O impacto dos blogs de moda no relacionamento com marcas de consumo simbólico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Luísa Beatriz Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38322
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_c02b8903ab923cd4c668fba14347d686
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos blogs de moda no relacionamento com marcas de consumo simbólicoBlogs de modaMotivação hedónicaMotivação utilitáriaElectronic word-of-mouth (eWOM)Consumo simbólicoRelacionamento com a marcaFashion blogsHedonic motivationUtilitarian motivationSymbolic consumptionBrand relationshipDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaA forte presença de marcas nos blogs de moda tem por objetivo influenciar o comportamento dos seus leitores com as mesmas. De uma forma geral, as marcas divulgadas nestes blogs são mais orientadas para o consumo simbólico. Por conseguinte, este estudo analisa a relação do leitor com os blogs de moda, a sua motivação para ler os conteúdos e o impacto que estes têm nos relacionamentos que os consumidores estabelecem com as marcas divulgadas, a intenção de compra e o electronic word-of-mouth gerado em torno do conteúdo presente no blog de moda. O fenómeno dos blogs de moda tornou-se muito popular entre os consumidores e as empresas de moda nos últimos anos. Na perspetiva das marcas, os blogs podem ser influenciadores, promovendo e gerando um impacto de persuasão muito forte com preços inferiores aos praticados com a publicidade comum. O consumo simbólico está sempre em movimento, uma vez que está em constante fluxo de e para os seus vários locais no mundo social, auxiliados pelos esforços coletivos e individuais de designers, produtores, marketers e consumidores. O estudo tem por objetivo interpretar em que sentido os blogs de moda influenciam o relacionamento do consumidor com a marca de consumo simbólico. A recolha de dados foi realizada através do método de questionário junto de frequentadores de blogs de moda. Os testes de hipóteses foram realizados com base numa amostra de 132 consumidores de marcas de consumo simbólico representadas em blogs de modas. Os resultados obtidos indicam que os conteúdos dos blogs de moda influenciam a motivação e a eWOM dos leitores, que por sua vez que influenciam a intenção de compra. As variáveis estudadas têm um impacto significativo no relacionamento dos consumidores com a marca.The strong presence of brands on fashion blogs motivates the analysis of their influence on the relationship that is established between fashion their readers and symbolic consumption brands. In general, the brands disclosed in these blogs are more oriented to the symbolic consumption. Consequently this study tackles the relationship between the reader and fashion blogs, the motivation to read their contents and the impact these have on the relationships that consumers have with the brands disclosed, the purchase intension and the electronic word-of-mouth generated around the content in the fashion blog. The phenomenon of fashion blogs has become very popular among consumers and fashion companies in the past few years. From the perspective of the brands, blogs can be influencers, promoting and creating a very strong persuasive impact with prices lower than those with common advertising. The symbolic consumption is always in motion, as it is in constant flux to and from their various locations in the social world, assisted by the collective and individual efforts of designers, producers, marketers and consumers. The study aims to interpret in what sense the fashion blogs influence the consumer's relationship with the brand of symbolic consumption. Data collection was performed using a survey as quantitative method among regulars of fashion blogs. The hypothesis tests were conducted based on a sample of 132 consumers of brands of symbolic consumption represented in fashion blogs. The obtained results indicate that the contents of fashion blogs influence motivation and the eWOM of the readers which, in turn, are impacting on purchase intent. The variables studied have a significant impact on the relationship of consumers with the brand.Nobre, HelenaUniversidade do MinhoMeneses, Luísa Beatriz Pereira20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38322por201072327info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:39.514079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos blogs de moda no relacionamento com marcas de consumo simbólico
title O impacto dos blogs de moda no relacionamento com marcas de consumo simbólico
spellingShingle O impacto dos blogs de moda no relacionamento com marcas de consumo simbólico
Meneses, Luísa Beatriz Pereira
Blogs de moda
Motivação hedónica
Motivação utilitária
Electronic word-of-mouth (eWOM)
Consumo simbólico
Relacionamento com a marca
Fashion blogs
Hedonic motivation
Utilitarian motivation
Symbolic consumption
Brand relationship
title_short O impacto dos blogs de moda no relacionamento com marcas de consumo simbólico
title_full O impacto dos blogs de moda no relacionamento com marcas de consumo simbólico
title_fullStr O impacto dos blogs de moda no relacionamento com marcas de consumo simbólico
title_full_unstemmed O impacto dos blogs de moda no relacionamento com marcas de consumo simbólico
title_sort O impacto dos blogs de moda no relacionamento com marcas de consumo simbólico
author Meneses, Luísa Beatriz Pereira
author_facet Meneses, Luísa Beatriz Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Luísa Beatriz Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Blogs de moda
Motivação hedónica
Motivação utilitária
Electronic word-of-mouth (eWOM)
Consumo simbólico
Relacionamento com a marca
Fashion blogs
Hedonic motivation
Utilitarian motivation
Symbolic consumption
Brand relationship
topic Blogs de moda
Motivação hedónica
Motivação utilitária
Electronic word-of-mouth (eWOM)
Consumo simbólico
Relacionamento com a marca
Fashion blogs
Hedonic motivation
Utilitarian motivation
Symbolic consumption
Brand relationship
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38322
url http://hdl.handle.net/1822/38322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201072327
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132303349252096