O teatro na comunidade de Torres Vedras: as práticas de criação e de fruição em torno do grupo do Grémio Artístico Torreense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Benedita Isabel Geraldes Faria de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2334
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística - Especialização em Teatro na Educação
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Colocando-se a questão de que as decisões culturais dos indivíduos de uma comunidade, no que à produção e fruição do espetáculo teatral diz respeito, possam ser consequência de marcas de educação informal ligadas à ação de grupos de teatro sediados nessa comunidade, este estudo surgiu com o objetivo de perceber essas dinâmicas no contexto específico da atividade de um grupo particular. A decisão recaiu sobre o Grémio Artístico Torreense, considerando quer a história e longevidade desta Associação centenária, quer o trabalho desenvolvido pelo seu grupo amador. Este estudo de caso foi desenvolvido de acordo com a abordagem qualitativa da investigação, através de técnicas de recolha de dados como a pesquisa documental e o inquérito por entrevista, bem como de técnicas de análise descritiva dos documentos reunidos e de análise do conteúdo das entrevistas. A triangulação dos dados permitiu concluir fundamentalmente o pensamento de que as relações de afeto e partilha, e as sensações de bem-estar e felicidade ligadas à atividade teatral do grupo amador do Grémio, propiciaram as condições para a promoção de uma cultura própria cimentada pelo reconhecimento social do trabalho desenvolvido. As similitudes socioprofissionais veicularam, por sua vez, a interação entre os sócios da coletividade, condição esta fundamental para David Berlo (1999) na formação de um sistema de influências e identidade. Este facto explica a longevidade do Grémio como organização que assenta em características singulares de identidade social classista. Por conseguinte, as marcas de educação informal, como consequência da atividade teatral no seio da Associação, surgem associadas à valorização do teatro como meio de aquisição de competências pessoais e interpessoais que viabilizaram decisões de âmbito profissional, ligadas às artes performativas, tomadas por ex-elementos do grupo amador do Grémio. - Abstract This Master’s thesis in Arts Education – Specialization in Theatre in Education, is based on a research undertaken in Torres Vedras where theater is a part of tradition, making history as an element of cultural production. Asking the question whether the cultural decisions of individuals belonging to in a community, in what concerns to the production and enjoyment of the theatrical show can be a result of informal education connected to the action of theater groups based in that same community, this study undertaken to understand these dynamics in the specific context of the activity of a particular group. Grémio Artístico Torrense, an Association with over 100 years was chosen for both its own history and longevity, and the work done by this group amateur. This case study was carried out according to the qualitative research approach, using data collection techniques such as documental research and interviews as well as descriptive analysis techniques of the gathered documents and analysis of the interviews. The data triangulation lead essentially to the conclusion that the loving and sharing relationships, and also the sensations of well-being and joy directly related to the Grémio’s amateur theater activity support the conditions for the promotion of its own culture, based in the social recognition of its work. The socioprofessional similarities conveyed, in turn, the interaction between members of the community: this condition is fundamental according to David Berlo (1999), to the formation of a system of influences and identity. This explains the longevity of Grémio as an organization that relies on unique characteristics of social class identity. Therefore, the signs of informal education, as a consequence of acting within the Association, are associated with the appreciation of theater as a means of acquiring personal and interpersonal skills that enable professional decisions, related to the performing arts, taken by former Grémio’ amateur group elements.Falcão, MiguelRCIPLFreitas, Benedita Isabel Geraldes Faria de2013-03-05T11:00:48Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:07.165682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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