Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, João
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26785
Resumo: Neste texto serão avaliadas as condições de mudança dos factos migratórios, que poderão resultar de uma lógica de «etapas» ou «regimes» ou, pelo contrário, revelar uma dinâmica irregular e sujeita a factores imprevistos de curto prazo. Será mencionado como exemplo o caso português, com a passagem de uma fase de emigração para uma de imigração, mas com múltiplas irregularidades de evolução subjacentes. Estas irregularidades demonstram que a ideia de evolução simples não corresponde inteiramente à realidade, pelo que a atribuição de factores explicativos primordiais se revela problemática. Serão descritos, em primeiro lugar, os elementos teóricos que sugerem a existência de «fases» ou «regimes» migratórios e de mobilidade. Em segundo lugar, será revista a situação portuguesa face às migrações internacionais tanto no que se refere à emigração como à imigração. Finalmente, serão combinados esses contributos, tentando verificar se existem ou não condições para se falar de lógicas teóricas de evolução, isto é, se devemos ou não aceitar a ideia de previsibilidade de evolução.
id RCAP_c02bf025f66a6643a9befa1eed4864a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/26785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em PortugalImigração internacionalMobilidadeMercado de trabalhoDemografiaImpacto socioeconómicoPortugalNeste texto serão avaliadas as condições de mudança dos factos migratórios, que poderão resultar de uma lógica de «etapas» ou «regimes» ou, pelo contrário, revelar uma dinâmica irregular e sujeita a factores imprevistos de curto prazo. Será mencionado como exemplo o caso português, com a passagem de uma fase de emigração para uma de imigração, mas com múltiplas irregularidades de evolução subjacentes. Estas irregularidades demonstram que a ideia de evolução simples não corresponde inteiramente à realidade, pelo que a atribuição de factores explicativos primordiais se revela problemática. Serão descritos, em primeiro lugar, os elementos teóricos que sugerem a existência de «fases» ou «regimes» migratórios e de mobilidade. Em segundo lugar, será revista a situação portuguesa face às migrações internacionais tanto no que se refere à emigração como à imigração. Finalmente, serão combinados esses contributos, tentando verificar se existem ou não condições para se falar de lógicas teóricas de evolução, isto é, se devemos ou não aceitar a ideia de previsibilidade de evolução.Instituto Ciências Sociais da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaPeixoto, João2023-01-09T17:48:27Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26785porPeixoto, João .(2007). “Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal”. Análise Social, Vol. 42, No. 183, Demografia: pp. 445-469. (Search PDF in 2022)2182-2999 (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T19:25:54Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/26785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T19:25:54Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal
title Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal
spellingShingle Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal
Peixoto, João
Imigração internacional
Mobilidade
Mercado de trabalho
Demografia
Impacto socioeconómico
Portugal
title_short Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal
title_full Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal
title_fullStr Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal
title_full_unstemmed Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal
title_sort Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal
author Peixoto, João
author_facet Peixoto, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, João
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração internacional
Mobilidade
Mercado de trabalho
Demografia
Impacto socioeconómico
Portugal
topic Imigração internacional
Mobilidade
Mercado de trabalho
Demografia
Impacto socioeconómico
Portugal
description Neste texto serão avaliadas as condições de mudança dos factos migratórios, que poderão resultar de uma lógica de «etapas» ou «regimes» ou, pelo contrário, revelar uma dinâmica irregular e sujeita a factores imprevistos de curto prazo. Será mencionado como exemplo o caso português, com a passagem de uma fase de emigração para uma de imigração, mas com múltiplas irregularidades de evolução subjacentes. Estas irregularidades demonstram que a ideia de evolução simples não corresponde inteiramente à realidade, pelo que a atribuição de factores explicativos primordiais se revela problemática. Serão descritos, em primeiro lugar, os elementos teóricos que sugerem a existência de «fases» ou «regimes» migratórios e de mobilidade. Em segundo lugar, será revista a situação portuguesa face às migrações internacionais tanto no que se refere à emigração como à imigração. Finalmente, serão combinados esses contributos, tentando verificar se existem ou não condições para se falar de lógicas teóricas de evolução, isto é, se devemos ou não aceitar a ideia de previsibilidade de evolução.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2023-01-09T17:48:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26785
url http://hdl.handle.net/10400.5/26785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Peixoto, João .(2007). “Dinâmicas e regimes migratórios : o caso das migrações internacionais em Portugal”. Análise Social, Vol. 42, No. 183, Demografia: pp. 445-469. (Search PDF in 2022)
2182-2999 (Online)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549519174238208