Estudo do comportamento térmico de fluidos em tubos capilares de refrigeração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Ana Luísa dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7738
Resumo: Devido a todos os problemas associados ao uso de CFC houve a preocupação crescente em se arranjar soluções mais adequadas e que não fossem prejudiciais, tanto ao Homem como ao meio ambiente. Toda esta preocupação advém desde a década de 80, após se descobrir que a camada de ozono estava a ser afetada devido ao uso de CFC. Foram posteriormente criados acordos, o protocolo de Montreal e o protocolo de Quioto que tinham em atenção todos estes problemas. Atualmente são usados sistemas de refrigeração, quer domésticos quer industriais, com fluidos frigorigéneos de várias classes, onde alguns são mais nocivos para o Homem/meio ambiente do que outros. Tendo em atenção este problema, foi usado no presente trabalho o fluido frigorigéneo R-134a. A presente dissertação focou-se no estudo da transferência de calor em dois modelos de tubos capilares, sendo o primeiro modelo de tubos concêntricos e o segundo modelo de tubos paralelos ligados por solda, onde a transferência de calor é feita pela zona da soldadura. Tendo por objetivo a comparação da simulação feita em ANSYS fluent com os dados experimentais publicados na comunidade cientifica. Considerando os modelos experimentais foram realizados os dois modelos, sendo o primeiro (Modelo 1) com o comprimento de 1 metro e diâmetros interiores de 7,86 e 49,86 milímetros, onde o tubo de menor diâmetro tem espessura de 1 milímetro e o de diâmetro maior tem espessura de tudo de 15 milímetros. Para o segundo modelo (Modelo 2), este ligado por soldadura, também ele com o comprimento de 1 metro e diâmetros interiores de 7,86 e 49,86 milímetros sendo a soldadura de 1,5 milímetros e respetivas espessuras de 1 milímetro e 15 milímetros. No interior dos tubos, há um escoamento do fluido frigorigéneo R-134a. Para a elaboração destas geometrias recorreu-se ao ANSYS Workbench – DesignModeler, onde para o Modelo 1 foi feito uma geometria tridimensional e para o Modelo 2 uma geometria bidimensional. Seguidamente foi realizada a malha, com recurso ANSYS Workbench – Meshing, em que no Modelo 1 é uma malha híbrida e para o Modelo 2 foi considerada uma malha estruturada. A simulação de ambos os modelos foi efetuada com escoamento em corrente paralela e contra corrente. Os resultados obtidos pelas simulações efetuadas são fiáveis, tendo todas elas um erro inferior ao apresentado na literatura, sendo que as simulações são bastante próximas dos dados experimentais.
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A presente dissertação focou-se no estudo da transferência de calor em dois modelos de tubos capilares, sendo o primeiro modelo de tubos concêntricos e o segundo modelo de tubos paralelos ligados por solda, onde a transferência de calor é feita pela zona da soldadura. Tendo por objetivo a comparação da simulação feita em ANSYS fluent com os dados experimentais publicados na comunidade cientifica. Considerando os modelos experimentais foram realizados os dois modelos, sendo o primeiro (Modelo 1) com o comprimento de 1 metro e diâmetros interiores de 7,86 e 49,86 milímetros, onde o tubo de menor diâmetro tem espessura de 1 milímetro e o de diâmetro maior tem espessura de tudo de 15 milímetros. Para o segundo modelo (Modelo 2), este ligado por soldadura, também ele com o comprimento de 1 metro e diâmetros interiores de 7,86 e 49,86 milímetros sendo a soldadura de 1,5 milímetros e respetivas espessuras de 1 milímetro e 15 milímetros. No interior dos tubos, há um escoamento do fluido frigorigéneo R-134a. Para a elaboração destas geometrias recorreu-se ao ANSYS Workbench – DesignModeler, onde para o Modelo 1 foi feito uma geometria tridimensional e para o Modelo 2 uma geometria bidimensional. Seguidamente foi realizada a malha, com recurso ANSYS Workbench – Meshing, em que no Modelo 1 é uma malha híbrida e para o Modelo 2 foi considerada uma malha estruturada. A simulação de ambos os modelos foi efetuada com escoamento em corrente paralela e contra corrente. Os resultados obtidos pelas simulações efetuadas são fiáveis, tendo todas elas um erro inferior ao apresentado na literatura, sendo que as simulações são bastante próximas dos dados experimentais.Due to all the problems associated with the use of CFCs, there was a growing concern to find more appropriate and non-detrimental solutions for both humans and the environment. All this concern comes from the 1980s, after it was discovered that the ozone layer was being affected by the use of CFCs. Agreements were subsequently made, the Montreal Protocol and the Kyoto Protocol which addressed all these problems. Presently refrigeration systems, domestic and industrial, are being used with refrigerants of various classes, where some are more harmful to man/ environment than others. Taking into account this problem, the refrigerant fluid R134a was used in the present work. The present dissertation focused on the study of heat transfer in two models of capillary tubes, the first model of concentric tubes and the second model of parallel tubes connected by welding, where the heat transfer is done by the welding zone. Aiming to compare the simulation done in ANSYS fluent with the experimental data published in the scientific community. Considering the experimental models, the two models were performed, the first one (Model 1) with a length of 1 meter and internal diameters of 7,86 and 49,86 millimeters, where the smaller diameter tube has a thickness of 1 millimeter and the one of Larger diameter has thickness of all of 15 millimeters. For the second model (Model 2), connected by welding, it also has a length of 1 meter and internal diameters of 7,86 and 49,86 millimeters being the welding of 1,5 millimeters and its thicknesses of 1 millimeter and 15 millimeters. Inside the tubes, there is a flow of refrigerant R134a. For the elaboration of these geometries we used the ANSYS Workbench - DesignModeler, where for Model 1 was made a three-dimensional geometry and for Model 2 a two-dimensional geometry. Then the mesh was made with ANSYS Workbench - Meshing, in which Model 1 is a hybrid mesh and for Model 2 it was considered a structured mesh. The simulation of both models was performed in parallel flow and counter flow. The results obtained by the simulations are reliable, all of them having a lower error than presented in the literature, and the simulations are very close to the experimental data.2017-06-14T18:25:53Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7738TID:202030784porCoutinho, Ana Luísa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:47.750566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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