Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31383 |
Resumo: | Dissertação de investigação do Mestrado em Engenharia de Software |
id |
RCAP_bf8e64a5e8f6beb7efa9b51b541dd879 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31383 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formaçãoInteraçãoCriançaMáquinaInteractionDesignChildrenDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de investigação do Mestrado em Engenharia de SoftwareEste trabalho visa analisar a evolução da aquisição de competências pessoa-máquina por crianças de 4 e 5 anos, num projeto de formação em informática com duração de um ano letivo. Tem por objetivos que os alunos consigam selecionar as aplicações que desejam usar num computador com auxílio do rato, e que consigam interagir com um conjunto de jogos que pedem diversas interações como clique, duplo clique, arrasto e largar em aplicações Web de desenho, escrita e cálculo matemático. Deste modo os alunos mais velhos poderão integrar o 1º Ciclo com capacidades de interação pessoa-máquina que lhes permitem uma fácil utilização do computador e resolução das tarefas propostas em aula, por mim ou por outro professor, e os mais novos de 4 anos integram o ano seguinte com capacidades que lhes permitem a utilização de aplicações mais complexas do que aquelas propostas neste projeto. No projeto é apresentada a pesquisa realizada no tema interação criança-máquina, o software desenvolvido e o relatório de interações conseguidas pelos alunos ao longo de um ano escolar, tal como das conclusões recolhidas que possam vir a beneficiar futuros desenvolvedores, pesquisadores e professores na temática do desenvolvimento de jogos lúdico-didáticos para crianças na idade pré-escolar, com o objetivo do seu desenvolvimento cognitivo e psico-motor.This project aims to analyse the evolution of the acquisition of human-computer skills by children of 4 and 5 years old, in a computer training project that lasts for a school year. Its objectives are the acquisition of computer skills by students as, to be able to select the applications that they wish to use in a computer with the help of the mouse, and to interact with a set of games that ask for the interactions of mouse click and double click, drag and drop, of applications of drawing, writing and mathematical calculation. So that the older students can join Primary School with computer skills that help them solve the tasks proposed in class, by me or by another teacher, and that the younger ones can integrate the following year with skills that allow them to use more complex applications than those proposed in this project. This project presents the research carried out in the theme of child-computer interaction, the developed software, and the report of the interactions achieved by the students during a school year, as well as the conclusions drawn for future developers, researchers and teachers working in the development of playful-didactic games for pre-school children with the objective of their cognitive and psycho motor development.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Tecnologia de SetúbalMourato, Fausto José da Silva ValentimRepositório ComumMartins, João Miguel Ganhão Nunes2020-02-14T13:07:58Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31383TID:202365760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:21.446713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação |
title |
Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação |
spellingShingle |
Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação Martins, João Miguel Ganhão Nunes Interação Criança Máquina Interaction Design Children Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação |
title_full |
Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação |
title_fullStr |
Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação |
title_full_unstemmed |
Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação |
title_sort |
Competências de interação-pessoa-máquina em crianças: estudo e implementação de projeto de formação |
author |
Martins, João Miguel Ganhão Nunes |
author_facet |
Martins, João Miguel Ganhão Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mourato, Fausto José da Silva Valentim Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, João Miguel Ganhão Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação Criança Máquina Interaction Design Children Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Interação Criança Máquina Interaction Design Children Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Dissertação de investigação do Mestrado em Engenharia de Software |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2019-12 2019-12-01T00:00:00Z 2020-02-14T13:07:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31383 TID:202365760 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31383 |
identifier_str_mv |
TID:202365760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Tecnologia de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Tecnologia de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135381166227456 |