Desenho no espaço: experiência artística a partir do lugar em Ovar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18508 |
Resumo: | O propósito deste trabalho é o de perceber de que forma a experiência processual do artista no lugar resulta em desenho no espaço por meio de site-specific e como ela, ao ser conceptualizada, é usufruída. Nessa perspectiva, como desenvolver experiências artísticas a partir do lugar emergindo no desenho no espaço? A fim de compreender o processo inerente à prática do artista no lugar (e respectiva apercepção do espectador), apresenta-se, neste trabalho, o conjunto de experiências artísticas desenvolvidas a partir do lugar em que o desenho emerge. É analisada a experiência processual de artistas como Gertrud Goldschmidt, Richard Serra e Monika Grzymala, que mostram o modo como o desenho ultrapassa os limites da bidimensionalidade; John Grade que traduz a experiência do lugar em instalações que se deslocam no espaço e Maya Lin que a partir da topologia desencadeia instalações sobre o lugar. A partir da metodologia baseada numa investigação pela prática artística, reflexiva e autocrítica dos processos aplicados desencadeia a concretização do projecto BOUNDARIES OF THE WATER LINES do qual se concretizam três sub-projetos: Lines Above the Water; Expanding The Line in a Water Boundary e Water Under The Lines, concebidos para três lugares ligados entre si, topologicamente, pela matriz da água. Para tal, são levados em conta os estudos históricos, topográficos e topológicos dos três lugares. São desenvolvidas experimentações, estudos projectuais, maquetes e registos fotográficos. Os resultados obtidos mostram que o desenho revela a sua especificidade do contacto com o artista, num entendimento sobre o espaço-lugar enquanto suporte que acolhe o desenho e que com ele se relaciona pela materialidade apresentada. É possível a materialização dos projectos conforme o idealizado, promovendo uma articulação e fusão multidisciplinar capaz de permitir o desenvolvimento de processos de acção do desenho no espaço e no contexto do lugar. Oferece ao usufruidor significado e entendimento sobre os lugares, uns pouco acessíveis ao público outros quase imperceptíveis, por meio de uma ligação que só foi possível pelo acto do caminhar. A experiência imersiva no desenho e os contributos do networkism abordados neste trabalho não esgotam a sua análise pelo que fica em aberto um espaço para futuras investigações. |
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É analisada a experiência processual de artistas como Gertrud Goldschmidt, Richard Serra e Monika Grzymala, que mostram o modo como o desenho ultrapassa os limites da bidimensionalidade; John Grade que traduz a experiência do lugar em instalações que se deslocam no espaço e Maya Lin que a partir da topologia desencadeia instalações sobre o lugar. A partir da metodologia baseada numa investigação pela prática artística, reflexiva e autocrítica dos processos aplicados desencadeia a concretização do projecto BOUNDARIES OF THE WATER LINES do qual se concretizam três sub-projetos: Lines Above the Water; Expanding The Line in a Water Boundary e Water Under The Lines, concebidos para três lugares ligados entre si, topologicamente, pela matriz da água. Para tal, são levados em conta os estudos históricos, topográficos e topológicos dos três lugares. São desenvolvidas experimentações, estudos projectuais, maquetes e registos fotográficos. Os resultados obtidos mostram que o desenho revela a sua especificidade do contacto com o artista, num entendimento sobre o espaço-lugar enquanto suporte que acolhe o desenho e que com ele se relaciona pela materialidade apresentada. É possível a materialização dos projectos conforme o idealizado, promovendo uma articulação e fusão multidisciplinar capaz de permitir o desenvolvimento de processos de acção do desenho no espaço e no contexto do lugar. Oferece ao usufruidor significado e entendimento sobre os lugares, uns pouco acessíveis ao público outros quase imperceptíveis, por meio de uma ligação que só foi possível pelo acto do caminhar. A experiência imersiva no desenho e os contributos do networkism abordados neste trabalho não esgotam a sua análise pelo que fica em aberto um espaço para futuras investigações.The purpose of this study was to understand how the artist's procedural site-specific experience results in a drawing in space and how it is enjoyed when conceptualized. Bearing this in mind, how should artistic experiences be developed from the place, emerging then as drawing in space? In order to understand the process inherent to the artist's practice in the place (and the respective apperception of the observer), we present, in this study, the set of artistic experiences developed from the place where the drawing emerges. It analyzes the procedural experience of artists such as Gertrud Goldschmidt, Richard Serra and Monika Grzymala, who show how the drawing goes beyond the limits of twodimensionality; John Grade who translates the experience of the place into installations moving in space and Maya Lin whose installations are triggered by topology. Based on a methodology developed around research of artistic practice, reflection and self-criticism of the applied processes, the BOUNDARIES OF THE WATER LINES project was implemented with three sub-projects: Lines Above the Water; Expanding The Line in a Water Boundary and Water Under The Lines, designed for three places topologically linked together by a water matrix. For this purpose, the history, topography and topology of the three locations were taken into account. Photographs, project studies, drawings and mockups, and materiality trials were developed. The results show that the drawing reveals the specificity of the contact with the artist, in an understanding about space-place as a support that welcomes the drawing and that is related with it via the presented materiality. Therefore, envisioned projects are made possible through multidisciplinary use, which enables the drawing process in a space and in a context of a place. The user can get to understand the places, which is either very hard or almost impossible for the general public to achieve, by making a connection which can only be achieved through the process of walking. The immersive experience in drawing and the contributions of networkism, taken into account in this study, are still open to future research.Universidade de Aveiro2017-10-12T09:44:04Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18508TID:201935074porFerreira, Sara Susana Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:35:08Zoai:ria.ua.pt:10773/18508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:14.522422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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