Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Miguel Ganhão Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31383
Resumo: Dissertação de investigação do Mestrado em Engenharia de Software
id RCAP_bf8e64a5e8f6beb7efa9b51b541dd879
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formaçãoInteraçãoCriançaMáquinaInteractionDesignChildrenDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de investigação do Mestrado em Engenharia de SoftwareEste trabalho visa analisar a evolução da aquisição de competências pessoa-máquina por crianças de 4 e 5 anos, num projeto de formação em informática com duração de um ano letivo. Tem por objetivos que os alunos consigam selecionar as aplicações que desejam usar num computador com auxílio do rato, e que consigam interagir com um conjunto de jogos que pedem diversas interações como clique, duplo clique, arrasto e largar em aplicações Web de desenho, escrita e cálculo matemático. Deste modo os alunos mais velhos poderão integrar o 1º Ciclo com capacidades de interação pessoa-máquina que lhes permitem uma fácil utilização do computador e resolução das tarefas propostas em aula, por mim ou por outro professor, e os mais novos de 4 anos integram o ano seguinte com capacidades que lhes permitem a utilização de aplicações mais complexas do que aquelas propostas neste projeto. No projeto é apresentada a pesquisa realizada no tema interação criança-máquina, o software desenvolvido e o relatório de interações conseguidas pelos alunos ao longo de um ano escolar, tal como das conclusões recolhidas que possam vir a beneficiar futuros desenvolvedores, pesquisadores e professores na temática do desenvolvimento de jogos lúdico-didáticos para crianças na idade pré-escolar, com o objetivo do seu desenvolvimento cognitivo e psico-motor.This project aims to analyse the evolution of the acquisition of human-computer skills by children of 4 and 5 years old, in a computer training project that lasts for a school year. Its objectives are the acquisition of computer skills by students as, to be able to select the applications that they wish to use in a computer with the help of the mouse, and to interact with a set of games that ask for the interactions of mouse click and double click, drag and drop, of applications of drawing, writing and mathematical calculation. So that the older students can join Primary School with computer skills that help them solve the tasks proposed in class, by me or by another teacher, and that the younger ones can integrate the following year with skills that allow them to use more complex applications than those proposed in this project. This project presents the research carried out in the theme of child-computer interaction, the developed software, and the report of the interactions achieved by the students during a school year, as well as the conclusions drawn for future developers, researchers and teachers working in the development of playful-didactic games for pre-school children with the objective of their cognitive and psycho motor development.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Tecnologia de SetúbalMourato, Fausto José da Silva ValentimRepositório ComumMartins, João Miguel Ganhão Nunes2020-02-14T13:07:58Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31383TID:202365760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:21.446713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação
title Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação
spellingShingle Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação
Martins, João Miguel Ganhão Nunes
Interação
Criança
Máquina
Interaction
Design
Children
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação
title_full Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação
title_fullStr Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação
title_full_unstemmed Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação
title_sort Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação
author Martins, João Miguel Ganhão Nunes
author_facet Martins, João Miguel Ganhão Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourato, Fausto José da Silva Valentim
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João Miguel Ganhão Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Criança
Máquina
Interaction
Design
Children
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Interação
Criança
Máquina
Interaction
Design
Children
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de investigação do Mestrado em Engenharia de Software
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
2020-02-14T13:07:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31383
TID:202365760
url http://hdl.handle.net/10400.26/31383
identifier_str_mv TID:202365760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135381166227456