Realidade Aumentada e Sensibilização Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Cheila Morais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/158018
Resumo: O presente trabalho de projeto visa estudar a reação do público à junção de realidade aumentada com mensagens de sensibilização social. Dada a inovação e novidade que carrega a tecnologia de realidade aumentada e verificada a sua utilidade em variadas outras áreas como medicina, marketing e comércio online, é pretendido aferir a sua viabilidade no contexto de campanhas de sensibilização social. Para o efeito, é prototipada uma experiência digital. A viabilidade da utilização da tecnologia virtual é estudada por meio do preenchimento de questionários para comparação entre dois grupos experimentais expostos à mesma mensagem de sensibilização social sobre saúde mental utilizando meios diferentes: um exposto à realidade aumentada e outro, o meio mais convencional, exposto à leitura de um panfleto impresso. Os resultados provam que a utilização de realidade aumentada mostra-se promissora na propagação, impacto e interiorização de mensagens de sensibilização social.
id RCAP_c02435c9401932def15b299a7cb3909e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/158018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realidade Aumentada e Sensibilização SocialRealidade aumentadaSensibilização socialSaúde mentalMedia imersivosNovos mediaAugmented realitySocial awarenessMental healthImmersive mediaNew mediaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente trabalho de projeto visa estudar a reação do público à junção de realidade aumentada com mensagens de sensibilização social. Dada a inovação e novidade que carrega a tecnologia de realidade aumentada e verificada a sua utilidade em variadas outras áreas como medicina, marketing e comércio online, é pretendido aferir a sua viabilidade no contexto de campanhas de sensibilização social. Para o efeito, é prototipada uma experiência digital. A viabilidade da utilização da tecnologia virtual é estudada por meio do preenchimento de questionários para comparação entre dois grupos experimentais expostos à mesma mensagem de sensibilização social sobre saúde mental utilizando meios diferentes: um exposto à realidade aumentada e outro, o meio mais convencional, exposto à leitura de um panfleto impresso. Os resultados provam que a utilização de realidade aumentada mostra-se promissora na propagação, impacto e interiorização de mensagens de sensibilização social.This project work aims to study the public’s reaction to the combination of augmented reality with social awareness messages. Given the innovation and novelty that augmented reality technology carries and verified its usefulness in several other areas such as medicine, marketing and online commerce, it is intended to assess its viability in the context of social awareness campaigns. For this purpose, a digital experience is prototyped. The feasibility of using virtual technology is studied by completing questionnaires to compare two experimental groups exposed to the same social awareness message about mental health using different means: one exposed to augmented reality and the other, the more conventional method, exposed to reading a printed pamphlet. The results prove that augmented reality shows promise in the propagation, impact and internalization of social awareness messages.Vicente, Paulo Nuno GouveiaRUNVieira, Cheila Morais2023-09-20T10:58:18Z2023-04-212023-03-282023-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/158018TID:203285875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:40:17Zoai:run.unl.pt:10362/158018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:57.077274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realidade Aumentada e Sensibilização Social
title Realidade Aumentada e Sensibilização Social
spellingShingle Realidade Aumentada e Sensibilização Social
Vieira, Cheila Morais
Realidade aumentada
Sensibilização social
Saúde mental
Media imersivos
Novos media
Augmented reality
Social awareness
Mental health
Immersive media
New media
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Realidade Aumentada e Sensibilização Social
title_full Realidade Aumentada e Sensibilização Social
title_fullStr Realidade Aumentada e Sensibilização Social
title_full_unstemmed Realidade Aumentada e Sensibilização Social
title_sort Realidade Aumentada e Sensibilização Social
author Vieira, Cheila Morais
author_facet Vieira, Cheila Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Paulo Nuno Gouveia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Cheila Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
Sensibilização social
Saúde mental
Media imersivos
Novos media
Augmented reality
Social awareness
Mental health
Immersive media
New media
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Realidade aumentada
Sensibilização social
Saúde mental
Media imersivos
Novos media
Augmented reality
Social awareness
Mental health
Immersive media
New media
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente trabalho de projeto visa estudar a reação do público à junção de realidade aumentada com mensagens de sensibilização social. Dada a inovação e novidade que carrega a tecnologia de realidade aumentada e verificada a sua utilidade em variadas outras áreas como medicina, marketing e comércio online, é pretendido aferir a sua viabilidade no contexto de campanhas de sensibilização social. Para o efeito, é prototipada uma experiência digital. A viabilidade da utilização da tecnologia virtual é estudada por meio do preenchimento de questionários para comparação entre dois grupos experimentais expostos à mesma mensagem de sensibilização social sobre saúde mental utilizando meios diferentes: um exposto à realidade aumentada e outro, o meio mais convencional, exposto à leitura de um panfleto impresso. Os resultados provam que a utilização de realidade aumentada mostra-se promissora na propagação, impacto e interiorização de mensagens de sensibilização social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-20T10:58:18Z
2023-04-21
2023-03-28
2023-04-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/158018
TID:203285875
url http://hdl.handle.net/10362/158018
identifier_str_mv TID:203285875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138153026551808