Mobile channel to extend centroproduto’s business platform
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18344 |
Resumo: | A empresa centroproduto opera um Portal web utilizado como um diretório de empresas e fórum de negócios, que permite às empresas em geral anunciar os seus produtos e serviços ou procurar potenciais fornecedores. Os fluxos de contacto entre empresas são executados no portal e podem ser complementados com a troca de mensagens, por email. Este trabalho visou a conceção e desenvolvimento de uma aplicação móvel para complementar os canais de contacto do centroproduto, permitindo uma utilização mais pervasiva. A obtenção de requisitos resultou de um contexto de imersão em empresa, considerando as necessidades de uma plataforma de negócios concreta. A solução proposta baseia-se na utilização de uma aplicação móvel nativa para a plataforma Android, com integração de serviços de distribuição de mensagens (push notifications). Também o ecossistema de soluções já existente foi considerado no desenho da arquitetura, uma vez que a nova aplicação comunica com o back-end através de uma camada de serviços. A aplicação resultante está integrada no portfólio da empresa, e virá a estar, num futuro próximo, disponível no portal do centroproduto e na loja virtual Google Play. Esta aplicação permitirá às empresas utilizadoras enviar mensagens, seguir conversas, receber notificações diretamente no telemóvel, mantendo uma forte coesão com o portal, tanto quanto à experiência de utilização, como em relação à continuidade dos processos de trabalho. |
id |
RCAP_c0c501e630a82edd8ed186588ebe35f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18344 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mobile channel to extend centroproduto’s business platformNegócio electrónicoComércio electrónicoEngenharia de computadores e telemáticaSmartphoneAplicações móveis - Estratégias de comunicaçãoServiços webEstratégia empresarialA empresa centroproduto opera um Portal web utilizado como um diretório de empresas e fórum de negócios, que permite às empresas em geral anunciar os seus produtos e serviços ou procurar potenciais fornecedores. Os fluxos de contacto entre empresas são executados no portal e podem ser complementados com a troca de mensagens, por email. Este trabalho visou a conceção e desenvolvimento de uma aplicação móvel para complementar os canais de contacto do centroproduto, permitindo uma utilização mais pervasiva. A obtenção de requisitos resultou de um contexto de imersão em empresa, considerando as necessidades de uma plataforma de negócios concreta. A solução proposta baseia-se na utilização de uma aplicação móvel nativa para a plataforma Android, com integração de serviços de distribuição de mensagens (push notifications). Também o ecossistema de soluções já existente foi considerado no desenho da arquitetura, uma vez que a nova aplicação comunica com o back-end através de uma camada de serviços. A aplicação resultante está integrada no portfólio da empresa, e virá a estar, num futuro próximo, disponível no portal do centroproduto e na loja virtual Google Play. Esta aplicação permitirá às empresas utilizadoras enviar mensagens, seguir conversas, receber notificações diretamente no telemóvel, mantendo uma forte coesão com o portal, tanto quanto à experiência de utilização, como em relação à continuidade dos processos de trabalho.centroproduto is a company operating a web portal used as a business directory, allowing other companies to announce or look for products and services. The supported workflows were performed on a browser and could be complemented with email exchange. Mobile devices offer a new channel for internet business to engage costumers and, in particular, push messages in an opportunistic way, for example, to deliver chat-like interactions or new offer announcements. In this work, the requirements and the implementation of a mobile application are outlined in order to provide centroproduto with a new communication channel that supports their portal. The requirements elicitation was performed using the real business context and the system architecture constrained by the existing ecosystem in which this work was integrated. Several smartphones and scenarios were included in the testing and quality assurance activities. The resulting application is integrated in the company’s code base portfolio and will be available in the near future through centroproduto’s portal and in Google Play store.Universidade de Aveiro2017-09-15T10:24:49Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18344TID:201564904engGóis, Ana Sofia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:46Zoai:ria.ua.pt:10773/18344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:04.406792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobile channel to extend centroproduto’s business platform |
title |
Mobile channel to extend centroproduto’s business platform |
spellingShingle |
Mobile channel to extend centroproduto’s business platform Góis, Ana Sofia dos Santos Negócio electrónico Comércio electrónico Engenharia de computadores e telemática Smartphone Aplicações móveis - Estratégias de comunicação Serviços web Estratégia empresarial |
title_short |
Mobile channel to extend centroproduto’s business platform |
title_full |
Mobile channel to extend centroproduto’s business platform |
title_fullStr |
Mobile channel to extend centroproduto’s business platform |
title_full_unstemmed |
Mobile channel to extend centroproduto’s business platform |
title_sort |
Mobile channel to extend centroproduto’s business platform |
author |
Góis, Ana Sofia dos Santos |
author_facet |
Góis, Ana Sofia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Góis, Ana Sofia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negócio electrónico Comércio electrónico Engenharia de computadores e telemática Smartphone Aplicações móveis - Estratégias de comunicação Serviços web Estratégia empresarial |
topic |
Negócio electrónico Comércio electrónico Engenharia de computadores e telemática Smartphone Aplicações móveis - Estratégias de comunicação Serviços web Estratégia empresarial |
description |
A empresa centroproduto opera um Portal web utilizado como um diretório de empresas e fórum de negócios, que permite às empresas em geral anunciar os seus produtos e serviços ou procurar potenciais fornecedores. Os fluxos de contacto entre empresas são executados no portal e podem ser complementados com a troca de mensagens, por email. Este trabalho visou a conceção e desenvolvimento de uma aplicação móvel para complementar os canais de contacto do centroproduto, permitindo uma utilização mais pervasiva. A obtenção de requisitos resultou de um contexto de imersão em empresa, considerando as necessidades de uma plataforma de negócios concreta. A solução proposta baseia-se na utilização de uma aplicação móvel nativa para a plataforma Android, com integração de serviços de distribuição de mensagens (push notifications). Também o ecossistema de soluções já existente foi considerado no desenho da arquitetura, uma vez que a nova aplicação comunica com o back-end através de uma camada de serviços. A aplicação resultante está integrada no portfólio da empresa, e virá a estar, num futuro próximo, disponível no portal do centroproduto e na loja virtual Google Play. Esta aplicação permitirá às empresas utilizadoras enviar mensagens, seguir conversas, receber notificações diretamente no telemóvel, mantendo uma forte coesão com o portal, tanto quanto à experiência de utilização, como em relação à continuidade dos processos de trabalho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-09-15T10:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18344 TID:201564904 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18344 |
identifier_str_mv |
TID:201564904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137581676363776 |