Estruturas portuárias : possibilidades e desafios no dimensionamento de quebramares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Daniel Filipe Vaz da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2341
Resumo: Como país europeu, Portugal encontra-se numa zona periférica bastante afastado das grandes potências, embora, olhando somente o Atlântico, Portugal torna-se o centro da Europa, podendo alimentar todo o velho continente através dos seus portos marítimos. Dada a abrangência de conceitos que englobam as estruturas portuárias, o presente trabalho centrou-se na definição e métodos de dimensionamento de quebramares. Após uma pequena introdução, foi feito um enquadramento histórico do tema, englobando alguns casos de quebramares construídos a nível mundial. As principais acções a que uma estrutura deste tipo está sujeita ao longo da sua vida útil são as ondas e as marés. O capítulo 3 faz referência a ambas, indicando como estas são consideradas no dimensionamento do quebramar. O capítulo 4 faz uma abordagem sobre vários métodos de dimensionamento das diversas partes constituintes dos quebramares. O capítulo seguinte analisa a sensibilidade de cada um dos métodos de dimensionamento às diferentes variáveis intervenientes. Por fim são elaboradas algumas tabelas genéricas de altura de onda e comprimento de quebramar, com o objectivo de ajudar o projectista numa fase de pré-dimensionamento (capítulo 6). Os quebramares são estruturas essenciais num porto marítimo, embora o seu dimensionamento seja algo complexo, englobando variáveis de difícil quantificação. O trabalho tem como objectivo a compreensão de quais os aspectos que mais influência têm no seu dimensionamento, possibilitando assim uma tentativa de redução de incertezas e uma definição dos aspectos de maior relevo.
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