Realidade Aumentada e Sensibilização Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/158018 |
Resumo: | O presente trabalho de projeto visa estudar a reação do público à junção de realidade aumentada com mensagens de sensibilização social. Dada a inovação e novidade que carrega a tecnologia de realidade aumentada e verificada a sua utilidade em variadas outras áreas como medicina, marketing e comércio online, é pretendido aferir a sua viabilidade no contexto de campanhas de sensibilização social. Para o efeito, é prototipada uma experiência digital. A viabilidade da utilização da tecnologia virtual é estudada por meio do preenchimento de questionários para comparação entre dois grupos experimentais expostos à mesma mensagem de sensibilização social sobre saúde mental utilizando meios diferentes: um exposto à realidade aumentada e outro, o meio mais convencional, exposto à leitura de um panfleto impresso. Os resultados provam que a utilização de realidade aumentada mostra-se promissora na propagação, impacto e interiorização de mensagens de sensibilização social. |
id |
RCAP_c02435c9401932def15b299a7cb3909e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/158018 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Realidade Aumentada e Sensibilização SocialRealidade aumentadaSensibilização socialSaúde mentalMedia imersivosNovos mediaAugmented realitySocial awarenessMental healthImmersive mediaNew mediaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente trabalho de projeto visa estudar a reação do público à junção de realidade aumentada com mensagens de sensibilização social. Dada a inovação e novidade que carrega a tecnologia de realidade aumentada e verificada a sua utilidade em variadas outras áreas como medicina, marketing e comércio online, é pretendido aferir a sua viabilidade no contexto de campanhas de sensibilização social. Para o efeito, é prototipada uma experiência digital. A viabilidade da utilização da tecnologia virtual é estudada por meio do preenchimento de questionários para comparação entre dois grupos experimentais expostos à mesma mensagem de sensibilização social sobre saúde mental utilizando meios diferentes: um exposto à realidade aumentada e outro, o meio mais convencional, exposto à leitura de um panfleto impresso. Os resultados provam que a utilização de realidade aumentada mostra-se promissora na propagação, impacto e interiorização de mensagens de sensibilização social.This project work aims to study the public’s reaction to the combination of augmented reality with social awareness messages. Given the innovation and novelty that augmented reality technology carries and verified its usefulness in several other areas such as medicine, marketing and online commerce, it is intended to assess its viability in the context of social awareness campaigns. For this purpose, a digital experience is prototyped. The feasibility of using virtual technology is studied by completing questionnaires to compare two experimental groups exposed to the same social awareness message about mental health using different means: one exposed to augmented reality and the other, the more conventional method, exposed to reading a printed pamphlet. The results prove that augmented reality shows promise in the propagation, impact and internalization of social awareness messages.Vicente, Paulo Nuno GouveiaRUNVieira, Cheila Morais2023-09-20T10:58:18Z2023-04-212023-03-282023-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/158018TID:203285875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:40:17Zoai:run.unl.pt:10362/158018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:57.077274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade Aumentada e Sensibilização Social |
title |
Realidade Aumentada e Sensibilização Social |
spellingShingle |
Realidade Aumentada e Sensibilização Social Vieira, Cheila Morais Realidade aumentada Sensibilização social Saúde mental Media imersivos Novos media Augmented reality Social awareness Mental health Immersive media New media Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Realidade Aumentada e Sensibilização Social |
title_full |
Realidade Aumentada e Sensibilização Social |
title_fullStr |
Realidade Aumentada e Sensibilização Social |
title_full_unstemmed |
Realidade Aumentada e Sensibilização Social |
title_sort |
Realidade Aumentada e Sensibilização Social |
author |
Vieira, Cheila Morais |
author_facet |
Vieira, Cheila Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Paulo Nuno Gouveia RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Cheila Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade aumentada Sensibilização social Saúde mental Media imersivos Novos media Augmented reality Social awareness Mental health Immersive media New media Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Realidade aumentada Sensibilização social Saúde mental Media imersivos Novos media Augmented reality Social awareness Mental health Immersive media New media Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O presente trabalho de projeto visa estudar a reação do público à junção de realidade aumentada com mensagens de sensibilização social. Dada a inovação e novidade que carrega a tecnologia de realidade aumentada e verificada a sua utilidade em variadas outras áreas como medicina, marketing e comércio online, é pretendido aferir a sua viabilidade no contexto de campanhas de sensibilização social. Para o efeito, é prototipada uma experiência digital. A viabilidade da utilização da tecnologia virtual é estudada por meio do preenchimento de questionários para comparação entre dois grupos experimentais expostos à mesma mensagem de sensibilização social sobre saúde mental utilizando meios diferentes: um exposto à realidade aumentada e outro, o meio mais convencional, exposto à leitura de um panfleto impresso. Os resultados provam que a utilização de realidade aumentada mostra-se promissora na propagação, impacto e interiorização de mensagens de sensibilização social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-20T10:58:18Z 2023-04-21 2023-03-28 2023-04-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/158018 TID:203285875 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/158018 |
identifier_str_mv |
TID:203285875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138153026551808 |