Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/791 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde |
id |
RCAP_c060790edd81b82308c55c6f72686f04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/791 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexualPsicologia da saúdeCulturaEducação sexualGéneroAdolescênciaInstrumentosSIDAHealth psychologyCultureSexual educationGenderAdolescenceInstrumentsAIDSDissertação de Mestrado em Psicologia da SaúdeA gravidez não planeada e as Infecções Sexualmente Transmissíveis continuam a ser problemas com prevalência elevada entre os adolescentes, o que tem graves consequências para a saúde e sérias repercussões sociais e económicas para o adolescente e para a sua família. As investigações sobre a sexualidade na adolescência têm proliferado um pouco por todo o mundo nos últimos anos e muitas têm dado especial atenção às diferenças de género e aos factores culturais e económicos associados aos comportamentos de risco. No entanto, os estudos qualitativos são ainda escassos, especialmente no que diz respeito ao estudo dos factores que devem ser trabalhados em contexto interventivo e tendo em atenção aos jovens mais carenciados. Assim, o presente estudo tem como principais objectivos compreender e caracterizar os factores de risco e os factores protectores associados à sexualidade dos adolescentes, procurando também comparar adolescentes relativamente à sua cultura, condições económicas e género. É utilizada uma metodologia mista, tendo como base técnicas quantitativas e qualitativas. A análise quantitativa engloba a base de dados do estudo HBSC de 2006 (Currie et al, 2001; Matos et al, 2003) e os resultados obtidos através de questionários passados a mais cinco turmas do 8º ano em 2008. A análise qualitativa consiste na dinamização de grupos focais, que exploram diversos aspectos relacionados com a sexualidade na adolescência. Após realização de análise de conteúdo ao material obtido através dos grupos focais é desenvolvido um trabalho de intervenção com todos os alunos do 8º ano de duas escolas, tendo como base os resultados obtidos durante da investigação. Os resultados são analisados e discutidos, tendo sido identificadas algumas características específicas da sexualidade dos adolescentes que vivem em meios mais carenciados, destacando-se a existência de menor informação, menos comunicação com os pais, maior tendência para comportamentos de risco. No final, são referidas as limitações do estudo e apontadas pistas para novas investigações, sendo enfatizada a importância da realização de mais estudos que incidam nestas populações para que sejam delineados programas de intervenção adaptados.Instituto Superior de PsicologiaRepositório do ISPAPereira, Sónia2011-08-17T14:18:28Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:54Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:53.886163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual |
title |
Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual |
spellingShingle |
Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual Pereira, Sónia Psicologia da saúde Cultura Educação sexual Género Adolescência Instrumentos SIDA Health psychology Culture Sexual education Gender Adolescence Instruments AIDS |
title_short |
Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual |
title_full |
Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual |
title_fullStr |
Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual |
title_full_unstemmed |
Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual |
title_sort |
Cultura, iniquidade social e género: Contributos para um programa de educação sexual |
author |
Pereira, Sónia |
author_facet |
Pereira, Sónia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sónia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da saúde Cultura Educação sexual Género Adolescência Instrumentos SIDA Health psychology Culture Sexual education Gender Adolescence Instruments AIDS |
topic |
Psicologia da saúde Cultura Educação sexual Género Adolescência Instrumentos SIDA Health psychology Culture Sexual education Gender Adolescence Instruments AIDS |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008-01-01T00:00:00Z 2011-08-17T14:18:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/791 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130048885686272 |