Velhice institucionalizada e não institucionalizada: dois caminhos para o envelhecimento ativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/44494 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
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Velhice institucionalizada e não institucionalizada: dois caminhos para o envelhecimento ativoInstitutionalized and non-institutionalized old age: two paths for active agingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O projeto socioeducativo, "Velhice Institucionalizada e Não Institucionalizada: Dois Caminhos para o Envelhecimento Ativo", está inserido no Mestrado em Educação, área de especialização, Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, implementado durante nove meses, no Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, concelho de Guimarães. Este tem por objetivo ser um contributo para o envelhecimento ativo, através da dinamização de atividades de caráter social, cultural, físico e cognitivo, em contexto de centro de dia e apoio domiciliário, com o público idoso. O estudo foi realizado tendo por base estudos na área do envelhecimento e envelhecimento ativo. A metodologia qualitativa, é a protagonista do estudo, sendo a investigação-ação o paradigma utilizado e apresentado, juntamente, com as técnicas de investigação, intervenção e avaliação, aplicadas. O relatório desenvolve-se em quatro capítulos, precedendo-lhes a introdução. O capítulo um - Enquadramento Contextual do Estágio - onde se caraterizam a instituição e o público-alvo e se aborda a problemática; o capítulo dois - Enquadramento Teórico da Problemática de Investigação/Intervenção - dedicado à apresentação dos contributos teóricos em torno do envelhecimento e envelhecimento ativo que fazem parte do projeto; capítulo três - Enquadramento Metodológico do Estágio - onde são explanadas, a metodologia, paradigma e técnicas de investigação/intervenção/avaliação, aplicadas no projeto; por último, o capítulo quatro - Apresentação e Discussão do Processo de Intervenção/Investigação - onde descrevemos as atividades realizadas e discutimos os dados obtidos através das fases de avaliação. O relatório finda, com as considerações finais onde falamos do impacto do projeto a nível pessoal, institucional e a nível de conhecimentos construídos.The project "Institutionalized and non-Institutionalized Old Age: two paths for Active Aging"is part of the master’s degree in education, specialization area in Adult Education and Community Intervention, of University of Minho. It was implemented during nine months in the Social Centre Padre Manuel Joaquim de Sousa, in the county of Guimarães. It is intended to be a contribution to active aging through the promotion of social, cultural, physical and cognitive activities in the context of day care and home care. This report, which gives an account to the referred project, is developed in four chapters, preceded by an introduction. Chapter I – Contextual Framework of Internship – characterizes the institution and the target audience. Chapter II - Theoretical Framework of Research/ Intervention Issues – is dedicated to the presentation of the theoretical contributions around aging and active aging. Chapter III - Methodological Framework of Internship – explains the methodology, paradigm and techniques of research/intervention/evaluation, applied in this project. Chapter IV – Presentation and Discussion of the Intervention/Investigation Process – describes the activities that were done and discusses the data obtained in the different evaluation stages. The report ends with Final Considerations, which includes a description of the impact of the project on a personal and institutional level as well as knowledge acquired during the project. Then follows the bibliography, appendices and attachments.Casulo, José Carlos de OliveiraUniversidade do MinhoSilva, Eva Moreira da20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/44494por201281392info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:24.202406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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