:Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49183 |
Resumo: | Sempre com o tema geral que orienta esta publicação, artistas a escreverem sobre outros artistas, este número 15 da revista Estúdio reuniu 17 artigos que, no seu conjunto, permitem alguma reflexão. Percebem-se, na textura das obras e dos criadores visitados, regularidades nos sentidos pesquisados e propostos. Observa-se que o assunto que ocupa os criadores se baseia numa autorreferencialidade questionadora: a arte interroga o seu próprio tecido, os seus dispositivos de legitimação, as suas convenções de disseminação, os seus cânones. Brian O’Doherty (2002) enunciou o questionamento da ideologia nos espaços de apresentação, trazendo para a discussão um suporte e uma perspetiva teóricas que, de alguma forma, permitiu compreender o enredo de algumas iniciativas conceptuais e pós conceptuais. Por seu lado, Rosalind Krauss (1979) criticou as delimitações dos espaços e dos suportes ao caracterizar o “campo expandido.” O alargamento do campo pode também incluir o seu sentido. Os artigos agora reunidos transportam algumas dessas inquietações, atualizando-as. Percebe-se que os criadores observam o campo da arte com uma intencionalidade atenta e crítica, acrescentando pontuações aos consensos, quebrando-os, não de modo gratuito, mas de modo essencial. Cria-se sentido. Neste fascículo alargamos as referências descentrando o discurso sobre os artistas, dando a palavra aos artistas. As referências, regularidades observadas indicam-nos um campo em expansão, comprometido no questionamento de suportes, convenções, deslocamentos, derivas, topografias, plataformas de interação e respetivas transgressões. O risco corre no Estúdio, atravessa as paredes, e traça um propósito fundamental, a emergência fora do centro. |
id |
RCAP_c0e04ab9501b2422e588031dff511701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/49183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
:Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016)Estudos ArtísticosArtePeriódicosSempre com o tema geral que orienta esta publicação, artistas a escreverem sobre outros artistas, este número 15 da revista Estúdio reuniu 17 artigos que, no seu conjunto, permitem alguma reflexão. Percebem-se, na textura das obras e dos criadores visitados, regularidades nos sentidos pesquisados e propostos. Observa-se que o assunto que ocupa os criadores se baseia numa autorreferencialidade questionadora: a arte interroga o seu próprio tecido, os seus dispositivos de legitimação, as suas convenções de disseminação, os seus cânones. Brian O’Doherty (2002) enunciou o questionamento da ideologia nos espaços de apresentação, trazendo para a discussão um suporte e uma perspetiva teóricas que, de alguma forma, permitiu compreender o enredo de algumas iniciativas conceptuais e pós conceptuais. Por seu lado, Rosalind Krauss (1979) criticou as delimitações dos espaços e dos suportes ao caracterizar o “campo expandido.” O alargamento do campo pode também incluir o seu sentido. Os artigos agora reunidos transportam algumas dessas inquietações, atualizando-as. Percebe-se que os criadores observam o campo da arte com uma intencionalidade atenta e crítica, acrescentando pontuações aos consensos, quebrando-os, não de modo gratuito, mas de modo essencial. Cria-se sentido. Neste fascículo alargamos as referências descentrando o discurso sobre os artistas, dando a palavra aos artistas. As referências, regularidades observadas indicam-nos um campo em expansão, comprometido no questionamento de suportes, convenções, deslocamentos, derivas, topografias, plataformas de interação e respetivas transgressões. O risco corre no Estúdio, atravessa as paredes, e traça um propósito fundamental, a emergência fora do centro.Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaQueiroz, JoãoPrieto, Margarida P.Veneroso, Maria Do Carmo De FreitasBezerra Furtado, Sylvia BeatrizValesini, María SilvinaParreira, Suzana Isabel MalveiroChaves, Liana MirandaAristimuño, FelipeSabino, IsabelGordeeff, Eliane MunizAlbuquerque, IsabelSousa, Ana Matilde Diogo deFuentes Cid, SaraTeixeira, Angela Castelo BrancoCampagnaro Martins, TatianaBarros Marins Bamonte, Joedy LucianaGrando, AngelaRito, AnaRamos, José ArturSalteiro, IlidioCastro Silva, JoãoGonçalves, Luís Jorge Rodrigues2021-07-28T11:55:17Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49183por1647-6158info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:08:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:08:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
:Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016) |
title |
:Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016) |
spellingShingle |
:Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016) Queiroz, João Estudos Artísticos Arte Periódicos |
title_short |
:Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016) |
title_full |
:Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016) |
title_fullStr |
:Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016) |
title_full_unstemmed |
:Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016) |
title_sort |
:Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016) |
author |
Queiroz, João |
author_facet |
Queiroz, João Prieto, Margarida P. Veneroso, Maria Do Carmo De Freitas Bezerra Furtado, Sylvia Beatriz Valesini, María Silvina Parreira, Suzana Isabel Malveiro Chaves, Liana Miranda Aristimuño, Felipe Sabino, Isabel Gordeeff, Eliane Muniz Albuquerque, Isabel Sousa, Ana Matilde Diogo de Fuentes Cid, Sara Teixeira, Angela Castelo Branco Campagnaro Martins, Tatiana Barros Marins Bamonte, Joedy Luciana Grando, Angela Rito, Ana Ramos, José Artur Salteiro, Ilidio Castro Silva, João Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Prieto, Margarida P. Veneroso, Maria Do Carmo De Freitas Bezerra Furtado, Sylvia Beatriz Valesini, María Silvina Parreira, Suzana Isabel Malveiro Chaves, Liana Miranda Aristimuño, Felipe Sabino, Isabel Gordeeff, Eliane Muniz Albuquerque, Isabel Sousa, Ana Matilde Diogo de Fuentes Cid, Sara Teixeira, Angela Castelo Branco Campagnaro Martins, Tatiana Barros Marins Bamonte, Joedy Luciana Grando, Angela Rito, Ana Ramos, José Artur Salteiro, Ilidio Castro Silva, João Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, João Prieto, Margarida P. Veneroso, Maria Do Carmo De Freitas Bezerra Furtado, Sylvia Beatriz Valesini, María Silvina Parreira, Suzana Isabel Malveiro Chaves, Liana Miranda Aristimuño, Felipe Sabino, Isabel Gordeeff, Eliane Muniz Albuquerque, Isabel Sousa, Ana Matilde Diogo de Fuentes Cid, Sara Teixeira, Angela Castelo Branco Campagnaro Martins, Tatiana Barros Marins Bamonte, Joedy Luciana Grando, Angela Rito, Ana Ramos, José Artur Salteiro, Ilidio Castro Silva, João Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos Artísticos Arte Periódicos |
topic |
Estudos Artísticos Arte Periódicos |
description |
Sempre com o tema geral que orienta esta publicação, artistas a escreverem sobre outros artistas, este número 15 da revista Estúdio reuniu 17 artigos que, no seu conjunto, permitem alguma reflexão. Percebem-se, na textura das obras e dos criadores visitados, regularidades nos sentidos pesquisados e propostos. Observa-se que o assunto que ocupa os criadores se baseia numa autorreferencialidade questionadora: a arte interroga o seu próprio tecido, os seus dispositivos de legitimação, as suas convenções de disseminação, os seus cânones. Brian O’Doherty (2002) enunciou o questionamento da ideologia nos espaços de apresentação, trazendo para a discussão um suporte e uma perspetiva teóricas que, de alguma forma, permitiu compreender o enredo de algumas iniciativas conceptuais e pós conceptuais. Por seu lado, Rosalind Krauss (1979) criticou as delimitações dos espaços e dos suportes ao caracterizar o “campo expandido.” O alargamento do campo pode também incluir o seu sentido. Os artigos agora reunidos transportam algumas dessas inquietações, atualizando-as. Percebe-se que os criadores observam o campo da arte com uma intencionalidade atenta e crítica, acrescentando pontuações aos consensos, quebrando-os, não de modo gratuito, mas de modo essencial. Cria-se sentido. Neste fascículo alargamos as referências descentrando o discurso sobre os artistas, dando a palavra aos artistas. As referências, regularidades observadas indicam-nos um campo em expansão, comprometido no questionamento de suportes, convenções, deslocamentos, derivas, topografias, plataformas de interação e respetivas transgressões. O risco corre no Estúdio, atravessa as paredes, e traça um propósito fundamental, a emergência fora do centro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2021-07-28T11:55:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/49183 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/49183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-6158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549150232772608 |