Música e Educação Histórica: o uso da evidência histórica a partir da música por estudantes do 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Jorge Miguel Castro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89503
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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spelling Música e Educação Histórica: o uso da evidência histórica a partir da música por estudantes do 9º anoEvidência históricaMúsicaSegunda Guerra MundialWorld War IIHistorical evidenceMusicSecond World WarCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO Relatório de Estágio surge no seguimento do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS), realizado no Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, desenvolvido na Universidade do Minho. Nesse sentido, procedeu-se a uma abordagem em sala de aula, ainda que de forma virtual, já que o PIPS foi implementado em formato de Ensino à Distância, voltada para a temática da Segunda Guerra Mundial, tendo por base o conceito Metahistórico de Evidência Histórica e um processo de ensino-aprendizagem baseado na música. Assim, procura-se responder a algumas questões de investigação, sendo a principal: De que forma a música, a História e a educação histórica podem estar interligadas?. Os dados foram obtidos a partir da realização de tarefas individuais - Ficha de Levantamento de Ideias Prévias e Ficha de Metacognição - e em grupo - Ficha Formativa - e analisados de acordo com uma abordagem metodológica mais abrangente denominada Grounded Theory. É possível afirmar-se que a maioria dos estudantes aceitou e compreendeu a metodologia utilizada, isto é, a análise das letras das músicas, retirando evidências a partir da mesma. Aliás, alguns dos estudantes, desde o primeiro momento, ou seja, ainda antes da lecionação e da implementação do Projeto, propriamente dita, conseguiram associar músicas aos conceitos em estudo, justificando as suas escolhas, porque entendiam conter evidências que justificassem as suas escolhas. Ainda assim, uma grande parte manteve, entre o momento inicial e o momento final, a ideia de que a aprendizagem através da música seria feita com o intuito de memorizar mais eficazmente os conteúdos, visto que também memorizamos facilmente as músicas que vamos ouvindo. Ao longo da implementação do PIPS, foram utilizadas diversas músicas. Algumas delas, relacionadas com a temática, como por exemplo, Blitzkrieg ou Aces High, mas também músicas que não estavam relacionadas com a temática, mas a partir das quais era possível retirar evidências, como por exemplo, Your Betrayal ou Amongst the Shadows & the Stones.The Internship Report appears in the Supervised Pedagogical Intervention Project (SPIP) segment, carried out in the Masters in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, developed at the University of Minho. In this sense, an approach was carried out in the classroom, albeit in a virtual way, since the SPIP was implemented in a Distance Learning format, focused on the theme of the Second World War, based on the Metahistorical concept of Evidence. History and a teaching-learning process based on music. Thus, we seek to answer some research questions, the main one being: How can music, history and historical education be interconnected?. Data were obtained from individual tasks - Gathering Prior Ideas Form and Metacognition Form - and in groups - Training Form - and analyzed according to a more comprehensive methodological approach called Grounded Theory. It is possible to say that most students accepted and understood the methodology used, that is, the analysis of the lyrics of the songs, taking evidence from it. In fact, some of the students, from the first moment, that is, even before the teaching and implementation of the Project itself, managed to associate songs with the concepts under study, justifying their choices, because they understood to contain evidence that justified their choices. Even so, a large part maintained, between the initial moment and the final moment, the idea that learning through music would be done in order to memorize the contents more effectively, since we also easily memorize the songs that we are listening to. Throughout the implementation of SPIP, several songs were used. Some of them related to the theme, such as Blitzkrieg or Aces High, but also songs that were not related to the theme, but from which it was possible to extract evidence, such as Your Betrayal or Amongst the Shadows & the Stones.Solé, GlóriaUniversidade do MinhoMiranda, Jorge Miguel Castro2022-07-222022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89503por203546849info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:08.149686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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