Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) em casa e no carro: um estudo realizado no concelho de Braga.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Carolina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Precioso, José, Machado, José, Samorinha, Catarina, Calheiros, José, Becoña, Elisardo, Ravara, Sofia Belo, Vitória, Paulo, Rosas, Manuel, Bonito, Jorge, Antunes, Henedina, Macedo, Manuel
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4321
Resumo: A exposição das crianças ao Fumo Ambiental do Tabaco (FAT) está associada a graves problemas para a sua saúde.Um estudo recente, apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que morrem todos os anos no mundo mais de 600 000 não fumadores devido à exposição passiva ao FAT e que 28% destas mortes são crianças. Para além de grave, a exposição de crianças ao FAT é um problema muito prevalente. A OMS estima que cerca de metade das crianças existentes no Mundo (700 milhões) respirem ar contaminado pelo fumo do tabaco, especialmente nas suas casas. Paralelamente à exposição domiciliar, muitas crianças estão também sujeitas ao fumo passivo no carro. Este tem espaço interior reduzido, logo, quando alguém fuma no seu interior, a concentração das partículas nocivas aumenta mais rapidamente, expondo os passageiros a um risco elevado para a saúde. Um estudo efetuado na Nova Zelândia em 2006, no qual foi medido o nível das partículas perigosas no interior do carro quando uma pessoa aí fumava, revelou que a qualidade do ar dentro do automóvel, com a janela parcial ou totalmente aberta, é similar ao nível de partículas encontrado num típico bar onde é permitido fumar. Apesar da gravidade do problema, em Portugal não existem estudos publicados sobre a exposição das crianças ao FAT no interior das viaturas. Neste contexto realizou-se este estudo que tem como objectivos: Determinar a prevalência de crianças portuguesas expostas ao FAT no domicílio e no meio de transporte privado; 2) Conhecer os hábitos tabágicos dos principais responsáveis pela exposição das crianças ao FAT.
id RCAP_c066ffb45fbe482ae08b2f5a5999ea92
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) em casa e no carro: um estudo realizado no concelho de Braga.Fumo ambiental do tabacocarroexposiçãocriançasA exposição das crianças ao Fumo Ambiental do Tabaco (FAT) está associada a graves problemas para a sua saúde.Um estudo recente, apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que morrem todos os anos no mundo mais de 600 000 não fumadores devido à exposição passiva ao FAT e que 28% destas mortes são crianças. Para além de grave, a exposição de crianças ao FAT é um problema muito prevalente. A OMS estima que cerca de metade das crianças existentes no Mundo (700 milhões) respirem ar contaminado pelo fumo do tabaco, especialmente nas suas casas. Paralelamente à exposição domiciliar, muitas crianças estão também sujeitas ao fumo passivo no carro. Este tem espaço interior reduzido, logo, quando alguém fuma no seu interior, a concentração das partículas nocivas aumenta mais rapidamente, expondo os passageiros a um risco elevado para a saúde. Um estudo efetuado na Nova Zelândia em 2006, no qual foi medido o nível das partículas perigosas no interior do carro quando uma pessoa aí fumava, revelou que a qualidade do ar dentro do automóvel, com a janela parcial ou totalmente aberta, é similar ao nível de partículas encontrado num típico bar onde é permitido fumar. Apesar da gravidade do problema, em Portugal não existem estudos publicados sobre a exposição das crianças ao FAT no interior das viaturas. Neste contexto realizou-se este estudo que tem como objectivos: Determinar a prevalência de crianças portuguesas expostas ao FAT no domicílio e no meio de transporte privado; 2) Conhecer os hábitos tabágicos dos principais responsáveis pela exposição das crianças ao FAT.2012-01-27T11:32:54Z2012-01-272011-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/4321http://hdl.handle.net/10174/4321pornaonaosimcarol_lla@hotmail.comprecioso@ie.uminho.ptjcmachado@ics.uminho.ptcatarinasamorinha@gmail.comjcalheiros@fcs.ubi.ptelisardo.becona@sbravara@gmail.compvsete@gmail.commanuelalvesrosas@gmail.comjbonito@uevora.pthenedinaantunes@gmail.commanuelmacedo51@gmail.com229Araújo, Ana CarolinaPrecioso, JoséMachado, JoséSamorinha, CatarinaCalheiros, JoséBecoña, ElisardoRavara, Sofia BeloVitória, PauloRosas, ManuelBonito, JorgeAntunes, HenedinaMacedo, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:34.886093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) em casa e no carro: um estudo realizado no concelho de Braga.
title Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) em casa e no carro: um estudo realizado no concelho de Braga.
spellingShingle Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) em casa e no carro: um estudo realizado no concelho de Braga.
Araújo, Ana Carolina
Fumo ambiental do tabaco
carro
exposição
crianças
title_short Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) em casa e no carro: um estudo realizado no concelho de Braga.
title_full Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) em casa e no carro: um estudo realizado no concelho de Braga.
title_fullStr Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) em casa e no carro: um estudo realizado no concelho de Braga.
title_full_unstemmed Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) em casa e no carro: um estudo realizado no concelho de Braga.
title_sort Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) em casa e no carro: um estudo realizado no concelho de Braga.
author Araújo, Ana Carolina
author_facet Araújo, Ana Carolina
Precioso, José
Machado, José
Samorinha, Catarina
Calheiros, José
Becoña, Elisardo
Ravara, Sofia Belo
Vitória, Paulo
Rosas, Manuel
Bonito, Jorge
Antunes, Henedina
Macedo, Manuel
author_role author
author2 Precioso, José
Machado, José
Samorinha, Catarina
Calheiros, José
Becoña, Elisardo
Ravara, Sofia Belo
Vitória, Paulo
Rosas, Manuel
Bonito, Jorge
Antunes, Henedina
Macedo, Manuel
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Carolina
Precioso, José
Machado, José
Samorinha, Catarina
Calheiros, José
Becoña, Elisardo
Ravara, Sofia Belo
Vitória, Paulo
Rosas, Manuel
Bonito, Jorge
Antunes, Henedina
Macedo, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Fumo ambiental do tabaco
carro
exposição
crianças
topic Fumo ambiental do tabaco
carro
exposição
crianças
description A exposição das crianças ao Fumo Ambiental do Tabaco (FAT) está associada a graves problemas para a sua saúde.Um estudo recente, apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que morrem todos os anos no mundo mais de 600 000 não fumadores devido à exposição passiva ao FAT e que 28% destas mortes são crianças. Para além de grave, a exposição de crianças ao FAT é um problema muito prevalente. A OMS estima que cerca de metade das crianças existentes no Mundo (700 milhões) respirem ar contaminado pelo fumo do tabaco, especialmente nas suas casas. Paralelamente à exposição domiciliar, muitas crianças estão também sujeitas ao fumo passivo no carro. Este tem espaço interior reduzido, logo, quando alguém fuma no seu interior, a concentração das partículas nocivas aumenta mais rapidamente, expondo os passageiros a um risco elevado para a saúde. Um estudo efetuado na Nova Zelândia em 2006, no qual foi medido o nível das partículas perigosas no interior do carro quando uma pessoa aí fumava, revelou que a qualidade do ar dentro do automóvel, com a janela parcial ou totalmente aberta, é similar ao nível de partículas encontrado num típico bar onde é permitido fumar. Apesar da gravidade do problema, em Portugal não existem estudos publicados sobre a exposição das crianças ao FAT no interior das viaturas. Neste contexto realizou-se este estudo que tem como objectivos: Determinar a prevalência de crianças portuguesas expostas ao FAT no domicílio e no meio de transporte privado; 2) Conhecer os hábitos tabágicos dos principais responsáveis pela exposição das crianças ao FAT.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-19T00:00:00Z
2012-01-27T11:32:54Z
2012-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4321
http://hdl.handle.net/10174/4321
url http://hdl.handle.net/10174/4321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nao
nao
sim
carol_lla@hotmail.com
precioso@ie.uminho.pt
jcmachado@ics.uminho.pt
catarinasamorinha@gmail.com
jcalheiros@fcs.ubi.pt
elisardo.becona@
sbravara@gmail.com
pvsete@gmail.com
manuelalvesrosas@gmail.com
jbonito@uevora.pt
henedinaantunes@gmail.com
manuelmacedo51@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136478372036608