A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Cristina Meneses
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7744
Resumo: Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, referente ao Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning.
id RCAP_c0a820fa6618be53958fecc6d464b9d0
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextosEtutorTutoria onlineAvaliaçãoAprendizagem auto-reguladaTrabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, referente ao Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning.A escola de hoje enfrenta desafios constantes que espelham a mudança na sociedade da informação e do conhecimento, os materiais de suporte do ensino-aprendizagem mudam rapidamente e o acesso à informação é cada vez mais veloz. As competências a desenvolver pelos alunos do Ensino Básico promovidas nos planos curriculares assentam em aprendizagens significativas. Tirar partido da inovação tecnológica e dos meios constantemente renovados, bem como das capacidades e interesses dos nossos jovens alunos constitui meta na educação. O ensino online deve beneficiar da interacção entre todos os que se envolvem no ensino-aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, em tempo lectivo formal ou ao ritmo de cada um. Pretendemos saber como poderá o professor usar a tecnologia para apoiar o processo de aprendizagem e como dinamizar a interacção entre alunos, com o professor, com objectos, com as TIC ou numa plataforma de ensino. Ao perfil técnico e científico professor-tutor online juntamos a capacidade pedagógica que se define no uso de ferramentas de orientação, de incentivo, de reforço, de síntese e de avaliação. Este perfil remete-nos para a importância da comunicação individual e de grupo numa plataforma de ensinoaprendizagem e é uma das bases da tutoria mediada por computador.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSantos, Maria Cristina Meneses2012-09-03T15:45:32Z2012-082012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:52Zoai:run.unl.pt:10362/7744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:41.827627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos
title A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos
spellingShingle A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos
Santos, Maria Cristina Meneses
Etutor
Tutoria online
Avaliação
Aprendizagem auto-regulada
title_short A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos
title_full A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos
title_fullStr A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos
title_full_unstemmed A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos
title_sort A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos
author Santos, Maria Cristina Meneses
author_facet Santos, Maria Cristina Meneses
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Cristina Meneses
dc.subject.por.fl_str_mv Etutor
Tutoria online
Avaliação
Aprendizagem auto-regulada
topic Etutor
Tutoria online
Avaliação
Aprendizagem auto-regulada
description Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, referente ao Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-03T15:45:32Z
2012-08
2012-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7744
url http://hdl.handle.net/10362/7744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137824201506816