Relatório de trabalho de projeto: melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados na prevenção e avaliação do risco de úlceras de pressão ao doente internado no serviço de urgência.
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6200 |
Resumo: | Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. |
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Relatório de trabalho de projeto: melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados na prevenção e avaliação do risco de úlceras de pressão ao doente internado no serviço de urgência.Úlceras de pressãoEscalas de avaliação de desenvolvimento de úlceras de pressãoPrevenção de úlceras de pressãoCompetênciasTrabalho de projetoEnfermagem Médico-cirúrgicaPressure ulcersRating scales of development of pressure ulcersPressure ulcers preventionCompetenciesProject WorkMedical- Surgical NursingRelatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.O Trabalho de Projeto é um método de trabalho centrado na investigação, análise e resolução de problemas pertinentes no contexto social cognitivo, institucional e deverá constituir-se como um momento para novas aprendizagens (Leite, 2001). Assim, no âmbito do 1º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal, realizaram-se três estágios articulados entre si, que decorreram num Serviço de Urgência de um Centro Hospitalar na Margem Sul do Tejo, onde foi desenvolvido um PIS (Projeto de Intervenção em Serviço) na área temática de úlceras de pressão, que segundo Ferrito, et al (2010, p.2) se baseia ”num problema real identificado e na implementação de estratégias e intervenções eficazes para a sua resolução” e que “através da pesquisa realizada, da análise e resolução de problemas reais do contexto é promotora de uma prática fundamentada e baseada em evidência.” Por outro lado, foi também desenvolvido um PAC (Projeto de Aprendizagem de Competências), na medida que a realização destes dois projetos propicia momentos de aprendizagem e reflexão que visaram o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista e de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC). Este documento tem como objetivo refletir sobre os estágios realizados e sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do PIS e PAC. Pretende-se igualmente descrever as competências específicas do enfermeiro especialista em EMC desenvolvidas com a realização do PIS e do PAC, bem como referenciar o contributo dos aportes teóricos apreendidos ao longo do curso e a sua adequação à prática clínica, através de um modo reflexivo, que permitiram desenvolver não só as competências do enfermeiro especialista mas também as de Mestre em Enfermagem MC.Abstarct: The Project Work is a method of work focused on research, analysis and resolution of relevant issues in the cognitive, social and institutional context should be as a time for new learning (Leite, 2001). Thus, during the 1st Master Degree Course in Medical-Surgical Nursing at the health school of Setúbal, at the Institute Polytechnic of Setúbal, three stages were articulated with each other, where they were seen two dimensions, one directed to the development of an Intervention Project in Service (IPS) and another for the development of a Competencies Learning Project (CAP) in order to provide a moment of learning that will enable students to develop expertise in the area of Medical-Surgical Nursing through the assessment, planning, intervention and research and relate them with the competencies of the master in Medical-Surgical Nursing. The development of these stages held in the emergency room of CHMST, EPE, was supported by Project Methodology, that according Ferrito, et al (2010, p. 2) "is based on a real problem identified and the implementation of effective interventions and strategies for their resolution" and that "through the survey, analyzing and solving real problems of context is a promoter of a reasoned and evidence-based practice." This document aims to reproduce the stages performed, on the completion of the internship project and respective activities. It also aims to describe the competences mobilized and developed Intervention Project in Service (IPS) and Competencies Learning Project (CAP), emphasize the contribution of theoretical seized throughout the course and their appropriateness to clinical practice, through a reflective mode, comparing them with the competencies defined for the nurse specialist in Medical-Surgical Nursing and to nurses in Medical-Surgical Nursing.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde.Monteiro, ElsaRepositório ComumVeríssimo, Mónica Sofia Oliveira2014-04-14T12:40:06Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6200TID:201701430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:38.573477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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