Satisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, José Eduardo Magalhães
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87463
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão (especialização em Gestão Geral)
id RCAP_bff29a5cda186ea954e82ada83ce3f2c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do MinhoSatisfaction with the quality of service provided and school dropout in the master's degrees of the School of Economics and Management at University of MinhoAbandono escolarEnsino superiorQualidadeSatisfaçãoHigher educationQualitySatisfactionSchool dropoutCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado em Gestão (especialização em Gestão Geral)Esta dissertação tem como questão principal o estudo da relação entre a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados. O estudo deste tópico foi sugerido pelo Conselho Pedagógico da Escola de Economia e Gestão e revela-se importante devido à necessidade em diminuir as taxas de abandono registadas nesta escola da Universidade do Minho, podendo ser isso alcançado através da melhoria da qualidade do serviço prestado aos estudantes. De forma a obter resposta à questão levantada, foram analisados os dados secundários fornecidos pelo Conselho Pedagógico e foi aplicado um questionário a alunos e ex-alunos da Escola de Economia e Gestão, com o propósito de descobrir as razões que conduzem os estudantes a abandonar o seu curso e que áreas da instituição causam maior insatisfação aos estudantes. Foi descoberto que razões de natureza pessoal e a falta de apoio da instituição e dos professores representam os principais motivos do abandono escolar. Relativamente à satisfação com o serviço prestado, os estudantes apresentam-se mais satisfeitos com a área académica, enquanto a área da empregabilidade e ligações com o mundo do trabalho é aquela em que se regista maior insatisfação. Dentro do grupo dos estudantes que abandonaram, verificou-se que a maior insatisfação é causada por fatores da área académica. Com base nos resultados obtidos, são feitas várias recomendações à Escola de Economia e Gestão para melhorar o serviço prestado, como a criação de sessões de aconselhamento e mentoria, mais apoio fora do horário das aulas e a aposta em aulas mais práticas e docentes com mais experiência profissional fora da universidade e maior ligação ao mundo do trabalho.The main issue of this dissertation is the study of the relationship between the quality of service provided and dropout in master's degrees. The study of this topic was suggested by the Pedagogical Council of the School of Economics and Management and it is important due to the need to reduce the dropout rates recorded in this school of University of Minho, which may be achieved by improving the quality of service provided to students. In order to get an answer to the question raised, secondary data provided by the Pedagogical Council was analyzed and a questionnaire was administered to students and former students of the School of Economics and Management, with the purpose of finding out the reasons that lead students to abandon their course and which areas of the institution cause more dissatisfaction to students. It was found that reasons of personal nature and lack of support from the institution and the instructors represent the main reasons for dropping out. Regarding satisfaction with the service provided, students are most satisfied with the academic area, while the area of employability and industry links is the one where they are most dissatisfied. Within the group of dropouts, it was found that the greatest dissatisfaction is caused by factors in the academic area. Based on the results obtained, several recommendations are made to the School of Economics and Management to improve the service provided, such as the creation of counseling and mentoring sessions, more support outside school hours and a focus on more practical classes and teachers with more professional experience outside the university and more engagement with the outside world.Sarrico, Cláudia S.Universidade do MinhoTeixeira, José Eduardo Magalhães2023-09-132023-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87463por203415442info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-09T01:21:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:37.294406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
Satisfaction with the quality of service provided and school dropout in the master's degrees of the School of Economics and Management at University of Minho
title Satisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
spellingShingle Satisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
Teixeira, José Eduardo Magalhães
Abandono escolar
Ensino superior
Qualidade
Satisfação
Higher education
Quality
Satisfaction
School dropout
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Satisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
title_full Satisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
title_fullStr Satisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
title_full_unstemmed Satisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
title_sort Satisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
author Teixeira, José Eduardo Magalhães
author_facet Teixeira, José Eduardo Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarrico, Cláudia S.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, José Eduardo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono escolar
Ensino superior
Qualidade
Satisfação
Higher education
Quality
Satisfaction
School dropout
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Abandono escolar
Ensino superior
Qualidade
Satisfação
Higher education
Quality
Satisfaction
School dropout
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de Mestrado em Gestão (especialização em Gestão Geral)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
2023-09-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/87463
url https://hdl.handle.net/1822/87463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203415442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136318780866560