Marketing Interno nas empresas: efeitos na felicidade e no comprometimento organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara do Carmo Sampaio Marques da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14249
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling Marketing Interno nas empresas: efeitos na felicidade e no comprometimento organizacionalMarketing internoFelicidade organizacionalComprometimento organizacionalInternal marketingOrganizational happinessOrganizational commitmentDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Cada vez há uma maior competitividade no mercado de trabalho para atrair, contratar e reter os melhor colaboradores. O marketing interno é uma estratégia que deve ser aplicada na empresa para criar valor diferenciado ao produto “organização” aos olhos dos clientes e potenciais clientes internos, os colaboradores. Estudos anteriores comprovam que o marketing interno tem um impacto positivo na performance, motivação e satisfação dos colaboradores, mas há pouca investigação sobre o seu efeito na felicidade organizacional ou no comprometimento organizacional. A presente investigação tem como objetivo compreender quais os contornos do marketing interno, como é que este se apresenta e de que forma influência a felicidade dos colaboradores e o comprometimento organizacional. Para o fazer, optou-se por uma metodologia mista, através de pesquisa qualitativa em forma de entrevistas e pesquisa quantitativa, operacionalizada em inquéritos por questionário. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas à Cisco, Conrad Algarve by Hilton e DHL, com o intuito de identificar quais as dimensões do marketing interno e o papel que estas têm na felicidade e comprometimento dos seus colaboradores. Paralelamente, elaborou-se e disponibilizou-se um questionário, baseado em partes de escalas testadas anteriormente, para medir o marketing interno, a felicidade e o comprometimento, através de uma amostra de conveniência (N=225 válidos). Concluiu-se que o marketing interno é constituído por seis dimensões essenciais, a pesquisa interna, as condições ou benefícios, a formação e desenvolvimento, o reconhecimento e recompensas, a liderança e a comunicação interna. Os resultados foram comparados e permitiram aferir que o marketing interno tem um efeito positivo na felicidade organizacional dos clientes internos e no seu comprometimento organizacional. Foi também possível comprovar uma forte correlação entre a felicidade e o comprometimento. Verificou-se ainda que a relação entre o marketing interno e o comprometimento organizacional é mediada pela felicidade organizacional.ABSTRACT: The competitiveness in the labor market is constantly increasing to attract, hire and retain the best employees. Internal marketing is a strategy that should be applied in a company to create differentiated value to the product “organization” for the internal customer and potential internal customer, the employee. Previous studies show that internal marketing has a positive impact on employee performance, motivation, and satisfaction, but there is still little research into its effect on organizational happiness or on organizational commitment. This investigation aims to understand the outlines of internal marketing, how it is presented and how it influences employee happiness and organizational commitment. To do so, a mixed methodology was used, through qualitative research in the form of interviews and quantitative research, operationalized in questionnaire surveys. Semi structured interviews were conducted with Cisco, Conrad Algarve by Hilton and DHL, in order to identify the dimensions of internal marketing and the role they play in the happiness and commitment of its employees. At the same time, a questionnaire was developed and spread, based on parts of previously tested scales, to measure internal marketing, happiness, and commitment, through a convenience sample (N=225 valid). The main conclusion is that internal marketing consists of six essential dimensions, internal market research, job conditions or benefits, training and development, recognition and rewards, leadership, and internal communication. The results were compared, and it was verified that internal marketing has a positive effect on the organizational happiness of internal customers and on their organizational commitment. In addition, a strong correlation between happiness and commitment was proven. Furthermore, it was found that the relationship between internal marketing and organizational commitment is mediated by organizational happiness.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLSilva, Sara do Carmo Sampaio Marques da2022-02-03T16:35:12Z2021-12-162021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14249TID:202887154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:05.399275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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