A melancolia na arquitetura a partir do cinema português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parracho, Mariana Ligeiro Feteira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81643
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling A melancolia na arquitetura a partir do cinema portuguêsmelancholy in architecture seen from the portuguese cinemamelancoliaarquiteturaatmosferainterior-exteriormelancholyarchitectureatmosphereinterior-exteriorDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaOutrora considerada uma doença do corpo e da alma, hoje, a melancolia mantém o seu caráter interior, apresentando-se como uma condição temperamental inerente ao Homem, que advém da sua ligação afetiva com pessoas, objetos e lugares, projetando um tempo passado num momento presente através da memória. Com o objetivo de encontrar manifestações da melancolia na arquitetura, a atmosfera que a envolve, singular e irrepetível, revela-se o seu modo de expressão mais eficaz. Tendo como base a memória, a ruína e o fragmento arquitetónico, a atmosfera do lugar - resultante de uma profunda interação indíviduo-objeto, da perceção individual de um tempo e de um espaço específicos - conclui-se como uma síntese sensorial de vários elementos, comum às disciplinas da arquitetura e do cinema. Posteriormente, a presente reflexão foca-se no caso específico do cinema português e do modo como, nele, está representado o espaço arquitetónico, tendo em conta que fatores como, por exemplo, o argumento, a duração do plano, o tipo de enquadramento e a temperatura da cor, contribuem para a representação de uma atmosfera melancólica do espaço, doméstico e urbano.Questionando a casa (o interior) como lugar de conforto e a cidade (o exterior) como lugar hostil, Casa na Comporta (João Salaviza, 2010), No quarto da Vanda (Pedro Costa, 2000), Verdes Anos (Paulo Rocha, 1963), O Sangue (Pedro Costa, 1989), Alice (Marco Martins, 2000), Montanha (João Salaviza,2015) e Respirar Debaixo d'Água (António Ferreira, 2000) propõem-se como objetos de estudo desta reflexão, onde a apropriação do lugar está intimamente associada à dimensão interior que caracteriza o indivíduo melancólico.Formerly considered a disease of body and soul, today, melancholy maintains its inner nature, presenting itself as a temperamental inborn condition of the human being resulting from its connection with people, objects and places, while projecting the past in the present moment through memory.This thesis finds in a place's atmosphere the best way to express any signs of melancholy in architecture. Taking into account memory, ruin and architectonic fragment, a place's atmosphere - resulting from a deep interaction object-individual, and from the perception of a specific time and space - it comes up as a sensorial synthesis of several elements, common to the disciplines of architecture and cinema.Afterwards, in order to formulate this outlook, the starting point is the portuguese cinema and the way the architectonic space is represented in it, bearing in mind the argument, the shot's duration, the framework and the colour's temperature, and also how these elements contribute to the representation of a space's melancholic atmosphere, domestic and urban space.Questioning the house (the interior) as a comfort place and the city (the exterior) as an hostile environment, Casa na Comporta (João Salaviza, 2010), No quarto da Vanda (Pedro Costa, 2000), Verdes Anos (Paulo Rocha, 1963), O Sangue (Pedro Costa, 1989), Alice (Marco Martins, 2000), Montanha (João Salaviza, 2015) e Respirar Debaixo d'Água (António Ferreira, 2000) are the objects of this reflexion, where the ownership of a place is deeply connected to the interior dimension which defines the melancholic individual.2017-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81643http://hdl.handle.net/10316/81643TID:202057747porParracho, Mariana Ligeiro Feteirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-11-05T10:31:13Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:43.134635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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