas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM-SEDUC/AM) concernentes ao preparatório às avaliações externas de discentes matriculados no ensino fundamental (anos finais) presencial com mediação tecnológica. Os procedimentos metodológicos constituídos deram-se a partir da revisão de literatura, de leituras e inferências realizadas, da apresentação do cenário (lócus) da pesquisa com suas características, missão e valores e, com a descrição da organização das ações do ensino presencial com mediação tecnológica. A definição do problema de estudo, a questão de partida, os objetivos da pesquisa, as questões norteadoras e os documentos lidos e as análises feitas às ações implementadas pelo Centro de Mídias identificam a natureza qualitativa e interpretativa da pesquisa realizada. Os dados analisados, focados na avaliação diagnóstica e no balanço dos resultados obtidos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, apontaram os obstáculos, os desafios e as possibilidades das ações implementadas pelo CEMEAM no atendimento das escolas do ensino presencial com mediação tecnológica. As conclusões apresentadas, com ênfase nas melhorias dos resultados das avaliações externas, mostram a importância da intervenção do CEMEAM para a superação dos baixos índices de aprendizagens apresentados pelos indicadores.
id RCAP_bf86529c78ff16b8502a607fd98ec86e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação externa/ avaliação educacional no ensino fundamental II : análise das ações desenvolvidas pelo centro de mídias do Amazonas, desafios e possibilidadesMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOAVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENSENSINOEXAMES NACIONAISTECNOLOGIAS EDUCACIONAISBRASILAMAZONASEDUCATIONSTUDENT ASSESSMENTTEACHINGFINAL EXAMSEDUCATIONAL TECHNOLOGIESBRAZILA pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre os sistemas de avaliação em larga escala com ênfase nas ações desenvolvidas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM-SEDUC/AM) concernentes ao preparatório às avaliações externas de discentes matriculados no ensino fundamental (anos finais) presencial com mediação tecnológica. Os procedimentos metodológicos constituídos deram-se a partir da revisão de literatura, de leituras e inferências realizadas, da apresentação do cenário (lócus) da pesquisa com suas características, missão e valores e, com a descrição da organização das ações do ensino presencial com mediação tecnológica. A definição do problema de estudo, a questão de partida, os objetivos da pesquisa, as questões norteadoras e os documentos lidos e as análises feitas às ações implementadas pelo Centro de Mídias identificam a natureza qualitativa e interpretativa da pesquisa realizada. Os dados analisados, focados na avaliação diagnóstica e no balanço dos resultados obtidos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, apontaram os obstáculos, os desafios e as possibilidades das ações implementadas pelo CEMEAM no atendimento das escolas do ensino presencial com mediação tecnológica. As conclusões apresentadas, com ênfase nas melhorias dos resultados das avaliações externas, mostram a importância da intervenção do CEMEAM para a superação dos baixos índices de aprendizagens apresentados pelos indicadores.The research aimed to carry out a study on large-scale evaluation systems with emphasis on the actions developed by the Center for Educational Media of Amazonas (CEMEAM-SEDUC / AM) concerning the preparation of external evaluations of students enrolled in elementary education (final years) with technological mediation. The methodological procedures were based on a review of literature, readings and inferences made, the presentation of the scenario (locus) of the research with its characteristics, mission and values and, with the description of the organization of the actions of the presential teaching with technological mediation. The definition of the study problem, the starting point, the research objectives, the guiding questions and the documents read and the analyzes made to the actions implemented by the Media Center identify the qualitative and interpretative nature of the research carried out. The analyzed data, focused on the diagnostic evaluation and the balance of the results obtained in the Portuguese Language and Mathematics disciplines, pointed out the obstacles, challenges and possibilities of the actions implemented by CEMEAM in the attendance of the presential teaching schools with technological mediation. The conclusions presented, with emphasis on the improvements in the results of external evaluations, show the importance of CEMEAM intervention in overcoming the low levels of learning presented by the indicators.2019-02-07T19:35:12Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9383TID:202164160porMartins, Sonia Regina Colares D' Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:54.855722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação externa/ avaliação educacional no ensino fundamental II : análise das ações desenvolvidas pelo centro de mídias do Amazonas, desafios e possibilidades
title Avaliação externa/ avaliação educacional no ensino fundamental II : análise das ações desenvolvidas pelo centro de mídias do Amazonas, desafios e possibilidades
spellingShingle Avaliação externa/ avaliação educacional no ensino fundamental II : análise das ações desenvolvidas pelo centro de mídias do Amazonas, desafios e possibilidades
Martins, Sonia Regina Colares D' Almeida
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
ENSINO
EXAMES NACIONAIS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
BRASIL
AMAZONAS
EDUCATION
STUDENT ASSESSMENT
TEACHING
FINAL EXAMS
EDUCATIONAL TECHNOLOGIES
BRAZIL
title_short Avaliação externa/ avaliação educacional no ensino fundamental II : análise das ações desenvolvidas pelo centro de mídias do Amazonas, desafios e possibilidades
title_full Avaliação externa/ avaliação educacional no ensino fundamental II : análise das ações desenvolvidas pelo centro de mídias do Amazonas, desafios e possibilidades
title_fullStr Avaliação externa/ avaliação educacional no ensino fundamental II : análise das ações desenvolvidas pelo centro de mídias do Amazonas, desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Avaliação externa/ avaliação educacional no ensino fundamental II : análise das ações desenvolvidas pelo centro de mídias do Amazonas, desafios e possibilidades
title_sort Avaliação externa/ avaliação educacional no ensino fundamental II : análise das ações desenvolvidas pelo centro de mídias do Amazonas, desafios e possibilidades
author Martins, Sonia Regina Colares D' Almeida
author_facet Martins, Sonia Regina Colares D' Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sonia Regina Colares D' Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
ENSINO
EXAMES NACIONAIS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
BRASIL
AMAZONAS
EDUCATION
STUDENT ASSESSMENT
TEACHING
FINAL EXAMS
EDUCATIONAL TECHNOLOGIES
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
ENSINO
EXAMES NACIONAIS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
BRASIL
AMAZONAS
EDUCATION
STUDENT ASSESSMENT
TEACHING
FINAL EXAMS
EDUCATIONAL TECHNOLOGIES
BRAZIL
description A pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre os sistemas de avaliação em larga escala com ênfase nas ações desenvolvidas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM-SEDUC/AM) concernentes ao preparatório às avaliações externas de discentes matriculados no ensino fundamental (anos finais) presencial com mediação tecnológica. Os procedimentos metodológicos constituídos deram-se a partir da revisão de literatura, de leituras e inferências realizadas, da apresentação do cenário (lócus) da pesquisa com suas características, missão e valores e, com a descrição da organização das ações do ensino presencial com mediação tecnológica. A definição do problema de estudo, a questão de partida, os objetivos da pesquisa, as questões norteadoras e os documentos lidos e as análises feitas às ações implementadas pelo Centro de Mídias identificam a natureza qualitativa e interpretativa da pesquisa realizada. Os dados analisados, focados na avaliação diagnóstica e no balanço dos resultados obtidos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, apontaram os obstáculos, os desafios e as possibilidades das ações implementadas pelo CEMEAM no atendimento das escolas do ensino presencial com mediação tecnológica. As conclusões apresentadas, com ênfase nas melhorias dos resultados das avaliações externas, mostram a importância da intervenção do CEMEAM para a superação dos baixos índices de aprendizagens apresentados pelos indicadores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-02-07T19:35:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9383
TID:202164160
url http://hdl.handle.net/10437/9383
identifier_str_mv TID:202164160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131256101797888