Prevenir quedas em pessoas idosas institucionalizadas : intervenção de enfermagem comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Rita Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43622
Resumo: As quedas nas pessoas idosas institucionalizadas constituem um importante problema de saúde pública. Em concordância com a Europa e com o mundo, na população maior de 60 anos, em Portugal, as quedas foram a principal causa de morte relacionada com ferimentos em 2019. Na população idosa institucionalizada verifica-se uma incidência de quedas superior à generalidade desta população. Na prevenção de quedas na população idosa, os maiores desafios enfrentados pelos enfermeiros são a redução de comportamentos de risco e aumento dos comportamentos de promoção da saúde, tornando-se fundamental o desenvolvimento de práticas de educação em saúde para uma prevenção eficaz destes eventos. O projeto de intervenção comunitária decorreu numa estrutura residencial para pessoas idosas da área de abrangência de uma unidade de saúde pública. Teve como finalidade reduzir o número de quedas nos utentes da instituição, através do aumento do conhecimento dos cuidadores formais e da promoção da adoção de práticas para a prevenção de quedas. Optou-se pela metodologia do Planeamento em Saúde de Imperatori e Giraldes (1982), seguindo as suas etapas. Como referencial teórico foi selecionado o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Para o diagnóstico de situação foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário, que consiste na recolha de dados sociodemográficos e na aplicação de uma escala para a avaliação das práticas e comportamentos da equipa de cuidadores formais, na gestão do risco de queda, o que permitiu definir os diagnósticos de enfermagem. Pela aplicação do método de Hanlon, foram definidas as prioridades dos diagnósticos, destacando-se “Falta de conhecimento sobre prevenção de queda” e “Capacidade do cuidador para tomar conta comprometida”. Estabeleceram-se objetivos e a educação para a saúde foi utilizada como principal estratégia nas atividades da intervenção comunitária. Na avaliação verificou-se um aumento do nível de conhecimento deste grupo sobre a prevenção da ocorrência de quedas, perspetivando-se desta forma, ganhos efetivos em saúde. Com o desenvolvimento do presente projeto foram adquiridas as competências necessárias para a obtenção do grau de enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e saúde pública e enfermeiro mestre.
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O projeto de intervenção comunitária decorreu numa estrutura residencial para pessoas idosas da área de abrangência de uma unidade de saúde pública. Teve como finalidade reduzir o número de quedas nos utentes da instituição, através do aumento do conhecimento dos cuidadores formais e da promoção da adoção de práticas para a prevenção de quedas. Optou-se pela metodologia do Planeamento em Saúde de Imperatori e Giraldes (1982), seguindo as suas etapas. Como referencial teórico foi selecionado o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Para o diagnóstico de situação foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário, que consiste na recolha de dados sociodemográficos e na aplicação de uma escala para a avaliação das práticas e comportamentos da equipa de cuidadores formais, na gestão do risco de queda, o que permitiu definir os diagnósticos de enfermagem. Pela aplicação do método de Hanlon, foram definidas as prioridades dos diagnósticos, destacando-se “Falta de conhecimento sobre prevenção de queda” e “Capacidade do cuidador para tomar conta comprometida”. Estabeleceram-se objetivos e a educação para a saúde foi utilizada como principal estratégia nas atividades da intervenção comunitária. Na avaliação verificou-se um aumento do nível de conhecimento deste grupo sobre a prevenção da ocorrência de quedas, perspetivando-se desta forma, ganhos efetivos em saúde. Com o desenvolvimento do presente projeto foram adquiridas as competências necessárias para a obtenção do grau de enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e saúde pública e enfermeiro mestre.Falls in institutionalized elderly people are an important public health problem. In line with Europe and the world, in the population over 60 years of age, in Portugal, falls were the main cause of death related to injuries in 2019. In the institutionalized elderly population, there is a higher incidence of falls than in the general population. In the prevention of falls in the elderly population, the biggest challenges faced by nurses are the reduction of risk behaviors and the increase in health promotion behaviors, making it essential to develop health education practices for effective prevention of these events. The community intervention project took place in a residential structure for elderly people in the area covered by a public health unit. Its objective was to reduce the number of falls among users of the institution, by increasing the knowledge of formal caregivers and promoting the adoption of practices for the prevention of falls. The Health Planning methodology of Imperatori and Giraldes (1982) was selected, following its stages. As a theoretical reference, the Health Promotion Model by Nola Pender was selected. For the diagnosis of the situation, a questionnaire was used as a data collection instrument, which consists of collecting sociodemographic data and applying a scale for evaluating the practices and behaviors of the team of formal caregivers, in the management of the risk of falls, which allowed defining the nursing diagnoses. By applying the Hanlon method, the priorities of the diagnoses were defined, highlighting “Lack of knowledge about fall prevention” and “Caregiver's ability to take care of compromised”. Objectives were established and health education was used as the main strategy in community intervention activities. In the evaluation, there was an increase in the level of knowledge of this group about preventing the occurrence of falls, thus envisioning effective gains in health. With the development of this project, the necessary skills were acquired to obtain the degree of specialist nurse in community nursing and public health and master nurse.Garcia, Elisa Maria BernardoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Ana Rita Ferreira2024-01-17T09:15:38Z2023-10-2220232023-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43622TID:203461347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:28.906744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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