Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascoal, Paulo Jorge Romeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94959
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_bf87b46e7a632e5c6a17224d5358f794
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.Positive Psychology's Contribution to Psychosocial Response to Empowerment, Well-Being, and Emotional Regulation of an Individual in Methadone Hydrochloride Replacement Program - Case StudyPsicologia PositivaIntervenção OrganizacionalPositive Psychologyorganizational interventionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoContributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.No âmbito do último ano do Mestrado Integrado em Psicologia, designadamente na área de especialização de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, cumpre concretizar dois projetos, respetivamente, de estágio de atividades de iniciação profissional e de investigação que, por vezes, e tal é o nosso caso, se complementam nas vertentes de estudo e de intervenção.Assim, este estudo decorre de uma necessidade identificada a partir das funções desempenhadas pela Equipa de Intervenção Direta, num Centro Comunitário, que se refere ao acompanhamento de cidadãos, particularmente, daqueles com características ou em situação que requerem o apoio desta Equipa. É o caso de cidadãos de minorias étnicas, cigana em particular, e/ou de cidadãos com comportamentos perturbados por adições, o que aumenta a vulnerabilidade sobre um conjunto de circunstâncias de dificuldades e de exclusão social e emocional. Sem menosprezar as idiossincracias ou o respeito pela individualidade, quisemos focar a atenção num caso que pretendemos estudar. Trata-se, assim, de um estudo de caso, de observação com algum detalhe de um indivíduo com uma história marcada pela toxicodependência, mas com um conjunto de particularidades que motivaram a investigação qualitativa que se apresenta. A recolha de dados aconteceu no ambiente “natural”, em interação direta com o indivíduo, observando as suas respostas numa aproximação dialógica semi-dirigida, com vista a reunir elementos descritivos relativos às suas experiências e história pessoal cruzada pela cultura da sua origem cigana. O processo de estudo, livre de pressupostos e de preconceitos tanto quanto possível, inscreve-se no alinhamento de uma abordagem fenomenológica, no sentido de clarificar o significado de acontecimentos passados e presentes, e de compreender a experiência subjetiva do sujeito-caso de estudo (ex) toxicodependente, em programa de substituição de cloridrato de metadona. O acompanhamento psicológico concomitante ao apoio social permitiu conhecer o indivíduo, com o seu consentimento informado, desde a sua história clínica, a talentos e projetos deixados por realizar até agora. Porém, à luz de uma abordagem preferencialmente humanista, decidimos monitorizar a prática psicológica com tónica fenomenológica (cf. Amatuzzi, 2009), de modo a associar a terapia de substituição momentos de reflexão sobre as experiências passadas e acontecimentos da atualidade, orientada para a expressão de pensamentos e de sentimentos, identificação de valores e regulação de emoções e comportamentos. Sabendo que existem diferentes tipos de tratamento disponibilizados em Portugal para a adição, e dentre eles o internamento em centros de reabilitação, situação pela qual o nosso interlocutor já havia passado, quisemos conhecer mais aprofundadamente a questão do comportamento aditivo, das políticas de intervenção e de tratamentos disponibilizados. Neste sentido, passámos em revista o conceito de comunidade terapêutica e explorámos indicadores de eficácia do processo de institucionalização e adesão ao tratamento. Contudo, em função do conhecimento deste caso (como exemplo de outros) constatámos na história do indivíduo a reincidência dos consumos e manutenção de um conjunto de fatores de risco, como a pobreza, enquadramento habitacional desfavorecido, isolamento social, vulnerabilidade, baixa autoestima, ausência de projeto de vida, etc. (cf. Moreira et al., 2005).Assim, buscámos na Psicologia Positiva alicerces para o estudo e acompanhamento deste indivíduo, pelo diálogo, observações naturalistas, questionamento, aproximação a inquérito apreciativo, avaliação das virtudes e forças de caráter, no sentido de, mais do que tratar os problemas, as patologias e os desajustamentos psicológicos, conhecer os fenómenos psicológicos para auxiliar a preparar-se para enfrentar a adversidade com resiliência, procurando compreender e otimizar as qualidades, reinterpretar subjetivamente a realidade (Csikszentmihaly & Csikszentmihaly, 2006; Seligman, Stenn, Park, & Peterson, 2005).Por outro lado, o próprio contexto organizacional do Centro Comunitário de acolhimento tem caminhado no sentido a aprender novas formas de intervir. Também neste plano a Psicologia Positiva propõe práticas inovadoras, no sentido de promover a mudança positiva por intervenções sistémicas e comunicacionais nas prórpias organizações.Assim, o presente estudo procedeu-se a uma breve revisão teórica da Psicologia Positiva, do seu percurso em contexto organizacional, bem como dos recentesPositive Psychology's Contribution to Psychosocial Response to Empowerment, Well-Being, and Emotional Regulation of an Individual in Methadone Hydrochloride Replacement Program - Case StudyAs part of the final year of the Integrated Master in Psychology, namely in the area of ​​Psychology of Education, Development and Counseling, two projects are to be completed, respectively, for internships and research which, sometimes, is such. In our case, they complement each other in the areas of study and intervention.Thus, this study stems from a need identified from the functions performed by the Direct Intervention Team, in a Community Center, which refers to the monitoring of citizens, particularly those with characteristics or situation that require the support of this Team. This is the case for citizens of ethnic minorities, Roma in particular, and / or citizens with behaviors that are disturbed by addictions, which increases vulnerability to a range of circumstances of social and emotional distress and exclusion.Without disregarding idiosyncracies or respect for individuality, we wanted to focus attention on a case we intend to study.Thus, it is a case study, observation with some detail of an individual with a history marked by drug addiction, but with a set of particularities that motivated the qualitative research that is presented. Data collection took place in the “natural” environment, in direct interaction with the individual, observing their responses in a semi-directed dialogical approach, with a view to gathering descriptive elements related to their experiences and personal history crossed by the culture of their gypsy origin. The study process, free of assumptions and prejudices as much as possible, is part of the alignment of a phenomenological approach to clarify the meaning of past and present events, and to understand the subjective experience of the subject-case study ( ex) addict in methadone hydrochloride substitution program.The accompanying psychological support to the social support allowed to know the individual, with his informed consent, from his clinical history, to talents and projects left unrealized until now. However, in the light of a preferentially humanistic approach, we decided to monitor psychological practice with phenomenological emphasis (cf. Amatuzzi, 2009) in order to associate substitution therapy.momentos de reflexão sobre as experiências passadas e acontecimentos da atualidade, orientada para a expressão de pensamentos e de sentimentos, identificação de valores e regulação de emoções e comportamentos. Sabendo que existem diferentes tipos de tratamento disponibilizados em Portugal para a adição, e dentre eles o internamento em centros de reabilitação, situação pela qual o nosso interlocutor já havia passado, quisemos conhecer mais aprofundadamente a questão do comportamento aditivo, das políticas de intervenção e de tratamentos disponibilizados. Neste sentido, passámos em revista o conceito de comunidade terapêutica e explorámos indicadores de eficácia do processo de institucionalização e adesão ao tratamento. Contudo, em função do conhecimento deste caso (como exemplo de outros) constatámos na história do indivíduo a reincidência dos consumos e manutenção de um conjunto de fatores de risco, como a pobreza, enquadramento habitacional desfavorecido, isolamento social, vulnerabilidade, baixa autoestima, ausência de projeto de vida, etc. (cf. Moreira et al., 2005).Assim, buscámos na Psicologia Positiva alicerces para o estudo e acompanhamento deste indivíduo, pelo diálogo, observações naturalistas, questionamento, aproximação a inquérito apreciativo, avaliação das virtudes e forças de caráter, no sentido de, mais do que tratar os problemas, as patologias e os desajustamentos psicológicos, conhecer os fenómenos psicológicos para auxiliar a preparar-se para enfrentar a adversidade com resiliência, procurando compreender e otimizar as qualidades, reinterpretar subjetivamente a realidade (Csikszentmihaly & Csikszentmihaly, 2006; Seligman, Stenn, Park, & Peterson, 2005).Por outro lado, o próprio contexto organizacional do Centro Comunitário de acolhimento tem caminhado no sentido a aprender novas formas de intervir. Também neste plano a Psicologia Positiva propõe práticas inovadoras, no sentido de promover a mudança positiva por intervenções sistémicas e comunicacionais nas prórpias organizações.Assim, o presente estudo procedeu-se a uma breve revisão teórica da Psicologia Positiva, do seu percurso em contexto organizacional, bem como dos recentes desenvolvimentos e aplicações práticas em Portugal, explicitando as razões defendidas pelos seus autores para a sua integração na intervenção organizacional.Seguidamente, descreve-se o contexto institucional e a equipa de intervenção direta, suas funções e atividades, designadamente, de prevenção de comportamentos de risco.2019-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94959http://hdl.handle.net/10316/94959TID:202716953porPascoal, Paulo Jorge Romeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:08:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:34.423551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.
Positive Psychology's Contribution to Psychosocial Response to Empowerment, Well-Being, and Emotional Regulation of an Individual in Methadone Hydrochloride Replacement Program - Case Study
title Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.
spellingShingle Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.
Pascoal, Paulo Jorge Romeira
Psicologia Positiva
Intervenção Organizacional
Positive Psychology
organizational intervention
title_short Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.
title_full Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.
title_fullStr Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.
title_full_unstemmed Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.
title_sort Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso.
author Pascoal, Paulo Jorge Romeira
author_facet Pascoal, Paulo Jorge Romeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascoal, Paulo Jorge Romeira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Positiva
Intervenção Organizacional
Positive Psychology
organizational intervention
topic Psicologia Positiva
Intervenção Organizacional
Positive Psychology
organizational intervention
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94959
http://hdl.handle.net/10316/94959
TID:202716953
url http://hdl.handle.net/10316/94959
identifier_str_mv TID:202716953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134031429763072