Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1090 |
Resumo: | O relatório de estágio apresentado é referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e comtempla a intervenção pedagógica realizada numa sala de Educação Pré-Escolar, com crianças de idades compreendidas entre os cinco e os seis anos, e numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os oito e os 11 anos. Ao longo do estágio, realizaram-se planificações das atividades/aulas com base num trabalho cooperativo com os orientadores cooperantes. Esta cooperação permitiu a troca de informações, conhecimentos e reflexão sobre o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças, as suas necessidades e interesses e adequar a intervenção pedagógica, com vista a proporcionar aprendizagens significativas e diversificadas e, ainda, o bem-estar das crianças. De modo a adequar da melhor forma a intervenção pedagógica, procedeu-se à recolha de dados através da observação participante, de notas de campo, da pesquisa documental e posterior análise numa abordagem de investigação-ação. Com o intuito de registar as evoluções dos grupos, em cada um dos estágios, fez-se uma avaliação geral dos mesmos e na componente de Educação Pré-Escolar efetuou-se, ainda, a avaliação de uma criança em particular. Todo este processo permitiu verificar o impacto da intervenção realizada, em ambos os estágios, relativamente ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças. A intervenção realizada com a comunidade educativa possibilitou estabelecer relações com os diversos intervenientes e, ainda, uma melhor compreensão da dinâmica dos estabelecimentos de educação. |
id |
RCAP_bffda5e8a35e887ae17710921574940e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1090 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do GaleãoPré-escola1.º Ciclo do Ensino BásicoReflexãoAvaliaçãoEstágioEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio apresentado é referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e comtempla a intervenção pedagógica realizada numa sala de Educação Pré-Escolar, com crianças de idades compreendidas entre os cinco e os seis anos, e numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os oito e os 11 anos. Ao longo do estágio, realizaram-se planificações das atividades/aulas com base num trabalho cooperativo com os orientadores cooperantes. Esta cooperação permitiu a troca de informações, conhecimentos e reflexão sobre o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças, as suas necessidades e interesses e adequar a intervenção pedagógica, com vista a proporcionar aprendizagens significativas e diversificadas e, ainda, o bem-estar das crianças. De modo a adequar da melhor forma a intervenção pedagógica, procedeu-se à recolha de dados através da observação participante, de notas de campo, da pesquisa documental e posterior análise numa abordagem de investigação-ação. Com o intuito de registar as evoluções dos grupos, em cada um dos estágios, fez-se uma avaliação geral dos mesmos e na componente de Educação Pré-Escolar efetuou-se, ainda, a avaliação de uma criança em particular. Todo este processo permitiu verificar o impacto da intervenção realizada, em ambos os estágios, relativamente ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças. A intervenção realizada com a comunidade educativa possibilitou estabelecer relações com os diversos intervenientes e, ainda, uma melhor compreensão da dinâmica dos estabelecimentos de educação.Mendes, Guida Reis RodriguesDigitUMaFreitas, Nícola Baltazar de2016-04-11T00:30:10Z2013-11-01T00:00:00Z2013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1090201176262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:47.813839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão |
title |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão |
spellingShingle |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão Freitas, Nícola Baltazar de Pré-escola 1.º Ciclo do Ensino Básico Reflexão Avaliação Estágio Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão |
title_full |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão |
title_fullStr |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão |
title_sort |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão |
author |
Freitas, Nícola Baltazar de |
author_facet |
Freitas, Nícola Baltazar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Guida Reis Rodrigues DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Nícola Baltazar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escola 1.º Ciclo do Ensino Básico Reflexão Avaliação Estágio Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Pré-escola 1.º Ciclo do Ensino Básico Reflexão Avaliação Estágio Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório de estágio apresentado é referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e comtempla a intervenção pedagógica realizada numa sala de Educação Pré-Escolar, com crianças de idades compreendidas entre os cinco e os seis anos, e numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os oito e os 11 anos. Ao longo do estágio, realizaram-se planificações das atividades/aulas com base num trabalho cooperativo com os orientadores cooperantes. Esta cooperação permitiu a troca de informações, conhecimentos e reflexão sobre o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças, as suas necessidades e interesses e adequar a intervenção pedagógica, com vista a proporcionar aprendizagens significativas e diversificadas e, ainda, o bem-estar das crianças. De modo a adequar da melhor forma a intervenção pedagógica, procedeu-se à recolha de dados através da observação participante, de notas de campo, da pesquisa documental e posterior análise numa abordagem de investigação-ação. Com o intuito de registar as evoluções dos grupos, em cada um dos estágios, fez-se uma avaliação geral dos mesmos e na componente de Educação Pré-Escolar efetuou-se, ainda, a avaliação de uma criança em particular. Todo este processo permitiu verificar o impacto da intervenção realizada, em ambos os estágios, relativamente ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças. A intervenção realizada com a comunidade educativa possibilitou estabelecer relações com os diversos intervenientes e, ainda, uma melhor compreensão da dinâmica dos estabelecimentos de educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-01T00:00:00Z 2013-11-01T00:00:00Z 2016-04-11T00:30:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1090 201176262 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1090 |
identifier_str_mv |
201176262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129907712753664 |