Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/21581 |
Resumo: | O ensino, a investigação e a extensão (ligação com a comunidade) são funções tradicionais que corporizam a atividade das Instituições de Ensino Superior (IES), estando previstas na legislação portuguesa que enquadra o respetivo funcionamento. Quer o ensino quer a investigação são funções consolidadas no seio das IES e as que, em geral, se espera que estas realizem. Mais recentemente, também a função extensão começa a ganhar preponderância, sobretudo pelo papel que pode desempenhar no fomento do desenvolvimento económico e social. Algumas áreas disciplinares compreendem ou beneficiam, ao nível curricular, de uma prática aplicada a situações reais, em que o aluno é confrontado com um trabalho, em que é levado a informar-se, a ativar-se, a interagir e a realizar uma produção (projeto ou construção). Baseiam-se assim em lugares reais onde se procura uma resposta a problemas concretos. Inscrevem-se neste âmbito as mais variadas áreas disciplinares (arquitetura, paisagem, engenharias, sociologia, economia, gestão, história, ecologia, entre outras), cuja componente prática académica pode ser aplicada segundo o modelo de serviço comunitário. Os benefícios somam-se para a comunidade e para a aprendizagem dos alunos, dada a aproximação a lugares concretos, à oportunidade de resolução de problemas e à eventual concretização das soluções encontradas, suscitando a construção de um trabalho interdisciplinar com a colaboração de todos (alunos, professores e comunidades locais). O objetivo deste artigo é mostrar o papel que as IES podem ter na resolução de problemas reais, junto das comunidades. Ações de formação contínua, dinâmicas enquadradas em cursos de licenciatura ou mestrado, ou simplesmente concretização de ações de voluntariado, exemplificam o espectro de diligências possíveis. Ilustraremos a aproximação defendida através de um curso de formação contínua ‘Laboratório Paisagem’, recentemente aprovado na Universidade de Évora, e nalguns trabalhos realizados no âmbito da paisagem, em resposta a uma necessidade concreta (Instituição Particular de Solidariedade Social). ///// Teaching, research and extension (connection with the community) are traditional functions that embody the activity of Higher Education Institutions (HEIs), framed by its respective legislation. Both teaching and research are functions consolidated within HEIs and those which are generally expected to be carried out. More recently, extension also begins to be reinforced, especially for the role it can play in fostering economic and social development. Some disciplinary areas include or benefit, at the curricular level, from a practice work applied to real situations, in which the student is faced with a work, in which he is motivated to inform himself, to become active, to interact and to carry out a final product (design or construction). Thus, they are based on real places where a response to a concrete problem is required. Several disciplinary areas (architecture, landscape, engineering, sociology, economics, management, history, ecology, among others) are included in this framework, whose practical academic component can be applied to the community service model. Both community and student learning have benefits, given the approach to specific places, the problem-solving opportunity and the possible implementation of the solutions found, in an interdisciplinary work in collaboration with all (students, teachers and local communities). The purpose of the communication is to demonstrate how HEIs can be involved in solving real problems among communities. Programs of continuous training, activities within undergraduate or master courses, or voluntary actions, are examples of the several possibilities. This approach will be illustrated with a continuous training course named 'Landscape Laboratory', recently approved at the University of Évora, and in some work carried out in the field of landscape, in response to a concrete need of an institution of social solidarity. |
id |
RCAP_c0c584b609a72d9c94856da56263d12e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/21581 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitárioReasons for higher education enable the community serviceensino superiorserviço comunitárioestudos e projetopaisageminterdisciplinaridadeO ensino, a investigação e a extensão (ligação com a comunidade) são funções tradicionais que corporizam a atividade das Instituições de Ensino Superior (IES), estando previstas na legislação portuguesa que enquadra o respetivo funcionamento. Quer o ensino quer a investigação são funções consolidadas no seio das IES e as que, em geral, se espera que estas realizem. Mais recentemente, também a função extensão começa a ganhar preponderância, sobretudo pelo papel que pode desempenhar no fomento do desenvolvimento económico e social. Algumas áreas disciplinares compreendem ou beneficiam, ao nível curricular, de uma prática aplicada a situações reais, em que o aluno é confrontado com um trabalho, em que é levado a informar-se, a ativar-se, a interagir e a realizar uma produção (projeto ou construção). Baseiam-se assim em lugares reais onde se procura uma resposta a problemas concretos. Inscrevem-se neste âmbito as mais variadas áreas disciplinares (arquitetura, paisagem, engenharias, sociologia, economia, gestão, história, ecologia, entre outras), cuja componente prática académica pode ser aplicada segundo o modelo de serviço comunitário. Os benefícios somam-se para a comunidade e para a aprendizagem dos alunos, dada a aproximação a lugares concretos, à oportunidade de resolução de problemas e à eventual concretização das soluções encontradas, suscitando a construção de um trabalho interdisciplinar com a colaboração de todos (alunos, professores e comunidades locais). O objetivo deste artigo é mostrar o papel que as IES podem ter na resolução de problemas reais, junto das comunidades. Ações de formação contínua, dinâmicas enquadradas em cursos de licenciatura ou mestrado, ou simplesmente concretização de ações de voluntariado, exemplificam o espectro de diligências possíveis. Ilustraremos a aproximação defendida através de um curso de formação contínua ‘Laboratório Paisagem’, recentemente aprovado na Universidade de Évora, e nalguns trabalhos realizados no âmbito da paisagem, em resposta a uma necessidade concreta (Instituição Particular de Solidariedade Social). ///// Teaching, research and extension (connection with the community) are traditional functions that embody the activity of Higher Education Institutions (HEIs), framed by its respective legislation. Both teaching and research are functions consolidated within HEIs and those which are generally expected to be carried out. More recently, extension also begins to be reinforced, especially for the role it can play in fostering economic and social development. Some disciplinary areas include or benefit, at the curricular level, from a practice work applied to real situations, in which the student is faced with a work, in which he is motivated to inform himself, to become active, to interact and to carry out a final product (design or construction). Thus, they are based on real places where a response to a concrete problem is required. Several disciplinary areas (architecture, landscape, engineering, sociology, economics, management, history, ecology, among others) are included in this framework, whose practical academic component can be applied to the community service model. Both community and student learning have benefits, given the approach to specific places, the problem-solving opportunity and the possible implementation of the solutions found, in an interdisciplinary work in collaboration with all (students, teachers and local communities). The purpose of the communication is to demonstrate how HEIs can be involved in solving real problems among communities. Programs of continuous training, activities within undergraduate or master courses, or voluntary actions, are examples of the several possibilities. This approach will be illustrated with a continuous training course named 'Landscape Laboratory', recently approved at the University of Évora, and in some work carried out in the field of landscape, in response to a concrete need of an institution of social solidarity.FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa2017-12-20T18:31:12Z2017-12-202017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/21581http://hdl.handle.net/10174/21581porFreire, M., Ramos, I. J., Rego, M. C., & Lucas, M. R. (2017). Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário. In Actas 7ª Conferência FORGES – O Papel do Ensino Superior para o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa, 29, 30 novembro e 1 dezembro. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane978-989-97890-7-4DPAO-Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento; DGES-Departmanto de Gestão; DECN-Departamento de Economia; CHAIA-Centro de História de Arte e Investigação Artística; CEFAGE-Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economiamcmf@uevora.ptiar@uevora.ptmcpr@uevora.ptmrlucas@uevora.pt202Freire, MariaJoaquina Ramos, IsabelRego, Maria da ConceiçaoLucas, Maria Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:49.493190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário Reasons for higher education enable the community service |
title |
Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário |
spellingShingle |
Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário Freire, Maria ensino superior serviço comunitário estudos e projeto paisagem interdisciplinaridade |
title_short |
Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário |
title_full |
Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário |
title_fullStr |
Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário |
title_full_unstemmed |
Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário |
title_sort |
Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário |
author |
Freire, Maria |
author_facet |
Freire, Maria Joaquina Ramos, Isabel Rego, Maria da Conceiçao Lucas, Maria Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Joaquina Ramos, Isabel Rego, Maria da Conceiçao Lucas, Maria Raquel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Maria Joaquina Ramos, Isabel Rego, Maria da Conceiçao Lucas, Maria Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior serviço comunitário estudos e projeto paisagem interdisciplinaridade |
topic |
ensino superior serviço comunitário estudos e projeto paisagem interdisciplinaridade |
description |
O ensino, a investigação e a extensão (ligação com a comunidade) são funções tradicionais que corporizam a atividade das Instituições de Ensino Superior (IES), estando previstas na legislação portuguesa que enquadra o respetivo funcionamento. Quer o ensino quer a investigação são funções consolidadas no seio das IES e as que, em geral, se espera que estas realizem. Mais recentemente, também a função extensão começa a ganhar preponderância, sobretudo pelo papel que pode desempenhar no fomento do desenvolvimento económico e social. Algumas áreas disciplinares compreendem ou beneficiam, ao nível curricular, de uma prática aplicada a situações reais, em que o aluno é confrontado com um trabalho, em que é levado a informar-se, a ativar-se, a interagir e a realizar uma produção (projeto ou construção). Baseiam-se assim em lugares reais onde se procura uma resposta a problemas concretos. Inscrevem-se neste âmbito as mais variadas áreas disciplinares (arquitetura, paisagem, engenharias, sociologia, economia, gestão, história, ecologia, entre outras), cuja componente prática académica pode ser aplicada segundo o modelo de serviço comunitário. Os benefícios somam-se para a comunidade e para a aprendizagem dos alunos, dada a aproximação a lugares concretos, à oportunidade de resolução de problemas e à eventual concretização das soluções encontradas, suscitando a construção de um trabalho interdisciplinar com a colaboração de todos (alunos, professores e comunidades locais). O objetivo deste artigo é mostrar o papel que as IES podem ter na resolução de problemas reais, junto das comunidades. Ações de formação contínua, dinâmicas enquadradas em cursos de licenciatura ou mestrado, ou simplesmente concretização de ações de voluntariado, exemplificam o espectro de diligências possíveis. Ilustraremos a aproximação defendida através de um curso de formação contínua ‘Laboratório Paisagem’, recentemente aprovado na Universidade de Évora, e nalguns trabalhos realizados no âmbito da paisagem, em resposta a uma necessidade concreta (Instituição Particular de Solidariedade Social). ///// Teaching, research and extension (connection with the community) are traditional functions that embody the activity of Higher Education Institutions (HEIs), framed by its respective legislation. Both teaching and research are functions consolidated within HEIs and those which are generally expected to be carried out. More recently, extension also begins to be reinforced, especially for the role it can play in fostering economic and social development. Some disciplinary areas include or benefit, at the curricular level, from a practice work applied to real situations, in which the student is faced with a work, in which he is motivated to inform himself, to become active, to interact and to carry out a final product (design or construction). Thus, they are based on real places where a response to a concrete problem is required. Several disciplinary areas (architecture, landscape, engineering, sociology, economics, management, history, ecology, among others) are included in this framework, whose practical academic component can be applied to the community service model. Both community and student learning have benefits, given the approach to specific places, the problem-solving opportunity and the possible implementation of the solutions found, in an interdisciplinary work in collaboration with all (students, teachers and local communities). The purpose of the communication is to demonstrate how HEIs can be involved in solving real problems among communities. Programs of continuous training, activities within undergraduate or master courses, or voluntary actions, are examples of the several possibilities. This approach will be illustrated with a continuous training course named 'Landscape Laboratory', recently approved at the University of Évora, and in some work carried out in the field of landscape, in response to a concrete need of an institution of social solidarity. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20T18:31:12Z 2017-12-20 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/21581 http://hdl.handle.net/10174/21581 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/21581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Freire, M., Ramos, I. J., Rego, M. C., & Lucas, M. R. (2017). Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário. In Actas 7ª Conferência FORGES – O Papel do Ensino Superior para o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa, 29, 30 novembro e 1 dezembro. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane 978-989-97890-7-4 DPAO-Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento; DGES-Departmanto de Gestão; DECN-Departamento de Economia; CHAIA-Centro de História de Arte e Investigação Artística; CEFAGE-Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia mcmf@uevora.pt iar@uevora.pt mcpr@uevora.pt mrlucas@uevora.pt 202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552555944706048 |