Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33863 |
Resumo: | O principal objetivo desta investigação é demonstrar a importância da criatividade, enquanto fator motivacional na participação de um evento turístico-cultural. Neste sentido foi aplicado um inquérito por questionário a 192 participantes do evento ‘Serralves em Festa’ de diferentes edições ocorridas desde a criação do evento. Verificou-se que, apesar do evento não ter acontecido no ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19, cerca de 76% dos inquiridos, indicaram que gostariam de ter participado na edição desse ano. Além disso, averiguou-se que, aproximadamente, 49% dos inquiridos participaram no evento de 1 a 3 vezes e a maioria vem acompanhada por amigos. Relativamente aos motivos pelos quais os participantes vão ao ‘Serralves em Festa’, identificaram-se os três mais selecionados: Assistir aos espetáculos e concertos; Diversão/Entretenimento; Passar o tempo em família ou com amigos. No que toca à criatividade, as atividades que foram consideradas as mais criativas na opinião dos participantes do evento foram: Exposições, Performance e Música. Concluiu-se que a criatividade é uma estratégia de sucesso para os eventos, pois surge como uma solução para um mercado exigente, ajuda na captação de novos públicos e na conquista dos já existentes, de forma muito subtil e divertida, completando a experiência no destino e tornando-a memorável. |
id |
RCAP_bfc990d2b980146c224272e0787952fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33863 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’Turismo culturalEventos culturaisCriatividadeTurismo criativoSerralves em FestaO principal objetivo desta investigação é demonstrar a importância da criatividade, enquanto fator motivacional na participação de um evento turístico-cultural. Neste sentido foi aplicado um inquérito por questionário a 192 participantes do evento ‘Serralves em Festa’ de diferentes edições ocorridas desde a criação do evento. Verificou-se que, apesar do evento não ter acontecido no ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19, cerca de 76% dos inquiridos, indicaram que gostariam de ter participado na edição desse ano. Além disso, averiguou-se que, aproximadamente, 49% dos inquiridos participaram no evento de 1 a 3 vezes e a maioria vem acompanhada por amigos. Relativamente aos motivos pelos quais os participantes vão ao ‘Serralves em Festa’, identificaram-se os três mais selecionados: Assistir aos espetáculos e concertos; Diversão/Entretenimento; Passar o tempo em família ou com amigos. No que toca à criatividade, as atividades que foram consideradas as mais criativas na opinião dos participantes do evento foram: Exposições, Performance e Música. Concluiu-se que a criatividade é uma estratégia de sucesso para os eventos, pois surge como uma solução para um mercado exigente, ajuda na captação de novos públicos e na conquista dos já existentes, de forma muito subtil e divertida, completando a experiência no destino e tornando-a memorável.The main object of this research is to reveal the importance of creativity as a motivational factor in the participation of a cultural-tourist event. In this sense, there was applied a questionnaire that had 192 participants that took part of different editions of ‘Serralves em Festa’ in a different years since the creation of the event. In 2020, due to the Covid-19 pandemic, the event was cancelled, but around 76% of respondents indicated that they would like to participate in that year’s edition. Moreover, approximately 49% of respondents participated in the event 1 to 3 times and most are accompanied by friends. There are three main reasons why participants go to ‘Serralves em Festa’: first is to attend shows and concerts. Second reason is entertainment that provides this event. And the last but not the least is to spend time with family or friends. Most of the participants of this event consider that the most creative parts of this event were: Exhibitions, Performance and Music. It was proved that creativity is a successful strategy, as it appears as a solution for a demanding market, helps in attracting new audiences and conquering existing ones, in a very subtle and fun way, completing the experience at the destination and making it memorable.2022-05-11T13:38:36Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33863porIvanova, Irynainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:10Zoai:ria.ua.pt:10773/33863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:12.521213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’ |
title |
Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’ |
spellingShingle |
Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’ Ivanova, Iryna Turismo cultural Eventos culturais Criatividade Turismo criativo Serralves em Festa |
title_short |
Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’ |
title_full |
Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’ |
title_fullStr |
Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’ |
title_full_unstemmed |
Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’ |
title_sort |
Turismo cultural e criativo: o evento cultural ‘Serralves em Festa’ |
author |
Ivanova, Iryna |
author_facet |
Ivanova, Iryna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ivanova, Iryna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo cultural Eventos culturais Criatividade Turismo criativo Serralves em Festa |
topic |
Turismo cultural Eventos culturais Criatividade Turismo criativo Serralves em Festa |
description |
O principal objetivo desta investigação é demonstrar a importância da criatividade, enquanto fator motivacional na participação de um evento turístico-cultural. Neste sentido foi aplicado um inquérito por questionário a 192 participantes do evento ‘Serralves em Festa’ de diferentes edições ocorridas desde a criação do evento. Verificou-se que, apesar do evento não ter acontecido no ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19, cerca de 76% dos inquiridos, indicaram que gostariam de ter participado na edição desse ano. Além disso, averiguou-se que, aproximadamente, 49% dos inquiridos participaram no evento de 1 a 3 vezes e a maioria vem acompanhada por amigos. Relativamente aos motivos pelos quais os participantes vão ao ‘Serralves em Festa’, identificaram-se os três mais selecionados: Assistir aos espetáculos e concertos; Diversão/Entretenimento; Passar o tempo em família ou com amigos. No que toca à criatividade, as atividades que foram consideradas as mais criativas na opinião dos participantes do evento foram: Exposições, Performance e Música. Concluiu-se que a criatividade é uma estratégia de sucesso para os eventos, pois surge como uma solução para um mercado exigente, ajuda na captação de novos públicos e na conquista dos já existentes, de forma muito subtil e divertida, completando a experiência no destino e tornando-a memorável. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17T00:00:00Z 2021-12-17 2022-05-11T13:38:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33863 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137707146870784 |