Quando o idoso anda de skate : o impacto do efeito de teste sobre a ativação e inibição de estereótipos de idade e de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, João Tiago Costa Pereira Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27164
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
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spelling Quando o idoso anda de skate : o impacto do efeito de teste sobre a ativação e inibição de estereótipos de idade e de géneroCategorização socialAprendizagem implícitaMemóriaTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016Quando percecionamos uma pessoa desconhecida muitas vezes baseamo-nos em informação categorial para formar impressões. Neste trabalho foi analisada a influência do contexto sobre a utilização de categorias sociais básicas relevantes para codificar informação, explorando se categorias irrelevantes são ignoradas ou inibidas. Para isso realizámos um experimento constituído por quatro ciclos. Nas fases de teste destes mesmos três primeiros ciclos foi pedido aos participantes para identificarem o género ou a idade das pessoas-alvo que haviam dito, na fase de estudo, determinada frase neutra (em relação a estas categorias), com o propósito de dar oportunidade aos participantes de aprenderem implicitamente qual a categoria social relevante para garantirem um bom desempenho na tarefa. No quarto ciclo foram apresentados pares (congruentes e ingruentes) de fotografias e frases (referentes a comportamentos estereotípicos de jovens e de séniores), e foi medido o tempo de leitura despendido em cada par. Propomos que as pessoas utilizam determinadas categorias apenas quando esta estratégia se provar relevante para atingir os objetivos fornecidos pelo seu ambiente social. Os resultados obtidos sugerem que os participantes adotam estratégias de codificação mais eficazes, em função das experiências de recuperação anteriores (sendo isto verificando pelo aumento da proporção de respostas corretas ao longo dos três primeiros ciclos). Dada a relevância de uma categoria em contexto, esta fica ativada, bem como o conhecimento conceptual a si associado, que se torna mais acessível (sendo isto suportado pela diferença significativa observada na leitura de pares congruentes e incongruentes). Por outro lado, o conhecimento relativo a uma categoria concorrente irrelevante fica menos acessível, sendo esta ativamente inibida, provavelmente visto ser considerada distratora e prejudicial ao processamento de informação (neste sentido, os pares congruentes e incongruentes são processados de igual forma, não exercendo funções no processamento de informação).When we perceive a stranger, we often rely on categorical information to form impressions. In this paper we analyzed the influence of context on the use of basic social categories relevant to encode information, exploring whether irrelevant categories are ignored or suppressed. We conducted an experiment consisting of four cycles. In the test phase of the first three cycles we asked the participants to identify the gender or age of the target person who had said in the study phase, a certain neutral sentence (in relation to these categories), in order to give the participants the opportunity to learn implicitly which of the relevant social category would ensure a good performance on the task. In the fourth cycle, we presented (congruent and incongruent) pairs of photographs and phrases (referring to stereotypic behaviors of young people and seniors), and measured the time spent reading each pair. We propose that people use certain categories only when this strategy proves relevant to achieve the goals provided by their social environment. Our results suggest that participants opt for more efficient coding strategies, depending on their previous recovery experiences (shown by the increase of the proportion of correct answers over the first three cycles). If a category is contextually important, it is enabled, and the conceptual knowledge associated with it becomes more accessible. On the other hand, knowledge concerning an irrelevant category is less accessible, being actively inhibited since it is considered a distraction and harmful for processing the information (congruent and incongruent pairs are processed in the same way).Palma, Tomás Alexandre CampaniçoCardoso, Sara Loureiro,(Sara Hagá)Repositório da Universidade de LisboaAbreu, João Tiago Costa Pereira Gomes2017-03-09T16:28:37Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27164TID:201915030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:17:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:38.539276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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