São as empresas cotadas mais rentáveis que as empresas não cotadas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hugo André Sales Semedo da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11143
Resumo: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
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spelling São as empresas cotadas mais rentáveis que as empresas não cotadas?RendibilidadeEmpresas cotadas e não cotadasWorking CapitalEstrutura de balançoSector de ActividadeCriseProfitabilityListed and unlisted companiesBalance sheet structureBusiness sectorCrisisMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisMelhorar o nível de rendibilidade é sempre um dos grandes objectivos das empresas, quer sejam cotadas ou não cotadas. A literatura apresenta uma ideia quase generalizada de que as empresas não cotadas são mais rentáveis que as cotadas, e sugere alguns factores explicativos, tais como: o diferente foco nos objectivos, os problemas de agência e a estrutura de balanço. O objectivo deste trabalho passa por analisar e comparar a rendibilidade das empresas cotadas e não cotadas no espaço europeu. Para o efeito, foram estudadas 10487 empresas europeias, 1634 cotadas e 8853 não cotadas, durante o período de 2005 a 2014. Os resultados principais sugerem que de facto as empresas não cotadas são mais rentáveis que as cotadas. Resultados adicionais indicam que o sector de actividade tem influência na rendibilidade das empresas cotadas; que o número de bolsas em que uma empresa se encontra cotada afecta negativamente a sua rendibilidade; que uma gestão eficiente do Working Capital leva a um melhor nível de desempenho, e que a rendibilidade de ambas as empresas foi negativamente afectada pela recente crise financeira.Improving the profitability is one of the main goals of a company, whether for listed or unlisted companies. The literature presents the general idea, that listed companies are less profitable than non listed companies and suggests some factors that explain this difference: the different focus on the goals, the agency problems and the balance sheet structure. The goal of this work consists in exploring, beyond which companies are more profitable, some factores related to profitability. For this purpose, the sample was composed of 10,487 companies where 1634 were listed and 8853 were unlisted, located throughout Europe during the period 2005-2014. Main results suggests that unlisted companies are more profitable than the listed ones. Additional results confirm that industry caracteristics are an important determinant of profitability of listed companies; that the number of stock exchange where the company are listed is negatively associated with profitability and that an efficient working capital management leads to greater performance. Finally, results also suggest that both listed and non listed companies was negatively affected, in terms of profitability, by the financial crisis.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Cristina Martins daRepositório da Universidade de LisboaSilva, Hugo André Sales Semedo da2016-03-07T14:49:27Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11143porSilva, Hugo André Sales Semedo da (2015). "São as empresas cotadas mais rentáveis que as empresas não cotadas?". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:28.741791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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