O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto Literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semide, Ana Rita Pinheiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93655
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_c106f603547b71ffd9aba8cdc2099fc8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto LiterárioThe Explicit Education of Strategies: Prior Knowledge and Inferences in the Literary TextEnsinoLeituraCompreensão LeitoraConhecimento PrévioInferênciasEducationReadingReading ComprehensionPrior KnowledgeInferencesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThe Explicit Education of Strategies: Prior Knowledge and Inferences in the Literary TextIn Portuguese schools, students present notorious difficulties in comprehension and textual analysis. For obvious reasons, the discipline of Portuguese is the field where the textual analysis reveals more deficient levels due to the complexity of the literary texts under study, as well as the fact that most of the classes are dedicated to textual analysis. Taking into account the difficulties presented by students, started to emerge various strategies that are intended to help students overcome the obstacles. Two of the seven reading comprehension strategies presented by the author Judi Moreillon in the work “Collaborative Strategies for Teaching Reading Comprehension” (2007) were chosen as the theme to develop in this research work.The selected strategies to the present monography were activation of prior knowledge and making inferences, which were studied in detail and developed, based on a case study.In the initial phase of this report, the socioeconomic context of the school where the internship was carried out will be described, as well as the description and critical reflection of the supervised teaching practice of the trainee teacher. This is followed by a monographic section, in which the intention is to discuss, from a theoretical and practical point of view, the explicit teaching of reading comprehension strategies. The last part will be dedicated to the analysis and interpretation of data collected during the internship period, having as instruments of data collection the applied questionnaires and the observation of classes. Data analysis reveled that, although the students did not acquire the full metacognition of the strategies, they understood its utility and relevance. The students demonstrated a different approach to the text, by revealing an attitude, sensitivity and effort to comprehension, something that was not initially verified.In conclusion, the activation of prior knowledge and making inferences strategies proved to be relevant in textual comprehension, as well as giving students greater independence in understanding the text. The case study also revealed that the strategies, in addition to the two under study, should be more present in the classroom, so that students can acquire their metacognition and to use them in a way, first conscious and then intuitive, since the results of its application were positive.  O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto LiterárioNas escolas portuguesas os alunos apresentam notórias dificuldades de compreensão e análise textual. Por razões óbvias, a disciplina de Português é a área em que a análise textual revela níveis mais deficitários, devido à complexidade dos textos literários em estudo, como também pelo facto de grande parte das aulas serem dedicadas à análise textual. Tendo em conta as dificuldades apresentadas pelos discentes, começaram a emergir várias estratégias que têm o intuito de auxiliar os alunos a ultrapassar os obstáculos. Posto isto, foram eleitas duas das sete estratégias de compreensão leitora, apresentadas pela autora Judi Moreillon, na obra “Collaborative Strategies for Teaching Reading Comprehension” (2007), como temáticas a desenvolver neste trabalho de pesquisa.As estratégias selecionadas para a presente monografia foram a ativação de conhecimento prévio e a realização de inferências, que foram estudadas de forma pormenorizada e desenvolvida, a partir de um estudo de caso. Numa fase inicial deste relatório, será descrito o contexto socioeconómico da escola em que foi realizado o estágio, como também será desenvolvida a descrição e reflexão crítica da prática letiva supervisionada da professora estagiária. Segue-se uma secção monográfica, em que se pretende discutir, do ponto de vista teórico-prático, o ensino explícito das estratégias de compreensão leitora. E por fim, a última parte será dedicada à análise e interpretação dos dados recolhidos durante o período do estágio curricular, tendo como instrumentos de recolha de dados os questionários aplicados e a observação de aulas. A análise de dados revelou que, apesar de os alunos não adquirirem a metacognição total das estratégias, perceberam a sua utilidade e pertinência. Os discentes também demonstraram uma abordagem diferente perante o texto, ao revelarem uma atitude, sensibilidade e esforço de compreensão, algo que não se verificava inicialmente.Em conclusão, as estratégias de ativação do conhecimento prévio e realização de inferências demonstraram-se pertinentes na compreensão textual, assim como também conferiram aos alunos uma maior independência na análise do texto. O estudo de caso também revelou que as estratégias, para além das duas em estudo, deveriam estar mais presentes em sala de aula, de forma a que os alunos adquiram a sua metacognição e para que as utilizem de forma, primeiro consciente e, depois, intuitiva, uma vez que os resultados da sua aplicação foram positivos.2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93655http://hdl.handle.net/10316/93655TID:202674533porSemide, Ana Rita Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:04:17ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto Literário
The Explicit Education of Strategies: Prior Knowledge and Inferences in the Literary Text
title O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto Literário
spellingShingle O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto Literário
Semide, Ana Rita Pinheiro
Ensino
Leitura
Compreensão Leitora
Conhecimento Prévio
Inferências
Education
Reading
Reading Comprehension
Prior Knowledge
Inferences
title_short O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto Literário
title_full O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto Literário
title_fullStr O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto Literário
title_full_unstemmed O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto Literário
title_sort O Ensino Explícito de Estratégias: Conhecimento Prévio e Inferências no Texto Literário
author Semide, Ana Rita Pinheiro
author_facet Semide, Ana Rita Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Semide, Ana Rita Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Leitura
Compreensão Leitora
Conhecimento Prévio
Inferências
Education
Reading
Reading Comprehension
Prior Knowledge
Inferences
topic Ensino
Leitura
Compreensão Leitora
Conhecimento Prévio
Inferências
Education
Reading
Reading Comprehension
Prior Knowledge
Inferences
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93655
http://hdl.handle.net/10316/93655
TID:202674533
url http://hdl.handle.net/10316/93655
identifier_str_mv TID:202674533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302758148276224