Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Emília Cláudia Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2399
Resumo: O mundo de hoje caracteriza-se por uma profunda revolução tecnológica com fortes consequências no ato educativo. Face à inovação, a escola como organismo social necessita de estar equipada perante este cenário inovador, criando condições para que a tecnologia ocupe o seu verdadeiro papel num contexto de aprendizagem que se pretende real e integrador de saberes. Deste modo, a escola tem que atuar em paralelo face às necessidades dos alunos, uma vez que é importantíssimo reunir condições para pôr em prática situações do dia-a-dia relacionadas com os conteúdos educativos. Não obstante, defendemos que a utilização de qualquer tecnologia é apenas um meio de construção do conhecimento. Deste modo, verificamos que a utilização de tablets em contexto familiar tem sido uma ferramenta muito utilizada para a educação dos seus filhos; a escola deve atuar em paralelo com as mudanças e inovações, tendo em conta os interesses dos alunos, motivando-os para a aprendizagem. Neste contexto, apresentar-se-á uma experiência de utilização de tablets no contexto educativo, nomeadamente numa turma de 19 alunos de 1º ano de escolaridade, de uma escola pública, identificando as vantagens e os constrangimentos deste uso, em particular o modo como se desenvolveu o processo de aprendizagem e ensino. Os resultados obtidos evidenciam uma forte motivação dos alunos perante estratégias pedagógicas que envolvam a utilização deste recurso e, ao mesmo tempo, um outro rigor na preparação/planificação da intervenção educativa.
id RCAP_c0f984060a165634d7a64065d4f28b72
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensinoEstratégia PedagógicaMotivaçãoTabletsAprendizagemO mundo de hoje caracteriza-se por uma profunda revolução tecnológica com fortes consequências no ato educativo. Face à inovação, a escola como organismo social necessita de estar equipada perante este cenário inovador, criando condições para que a tecnologia ocupe o seu verdadeiro papel num contexto de aprendizagem que se pretende real e integrador de saberes. Deste modo, a escola tem que atuar em paralelo face às necessidades dos alunos, uma vez que é importantíssimo reunir condições para pôr em prática situações do dia-a-dia relacionadas com os conteúdos educativos. Não obstante, defendemos que a utilização de qualquer tecnologia é apenas um meio de construção do conhecimento. Deste modo, verificamos que a utilização de tablets em contexto familiar tem sido uma ferramenta muito utilizada para a educação dos seus filhos; a escola deve atuar em paralelo com as mudanças e inovações, tendo em conta os interesses dos alunos, motivando-os para a aprendizagem. Neste contexto, apresentar-se-á uma experiência de utilização de tablets no contexto educativo, nomeadamente numa turma de 19 alunos de 1º ano de escolaridade, de uma escola pública, identificando as vantagens e os constrangimentos deste uso, em particular o modo como se desenvolveu o processo de aprendizagem e ensino. Os resultados obtidos evidenciam uma forte motivação dos alunos perante estratégias pedagógicas que envolvam a utilização deste recurso e, ao mesmo tempo, um outro rigor na preparação/planificação da intervenção educativa.The world today is characterized by a profound technological revolution with strong consequences in the educational act. The school as a social body needs to be equipped accordingly to this new era, creating conditions for technology to take its true role in a learning context that is to be real and integrator of knowledge. In other words, the school has to act in parallel to the needs of students, so it is important to meet the conditions to implement educational content somehow related to their everyday experience. Nevertheless, we argue that the use of any technology is only a mean among many of knowledge construction. Previous data show us that the use of tablets in the family context has been a widely used tool for the education of children. The school must act in parallel with these changes and innovations, taking into account the interest of students and motivating them for learning. In this context, a tablet-using experience has been conducted in a class of 19 students at the 1st grade of a public school. This study identifies the advantages and constraints of this strategy, assessing the way it promotes learning and teaching. The results translate into students highly motivated for teaching strategies involving the use of tablets, at the expense of a more intricate and demanding way of preparing/planning educational intervention. Keywords: tablets, learning, teaching, pedagogical strategy, motivation.2016-12-29T10:58:11Z2016-07-13T00:00:00Z2016-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2399TID:201451417porMachado, Emília Cláudia Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:03Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:12.923767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensino
title Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensino
spellingShingle Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensino
Machado, Emília Cláudia Dias
Estratégia Pedagógica
Motivação
Tablets
Aprendizagem
title_short Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensino
title_full Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensino
title_fullStr Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensino
title_full_unstemmed Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensino
title_sort Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensino
author Machado, Emília Cláudia Dias
author_facet Machado, Emília Cláudia Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Emília Cláudia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia Pedagógica
Motivação
Tablets
Aprendizagem
topic Estratégia Pedagógica
Motivação
Tablets
Aprendizagem
description O mundo de hoje caracteriza-se por uma profunda revolução tecnológica com fortes consequências no ato educativo. Face à inovação, a escola como organismo social necessita de estar equipada perante este cenário inovador, criando condições para que a tecnologia ocupe o seu verdadeiro papel num contexto de aprendizagem que se pretende real e integrador de saberes. Deste modo, a escola tem que atuar em paralelo face às necessidades dos alunos, uma vez que é importantíssimo reunir condições para pôr em prática situações do dia-a-dia relacionadas com os conteúdos educativos. Não obstante, defendemos que a utilização de qualquer tecnologia é apenas um meio de construção do conhecimento. Deste modo, verificamos que a utilização de tablets em contexto familiar tem sido uma ferramenta muito utilizada para a educação dos seus filhos; a escola deve atuar em paralelo com as mudanças e inovações, tendo em conta os interesses dos alunos, motivando-os para a aprendizagem. Neste contexto, apresentar-se-á uma experiência de utilização de tablets no contexto educativo, nomeadamente numa turma de 19 alunos de 1º ano de escolaridade, de uma escola pública, identificando as vantagens e os constrangimentos deste uso, em particular o modo como se desenvolveu o processo de aprendizagem e ensino. Os resultados obtidos evidenciam uma forte motivação dos alunos perante estratégias pedagógicas que envolvam a utilização deste recurso e, ao mesmo tempo, um outro rigor na preparação/planificação da intervenção educativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29T10:58:11Z
2016-07-13T00:00:00Z
2016-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2399
TID:201451417
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2399
identifier_str_mv TID:201451417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626417946624