A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7744 |
Resumo: | Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, referente ao Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning. |
id |
RCAP_c0a820fa6618be53958fecc6d464b9d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/7744 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextosEtutorTutoria onlineAvaliaçãoAprendizagem auto-reguladaTrabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, referente ao Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning.A escola de hoje enfrenta desafios constantes que espelham a mudança na sociedade da informação e do conhecimento, os materiais de suporte do ensino-aprendizagem mudam rapidamente e o acesso à informação é cada vez mais veloz. As competências a desenvolver pelos alunos do Ensino Básico promovidas nos planos curriculares assentam em aprendizagens significativas. Tirar partido da inovação tecnológica e dos meios constantemente renovados, bem como das capacidades e interesses dos nossos jovens alunos constitui meta na educação. O ensino online deve beneficiar da interacção entre todos os que se envolvem no ensino-aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, em tempo lectivo formal ou ao ritmo de cada um. Pretendemos saber como poderá o professor usar a tecnologia para apoiar o processo de aprendizagem e como dinamizar a interacção entre alunos, com o professor, com objectos, com as TIC ou numa plataforma de ensino. Ao perfil técnico e científico professor-tutor online juntamos a capacidade pedagógica que se define no uso de ferramentas de orientação, de incentivo, de reforço, de síntese e de avaliação. Este perfil remete-nos para a importância da comunicação individual e de grupo numa plataforma de ensinoaprendizagem e é uma das bases da tutoria mediada por computador.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSantos, Maria Cristina Meneses2012-09-03T15:45:32Z2012-082012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:11:12Zoai:run.unl.pt:10362/7744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:11:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos |
title |
A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos |
spellingShingle |
A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos Santos, Maria Cristina Meneses Etutor Tutoria online Avaliação Aprendizagem auto-regulada |
title_short |
A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos |
title_full |
A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos |
title_fullStr |
A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos |
title_full_unstemmed |
A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos |
title_sort |
A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos |
author |
Santos, Maria Cristina Meneses |
author_facet |
Santos, Maria Cristina Meneses |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Cristina Meneses |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etutor Tutoria online Avaliação Aprendizagem auto-regulada |
topic |
Etutor Tutoria online Avaliação Aprendizagem auto-regulada |
description |
Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, referente ao Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-03T15:45:32Z 2012-08 2012-08-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/7744 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/7744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545475075604480 |