Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivanova, Iryna
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33863
Resumo: O principal objetivo desta investigação é demonstrar a importância da criatividade, enquanto fator motivacional na participação de um evento turístico-cultural. Neste sentido foi aplicado um inquérito por questionário a 192 participantes do evento ‘Serralves em Festa’ de diferentes edições ocorridas desde a criação do evento. Verificou-se que, apesar do evento não ter acontecido no ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19, cerca de 76% dos inquiridos, indicaram que gostariam de ter participado na edição desse ano. Além disso, averiguou-se que, aproximadamente, 49% dos inquiridos participaram no evento de 1 a 3 vezes e a maioria vem acompanhada por amigos. Relativamente aos motivos pelos quais os participantes vão ao ‘Serralves em Festa’, identificaram-se os três mais selecionados: Assistir aos espetáculos e concertos; Diversão/Entretenimento; Passar o tempo em família ou com amigos. No que toca à criatividade, as atividades que foram consideradas as mais criativas na opinião dos participantes do evento foram: Exposições, Performance e Música. Concluiu-se que a criatividade é uma estratégia de sucesso para os eventos, pois surge como uma solução para um mercado exigente, ajuda na captação de novos públicos e na conquista dos já existentes, de forma muito subtil e divertida, completando a experiência no destino e tornando-a memorável.
id RCAP_bfc990d2b980146c224272e0787952fa
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33863
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’Turismo culturalEventos culturaisCriatividadeTurismo criativoSerralves em FestaO principal objetivo desta investigação é demonstrar a importância da criatividade, enquanto fator motivacional na participação de um evento turístico-cultural. Neste sentido foi aplicado um inquérito por questionário a 192 participantes do evento ‘Serralves em Festa’ de diferentes edições ocorridas desde a criação do evento. Verificou-se que, apesar do evento não ter acontecido no ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19, cerca de 76% dos inquiridos, indicaram que gostariam de ter participado na edição desse ano. Além disso, averiguou-se que, aproximadamente, 49% dos inquiridos participaram no evento de 1 a 3 vezes e a maioria vem acompanhada por amigos. Relativamente aos motivos pelos quais os participantes vão ao ‘Serralves em Festa’, identificaram-se os três mais selecionados: Assistir aos espetáculos e concertos; Diversão/Entretenimento; Passar o tempo em família ou com amigos. No que toca à criatividade, as atividades que foram consideradas as mais criativas na opinião dos participantes do evento foram: Exposições, Performance e Música. Concluiu-se que a criatividade é uma estratégia de sucesso para os eventos, pois surge como uma solução para um mercado exigente, ajuda na captação de novos públicos e na conquista dos já existentes, de forma muito subtil e divertida, completando a experiência no destino e tornando-a memorável.The main object of this research is to reveal the importance of creativity as a motivational factor in the participation of a cultural-tourist event. In this sense, there was applied a questionnaire that had 192 participants that took part of different editions of ‘Serralves em Festa’ in a different years since the creation of the event. In 2020, due to the Covid-19 pandemic, the event was cancelled, but around 76% of respondents indicated that they would like to participate in that year’s edition. Moreover, approximately 49% of respondents participated in the event 1 to 3 times and most are accompanied by friends. There are three main reasons why participants go to ‘Serralves em Festa’: first is to attend shows and concerts. Second reason is entertainment that provides this event. And the last but not the least is to spend time with family or friends. Most of the participants of this event consider that the most creative parts of this event were: Exhibitions, Performance and Music. It was proved that creativity is a successful strategy, as it appears as a solution for a demanding market, helps in attracting new audiences and conquering existing ones, in a very subtle and fun way, completing the experience at the destination and making it memorable.2022-05-11T13:38:36Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33863porIvanova, Irynainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:10Zoai:ria.ua.pt:10773/33863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:12.521213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’
title Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’
spellingShingle Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’
Ivanova, Iryna
Turismo cultural
Eventos culturais
Criatividade
Turismo criativo
Serralves em Festa
title_short Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’
title_full Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’
title_fullStr Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’
title_full_unstemmed Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’
title_sort Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’
author Ivanova, Iryna
author_facet Ivanova, Iryna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ivanova, Iryna
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo cultural
Eventos culturais
Criatividade
Turismo criativo
Serralves em Festa
topic Turismo cultural
Eventos culturais
Criatividade
Turismo criativo
Serralves em Festa
description O principal objetivo desta investigação é demonstrar a importância da criatividade, enquanto fator motivacional na participação de um evento turístico-cultural. Neste sentido foi aplicado um inquérito por questionário a 192 participantes do evento ‘Serralves em Festa’ de diferentes edições ocorridas desde a criação do evento. Verificou-se que, apesar do evento não ter acontecido no ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19, cerca de 76% dos inquiridos, indicaram que gostariam de ter participado na edição desse ano. Além disso, averiguou-se que, aproximadamente, 49% dos inquiridos participaram no evento de 1 a 3 vezes e a maioria vem acompanhada por amigos. Relativamente aos motivos pelos quais os participantes vão ao ‘Serralves em Festa’, identificaram-se os três mais selecionados: Assistir aos espetáculos e concertos; Diversão/Entretenimento; Passar o tempo em família ou com amigos. No que toca à criatividade, as atividades que foram consideradas as mais criativas na opinião dos participantes do evento foram: Exposições, Performance e Música. Concluiu-se que a criatividade é uma estratégia de sucesso para os eventos, pois surge como uma solução para um mercado exigente, ajuda na captação de novos públicos e na conquista dos já existentes, de forma muito subtil e divertida, completando a experiência no destino e tornando-a memorável.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T00:00:00Z
2021-12-17
2022-05-11T13:38:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33863
url http://hdl.handle.net/10773/33863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137707146870784