Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000200007 |
Resumo: | Enquadramento: A amplificação da informação permitida pelas tecnologias atuais influencia a forma como as pessoas pesquisam a informação determinando novas necessidades de triagem. Objetivos: Avaliar o impacto de um instrumento vídeo, em português, sobre técnicas de autocuidado e reabilitação motora em pessoas com lesão medular (LM) quanto a ganhos em habilidades motoras observáveis e ganhos em conhecimentos imediatos. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental de avaliação de impacto dos vídeos em ganhos de habilidades motoras e aquisição imediata de conhecimentos. Resultados: Observou-se que o grupo de intervenção obteve ganhos de habilidades motoras muito significativos (pós-teste) em 3 dos vídeos estudados. Verificaram-se ganhos moderadamente significativos de desempenho com 1 dos vídeos e melhoria ligeira do desempenho com outro vídeo. Encontrámos ganhos de conhecimentos imediatos em todas as técnicas do grupo de intervenção comparando os 2 momentos de avaliação. Conclusão: A intervenção em estudo teve um impacto positivo no grupo de intervenção quer no aumento das habilidades de execução de técnicas quer no aumento dos conhecimentos imediatos sobre as mesmas. |
id |
RCAP_bfc56b17ed8363b1c74c3543343da186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832016000200007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medularfilmes e vídeos educativosreabilitaçãotraumatismos da medula espinalautocuidadodestreza motoraEnquadramento: A amplificação da informação permitida pelas tecnologias atuais influencia a forma como as pessoas pesquisam a informação determinando novas necessidades de triagem. Objetivos: Avaliar o impacto de um instrumento vídeo, em português, sobre técnicas de autocuidado e reabilitação motora em pessoas com lesão medular (LM) quanto a ganhos em habilidades motoras observáveis e ganhos em conhecimentos imediatos. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental de avaliação de impacto dos vídeos em ganhos de habilidades motoras e aquisição imediata de conhecimentos. Resultados: Observou-se que o grupo de intervenção obteve ganhos de habilidades motoras muito significativos (pós-teste) em 3 dos vídeos estudados. Verificaram-se ganhos moderadamente significativos de desempenho com 1 dos vídeos e melhoria ligeira do desempenho com outro vídeo. Encontrámos ganhos de conhecimentos imediatos em todas as técnicas do grupo de intervenção comparando os 2 momentos de avaliação. Conclusão: A intervenção em estudo teve um impacto positivo no grupo de intervenção quer no aumento das habilidades de execução de técnicas quer no aumento dos conhecimentos imediatos sobre as mesmas.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2016-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000200007Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.9 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000200007Araújo,Catarina Isabel Reis Silva Garcia e Teles deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:40Zoai:scielo:S0874-02832016000200007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:18.410519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medular |
title |
Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medular |
spellingShingle |
Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medular Araújo,Catarina Isabel Reis Silva Garcia e Teles de filmes e vídeos educativos reabilitação traumatismos da medula espinal autocuidado destreza motora |
title_short |
Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medular |
title_full |
Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medular |
title_fullStr |
Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medular |
title_full_unstemmed |
Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medular |
title_sort |
Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medular |
author |
Araújo,Catarina Isabel Reis Silva Garcia e Teles de |
author_facet |
Araújo,Catarina Isabel Reis Silva Garcia e Teles de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Catarina Isabel Reis Silva Garcia e Teles de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
filmes e vídeos educativos reabilitação traumatismos da medula espinal autocuidado destreza motora |
topic |
filmes e vídeos educativos reabilitação traumatismos da medula espinal autocuidado destreza motora |
description |
Enquadramento: A amplificação da informação permitida pelas tecnologias atuais influencia a forma como as pessoas pesquisam a informação determinando novas necessidades de triagem. Objetivos: Avaliar o impacto de um instrumento vídeo, em português, sobre técnicas de autocuidado e reabilitação motora em pessoas com lesão medular (LM) quanto a ganhos em habilidades motoras observáveis e ganhos em conhecimentos imediatos. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental de avaliação de impacto dos vídeos em ganhos de habilidades motoras e aquisição imediata de conhecimentos. Resultados: Observou-se que o grupo de intervenção obteve ganhos de habilidades motoras muito significativos (pós-teste) em 3 dos vídeos estudados. Verificaram-se ganhos moderadamente significativos de desempenho com 1 dos vídeos e melhoria ligeira do desempenho com outro vídeo. Encontrámos ganhos de conhecimentos imediatos em todas as técnicas do grupo de intervenção comparando os 2 momentos de avaliação. Conclusão: A intervenção em estudo teve um impacto positivo no grupo de intervenção quer no aumento das habilidades de execução de técnicas quer no aumento dos conhecimentos imediatos sobre as mesmas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000200007 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.9 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137313904656384 |