Fabrico de Antenas de Radiofrequência em membranas de Parileno-C para dispositivos wearable

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Leonor Correia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/89840
Resumo: Nos dias de hoje acresce a procura por dispositivos portáteis que permitam a monitorização pre-cisa dos sinais vitais, que se adaptem à pele do corpo e que, simultaneamente, sejam de reduzidas dimensões, biocompatíveis e apresentem durabilidade e estabilidade. Além disto, acresce em paralelo o interesse por uma comunicação fácil e sem fios, com smartphones ou outros dispositivos móveis, que tem levado ao desenvolvimento da tecnologia wearable. Posto isto, o presente trabalho tem como propósito projetar e desenvolver antenas de radiofre-quência em membranas ultrafinas de Parileno-C. Recorre-se, então, ao uso destas membranas com o intuito de responder à necessidade de um substrato flexível. Assim, com este polímero, é possível assegurar também conformidade com a pele, transparência, biocompatibilidade e o isolamento perante a eletrónica que nele é produzida. Complementarmente, este trabalho emprega a tecnologia de identi-ficação de radiofrequências (RFID) para garantir a recolha de informação de forma fácil e sem fios. Particularizando, neste estudo é desenvolvida uma antena passiva de radiofrequência que obtém a sua energia quando é aproximado um emissor de radiofrequência, convertendo esse sinal em corrente para alimentar determinado circuito que a ela possa estar ligado. Neste sentido, apresentam-se a evolução do design e tamanho das antenas e o estudo acerca da sua influência na impedância, no desempenho e na frequência de ressonância da antena. Para além da caracterização elétrica, mostram-se testes associados à conversão do sinal de radiofrequência em tensão (corrente) e do comportamento das antenas quando colocadas sob superfícies conformais, como a pele, e quando sujeitas a condições de humidade. Tendo em vista o correto funcionamento das antenas perante os testes realizados, a próxima etapa para este projeto consistirá na ligação das an-tenas com um chip para garantir a comunicação e troca de informação com um emissor a uma frequên-cia de 13,56 MHz.
id RCAP_c0626fbe422b84761a644718b09b6201
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/89840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fabrico de Antenas de Radiofrequência em membranas de Parileno-C para dispositivos wearableParileno-CAntenas de RadiofrequênciaDispositivos wearableTecnologia RFIDDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasNos dias de hoje acresce a procura por dispositivos portáteis que permitam a monitorização pre-cisa dos sinais vitais, que se adaptem à pele do corpo e que, simultaneamente, sejam de reduzidas dimensões, biocompatíveis e apresentem durabilidade e estabilidade. Além disto, acresce em paralelo o interesse por uma comunicação fácil e sem fios, com smartphones ou outros dispositivos móveis, que tem levado ao desenvolvimento da tecnologia wearable. Posto isto, o presente trabalho tem como propósito projetar e desenvolver antenas de radiofre-quência em membranas ultrafinas de Parileno-C. Recorre-se, então, ao uso destas membranas com o intuito de responder à necessidade de um substrato flexível. Assim, com este polímero, é possível assegurar também conformidade com a pele, transparência, biocompatibilidade e o isolamento perante a eletrónica que nele é produzida. Complementarmente, este trabalho emprega a tecnologia de identi-ficação de radiofrequências (RFID) para garantir a recolha de informação de forma fácil e sem fios. Particularizando, neste estudo é desenvolvida uma antena passiva de radiofrequência que obtém a sua energia quando é aproximado um emissor de radiofrequência, convertendo esse sinal em corrente para alimentar determinado circuito que a ela possa estar ligado. Neste sentido, apresentam-se a evolução do design e tamanho das antenas e o estudo acerca da sua influência na impedância, no desempenho e na frequência de ressonância da antena. Para além da caracterização elétrica, mostram-se testes associados à conversão do sinal de radiofrequência em tensão (corrente) e do comportamento das antenas quando colocadas sob superfícies conformais, como a pele, e quando sujeitas a condições de humidade. Tendo em vista o correto funcionamento das antenas perante os testes realizados, a próxima etapa para este projeto consistirá na ligação das an-tenas com um chip para garantir a comunicação e troca de informação com um emissor a uma frequên-cia de 13,56 MHz.Pinto, JoanaNeto, JoanaRUNDuarte, Leonor Correia2019-12-13T14:43:40Z2019-1120192019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/89840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:40:06Zoai:run.unl.pt:10362/89840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:06.528273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fabrico de Antenas de Radiofrequência em membranas de Parileno-C para dispositivos wearable
title Fabrico de Antenas de Radiofrequência em membranas de Parileno-C para dispositivos wearable
spellingShingle Fabrico de Antenas de Radiofrequência em membranas de Parileno-C para dispositivos wearable
Duarte, Leonor Correia
Parileno-C
Antenas de Radiofrequência
Dispositivos wearable
Tecnologia RFID
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Fabrico de Antenas de Radiofrequência em membranas de Parileno-C para dispositivos wearable
title_full Fabrico de Antenas de Radiofrequência em membranas de Parileno-C para dispositivos wearable
title_fullStr Fabrico de Antenas de Radiofrequência em membranas de Parileno-C para dispositivos wearable
title_full_unstemmed Fabrico de Antenas de Radiofrequência em membranas de Parileno-C para dispositivos wearable
title_sort Fabrico de Antenas de Radiofrequência em membranas de Parileno-C para dispositivos wearable
author Duarte, Leonor Correia
author_facet Duarte, Leonor Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Joana
Neto, Joana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Leonor Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Parileno-C
Antenas de Radiofrequência
Dispositivos wearable
Tecnologia RFID
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Parileno-C
Antenas de Radiofrequência
Dispositivos wearable
Tecnologia RFID
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Nos dias de hoje acresce a procura por dispositivos portáteis que permitam a monitorização pre-cisa dos sinais vitais, que se adaptem à pele do corpo e que, simultaneamente, sejam de reduzidas dimensões, biocompatíveis e apresentem durabilidade e estabilidade. Além disto, acresce em paralelo o interesse por uma comunicação fácil e sem fios, com smartphones ou outros dispositivos móveis, que tem levado ao desenvolvimento da tecnologia wearable. Posto isto, o presente trabalho tem como propósito projetar e desenvolver antenas de radiofre-quência em membranas ultrafinas de Parileno-C. Recorre-se, então, ao uso destas membranas com o intuito de responder à necessidade de um substrato flexível. Assim, com este polímero, é possível assegurar também conformidade com a pele, transparência, biocompatibilidade e o isolamento perante a eletrónica que nele é produzida. Complementarmente, este trabalho emprega a tecnologia de identi-ficação de radiofrequências (RFID) para garantir a recolha de informação de forma fácil e sem fios. Particularizando, neste estudo é desenvolvida uma antena passiva de radiofrequência que obtém a sua energia quando é aproximado um emissor de radiofrequência, convertendo esse sinal em corrente para alimentar determinado circuito que a ela possa estar ligado. Neste sentido, apresentam-se a evolução do design e tamanho das antenas e o estudo acerca da sua influência na impedância, no desempenho e na frequência de ressonância da antena. Para além da caracterização elétrica, mostram-se testes associados à conversão do sinal de radiofrequência em tensão (corrente) e do comportamento das antenas quando colocadas sob superfícies conformais, como a pele, e quando sujeitas a condições de humidade. Tendo em vista o correto funcionamento das antenas perante os testes realizados, a próxima etapa para este projeto consistirá na ligação das an-tenas com um chip para garantir a comunicação e troca de informação com um emissor a uma frequên-cia de 13,56 MHz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T14:43:40Z
2019-11
2019
2019-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/89840
url http://hdl.handle.net/10362/89840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137988274290688