Work engagement e a deslocação para o trabalho: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Catarina Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81132
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
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spelling Work engagement e a deslocação para o trabalho: um estudo exploratórioWork engagement and commuting to work: an exploratory studyWork engagementDeslocação casa-trabalhoTempo de deslocaçãoRegimes de trabalhoHome-work commuteCommute timeWork regimeCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO deslocamento aumentou em tempo-distância, com a disponibilidade de viagens de comboio a partir do século 19 e de carro desde a década de 1960, que permitiu que os trabalhadores viajassem mais para o trabalho (Pooley et al., 2005). O objetivo principal é perceber se existe relação entre a deslocação casa-trabalho e o nível de work engagement apresentado pelo trabalhador. Com recurso a um questionário online, foram inquiridos 525 participantes entre os 18 e os 66 anos. Os participantes foram convidados a responder ao questionário em formato online onde continha questões sociodemográficas, questões biográficas e a versão traduzida para a população portuguesa da Utrecht Work Engagement Scale (UWES-17) (Jaime, 2013; Sinval et. al, 2018; & Teles, 2017). A análise de dados foi realizada através dos seguintes testes: correlação de Pearson; correlação de Spearman; teste-t; ANOVA (1 fator); e análise temática. Os resultados indicam que não existe associação entre a deslocação casa-trabalho e o nível de work engagement dos trabalhadores. No entanto, a principal preferência do trabalhador é trabalhar num local próximo à sua residência e se a distância for considerada mais elevada do que a sua preferência, este irá apresentar níveis de envolvimento inferiores.Commuting has increased in time-distance, with the availability of train travel starting in the 19th century and car travel since the 1960s, which allowed workers to travel more to work (Pooley et al., 2005). The main objective is to understand if there is a relationship between commuting from home to work and the level of work engagement presented by the worker. Using an online questionnaire, 525 participants aged between 18 and 66 were surveyed. Participants were invited to respond to the questionnaire in an online format containing sociodemographic questions, biographical questions and the translated version for the Portuguese population of the Utrecht Work Engagement Scale (UWES-17) (Jaime, 2013; Sinval et. al, 2018; & Teles, 2017). Data analysis was performed using the following tests: Pearson's correlation; Spearman’s correlation; t-test; ANOVA (1-way); and thematic analysis. The results indicate that there is no association between commuting to work and the level of work engagement. However, the worker's main preference is to work in a place close to his/her home and if the distance is considered higher than his/her preference, he/she will present lower levels of involvement.Veloso, AnaUniversidade do MinhoRibeiro, Catarina Martins2022-07-292022-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81132por203050770info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:47.925868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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