Eventos culturais como ferramenta de gestão para o turismo em Portugal : estudo de caso NOS Primavera Sound 2013 e 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Bruno Daniel Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1977
Resumo: Exame público realizado em 19 Janeiro 2015.
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spelling Eventos culturais como ferramenta de gestão para o turismo em Portugal : estudo de caso NOS Primavera Sound 2013 e 2014GestãoEventos culturaisFestivais de VerãoPortoTurismoExame público realizado em 19 Janeiro 2015.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Gestão.A celebração de eventos culturais pode desempenhar vários papéis importantes, que vão desde a atração de turistas, à animação que se prolonga no tempo, à dinamização de outras atividades, até a elemento de suporte à criação de uma imagem do destino turístico. Deste modo, a multiplicação de eventos culturais, nomeadamente festivais, promove um impacto no turismo nas empresas dos diferentes serviços da região destino, o que tem consequentemente reflexos ao nível do emprego e no consumo. Verificando a elevada concorrência entre o turismo de cidades e os eventos culturais, tornou-se importante determinar o impacto direto da gestão do evento, bem como na cidade onde este se realiza (como por exemplo, o impacto no alojamento, nas deslocações, nas compras/presentes, cultura tura/lazer e no recinto), o impacto induzido (considerando os gastos nas refeições) e os principais fatores de satisfação juntamente com a possibilidade de retorno. Nesta dissertação avaliam-se os principais determinantes dos dois tipos diferentes de comportamento das despesas dos turistas num festival de música: as despesas por dia na cidade do evento e as despesas no próprio recinto durante o evento. Ao nível da satisfação dos visitantes, além de se verificar que os visitantes mais satisfeitos gastaram mais no recinto do evento, verificou-se também que os principais fatores foram agrupados nos palcos de música, na duração do festival e horário dos concertos, nas condições do recinto, nos restaurantes e sanitários e no mercado Primavera. Ou seja, no caso em estudo, estes fatores revelaram-se decisivos para a escolha do evento. Provamos que os turistas que se deslocaram propositadamente para o evento e os estrangeiros gastam mais por dia no recinto, enquanto relativamente aos gastos na cidade, os estrangeiros gastam mais do que os cidadãos nacionais. Estes resultados indicam que a residência dos turistas tem um impacto positivo nos gastos. Ficou ainda demonstrado que as despesas na cidade durante o festival são determinadas pela idade, estado civil, escolaridade, rendimento e nacionalidade do turista, enquanto as despesas no próprio recinto do evento são explicadas pelo género, idade, rendimento, nacionalidade, ano de realização, vinda propositada para o evento e tipo de bilhete adquirido. Este tipo de informações são uma importante ferramenta de gestão para o turismo local e para a decisão do desempenho e planeamento do evento. O turismo local pode não só concentrar em atrair turistas, mas também em fazer o evento se tornar memorável em cooperação com a empresa do evento.Abstract: There are numerous important roles that can be found in the celebration of cultural events. These go from tourist attraction to the animation of attractions that are repeated, mostly on an annual basis, amplification of several other side-activities or the becoming of a supporting element for the creation of a certain touristic destination’s widespread image. This way, the spread of said cultural events, like music festivals, and the legions of tourists it attracts, cause a considerably big impact on the cities and regions where these festivals are held, on businesses from different sectors. All of this cause visible reflections on the city/region’s jobs and economy. If one takes into account the high competition present within cities between the tourism and their cultural events, determining the direct impact from the event’s management has become important, as well as taking into account the city where it takes place (for example: the impact on accommodation, dislocations, shopping, culture and leisure and the very festival grounds), the induced impact (considering what’s spent on meals) and the main factors of satisfaction as well as the possibility of people wanting to return. In this essay, we will take a look at and evaluate the main factors which determine the two different types of behavior regarding expenses tourists have on a music festival: These are analyzed per day, in the city where the event takes place and the expenses in the festival grounds, during the realization of the event. Regarding the satisfaction of those who come to the events, and going beyond the realization that the most satisfied visitors have spent more money in the festival grounds, it was also verified that the items loaded on the factors were focused mainly on the stages, duration of the festival and concert schedules, conditions of the area, restaurants and sanitaria as well as the “Primavera” market. This means that, in the case of study, said factors have proven themselves as decisive towards the choice of going to the event. It has been proven that tourists who allocated themselves to the event on purpose do spend more money each day on the festival grounds, while, regarding the expenses at city level, foreigners spend more than national citizens. These results indicate the visit of these tourists has a positive impact on spends. Furthermore, it was demonstrated that the expenses on city level, during the days in which the festival is held, are determined mostly by the tourists’ age, marital status, scholarship, yield and nationality, while expenses on the festival grounds are determined mainly by gender, age, yield, nationality, current year, specific attending of the event and type of ticket acquired. In conclusion, this type of information is an important management tool for local tourism, as well as decisions regarding the performance and planning of events. Local tourism may concentrate not only on attracting tourists, but also on seeing the event becomes memorable, cooperating with the company that promotes/organizes the event.2016-02-29T13:55:56Z2016-02-292014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1977http://hdl.handle.net/11067/1977TID:201144611porMonteiro, Bruno Daniel Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:25Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:45.249299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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