Inovação e internacionalização em serviços transacionáveis: Diferenciação vertical e horizontal no caso Malo Clinic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Márcia Filipa Cavaleiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11507
Resumo: A evolução da estrutura da economia portuguesa destaca-se cada vez mais pelo crescimento do peso do setor dos serviços. As empresas estão mais dependentes de fatores como o conhecimento e o know-how, que fazem emergir uma nova dinâmica económica onde a inovação e internacionalização surgem com um papel preponderante para a competitividade e criação de valor para estas. O aumento da competitividade global, assim como a heterogeneidade das preferências e das necessidades dos consumidores começa a surgir e as empresas são estimuladas para a implementação de ações estratégicas de diferenciação vertical e horizontal, que lhes permitam atribuir qualidade e atributos à sua oferta. O reconhecimento da empresa ganha nova importância e a sua construção de imagem e reputação pode ser afetada pela própria ou por terceiros. Neste sentido, esta dissertação recorre a análise do papel da diferenciação vertical e horizontal em serviços inovadores e internacionalizáveis. Utilizando-se uma metodologia de estudo de caso a uma empresa portuguesa – MALO CLINIC Health & Wellness – onde através de dois métodos diferentes: análise bibliométrica, a publicações científicas da empresa; e análise de discurso, a peças jornalísticas sobre a mesma, pretende-se descortinar esta questão.
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