Missões inversas e modos de entrada : o caso do Agribusiness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pião, Ana Isabel Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31879
Resumo: As Missões Inversas, uma ferramenta da Diplomacia Comercial, inserem-se nos Programas de Promoção de Exportação e visam alavancar a internacionalização das empresas. Alguns resultados da participação nas missões envolvem a avaliação da performance exportadora da empresa, contudo quis verificar os efeitos que a participação nas missões inversas têm nos modos de entrada. Surgiu então a questão de investigação principal “Qual o impacto das missões inversas nos modos de entrada?”. Pretendeu-se, assim, analisar as missões inversas Agribusiness do AgroCluster, Cluster Agroindustrial do Ribatejo, cujas edições realizaram-se em 2014, 2016, 2017 e 2019. Suportei a investigação no estudo de caso para responder à questão de investigação. Com recurso a dados primários, como entrevistas a empresários, e a dados secundários, como pesquisa nas páginas da internet, notas de imprensa e outros documentos, e o auxílio do Nvivo, um software de análise de dados qualitativos, consegui retirar as principais conclusões do estudo. Em particular, verifiquei que a exportação é o modo de entrada preferido das empresas porque exige menos controlo e menos investimento, tornando-se por isso mais célere. Percebi, também, que depois de participarem no Agribusiness, as empresas adquirem mais conhecimento, fortalecem contactos, diversificam os mercados e alcançam mais oportunidades de negócio. Por outro lado, as empresas podem tornar-se mais dependentes destes programas, não criando a oportunidade para efetuarem outro tipo de empreendimentos internacionais sozinhas. Adicionalmente, as missões inversas podem suportar possíveis investimentos internos nos países visitados (anfitriões), para além da promoção das exportações a que se destinam.
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