Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, André Filipe Melo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27913
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_c097301cd17352c451dfe0a1064f7893
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014Ensino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraApresentado como um documento reflexivo e figurativo das experiências e vivências tidas durante o ano de Estágio Pedagógico em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, este relatório final foi desenvolvido com base no contexto da Turma do 11º PS da Escola Secundária de Avelar Brotero, contendo, assim, todas as expetativas, conceções, aprendizagens, dificuldades, estratégias, soluções e etapas superadas. Estruturado em cinco capítulos – Enquadramento pessoal onde consta as expetativas iniciais relativas ao Estágio Pedagógico; contextualização da prática desenvolvida, onde caracterizamos o contexto; realização da prática profissional, da qual consta uma reflexão sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação; reflexões acerca do processo pedagógico, onde expomos opiniões edificantes dos desafios e dilemas na condução do processo de ensino-aprendizagem; e o aprofundamento do tema problema – foi evidenciado o caminho que fomos (re)construindo com identidade, partilha e reflexão, e a forma como encaramos o compromisso com as aprendizagens dos alunos. Fundamentado no paradigma construtivista, o desenvolvimento curricular foi neste relatório assumido como um processo que deverá centrar-se no aluno, aludindo ao conjunto de estratégias, métodos e procedimentos que permitem a concretização de um projeto de formação pessoal e social que a prática desportiva pode potenciar. Tendo em atenção os contextos e cenários de aprendizagem, os papéis e responsabilidades de quem ensina e de quem aprende, fomos delegando ao aluno autonomia, iniciativa, criatividade, capacidade de cooperação e entreajuda, capacidade de decidir, vontade de aprender e de praticar. O Modelo de Educação Desportiva, enquanto modelo de ensino, foi um marco neste processo, pelo que foi objeto de um estudo mais aprofundado. This document was presented as a reflective essay on the experiences lived during the year of Practicum in Teaching of Physical Education on learning stages of Elementary School and High School. This final report was based on the class of 11º PS of Avelar Brotero’s High School, and represents all the expectations, conceptions, learning skills, difficulties found in the process, strategies adopted, solutions found and overcome barriers. It was structured in five chapters: initial expectations relating to the Practicum; characterization of the context; professional practice, in which lies was a reflexion about all the process of planning, making and evaluation; problems and challenges occurred during the process of teaching and learning; and finally deep reflection about he main theme - was then noted the way in which we had been (re)building our study with identity, sharing and reflexion and the way we faced the commitment with the students own learning skills and paths. Under the influence of the constructivist paradigm, curriculum development was seen as a process that will focus on the student, alluding to the set of strategies, methods and procedures that allow the making of a project of personal and social development that the sports practice may enhance, delegating the student autonomy, responsibility, initiative, creativity, ability to cooperate and assist others, and ability to learn and share. The Sport Education Model while teaching model it was a milestone in this process, whereat it was object of further study.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27913http://hdl.handle.net/10316/27913TID:201341484porConstantino, A. (2014). Relatório de Estágio Ano Letivo de 2013/2014. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Constantino, André Filipe Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:12.900646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014
title Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014
Constantino, André Filipe Melo
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014
title_full Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014
title_sort Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014
author Constantino, André Filipe Melo
author_facet Constantino, André Filipe Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, André Filipe Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27913
http://hdl.handle.net/10316/27913
TID:201341484
url http://hdl.handle.net/10316/27913
identifier_str_mv TID:201341484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Constantino, A. (2014). Relatório de Estágio Ano Letivo de 2013/2014. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663363858432