A simulação em enfermagem no desenvolvimento de competências comunicacionais com os familiares da pessoa em situação critica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Albertina Álvaro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2791
Resumo: Cuidar do familiar da pessoa em situação crítica exige que os enfermeiros tenham como competência central a comunicação como estratégia do cuidar. Em situações críticas para promover uma assistência de qualidade ao familiar, a comunicação torna-se essencial, na medida em que, promove interação, permitindo à pessoa desenvolver autonomia e maior confiança, reduzindo o nível de ansiedade e aumentando a sua adesão à nova realidade vivenciada. Neste sentido, um programa educacional teórico/prático com recurso a simulação, em comunicação com o familiar da pessoa em situação crítica, permite aos estudantes/enfermeiros aperfeiçoar as capacidades cognitivas, psicomotoras e socio-afetivas, minimizando a ocorrências de erros, aumentando a sua confiança dotando-o de competências comunicacionais. Assim, colocamos as seguintes questões de investigação: Que competências comunicacionais devem desenvolver os enfermeiros para comunicar com os familiares da pessoa em situação crítica?; Quais os contributos da simulação para o desenvolvimento de competências comunicacionais do enfermeiro com os familiares da pessoa em situação crítica? Com os seguintes objetivos: analisar a evidência científica produzida relativamente à simulação no desenvolvimento das competências comunicacionais dos profissionais de saúde com os familiares da pessoa em situação crítica; construir um programa educativo de comunicação para enfermeiros para treino de competências comunicacionais com os familiares da pessoa em situação crítica, em contexto de simulação. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de competências comunicacionais do enfermeiro, de forma a permitir uma comunicação efetiva com o familiar da pessoa em situação crítica. Metodologia: Realização de uma scoping review de acordo com a metodologia proposta por Joanna Briggs Institute e a construção e validação do programa educativo de comunicação com familiares da pessoa em situação crítica para desenvolvimento de competências comunicacionais em contexto de simulação. Recorreu-se à técnica de Delphi e índice de validade de conteúdo, para validação do programa educativo através de peritos especialistas na área. Foram respeitados todos os princípios éticos e legais. Principais Resultados: verificámos através da scoping review que a implementação de programas de simulação de desenvolvimento de competências comunicacionais, ajuda a desenvolver habilidades organizativas, cognitivas e socio-afetivas que integram as competências comunicacionais de profissionais de saúde. Foi efetuada a construção e validação de um programa educativo para desenvolvimento de competências comunicacionais do enfermeiro com os familiares da pessoa em situação crítica, o qual apresentou elevados níveis de concordância de conteúdo. Conclusão: um programa educativo que utilize a simulação como estratégia de ensino promove aprendizagem de competências comunicacionais do enfermeiro, respondendo às necessidades de aquisição e gestão de padrões de alta qualidade na prática clínica.
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Neste sentido, um programa educacional teórico/prático com recurso a simulação, em comunicação com o familiar da pessoa em situação crítica, permite aos estudantes/enfermeiros aperfeiçoar as capacidades cognitivas, psicomotoras e socio-afetivas, minimizando a ocorrências de erros, aumentando a sua confiança dotando-o de competências comunicacionais. Assim, colocamos as seguintes questões de investigação: Que competências comunicacionais devem desenvolver os enfermeiros para comunicar com os familiares da pessoa em situação crítica?; Quais os contributos da simulação para o desenvolvimento de competências comunicacionais do enfermeiro com os familiares da pessoa em situação crítica? Com os seguintes objetivos: analisar a evidência científica produzida relativamente à simulação no desenvolvimento das competências comunicacionais dos profissionais de saúde com os familiares da pessoa em situação crítica; construir um programa educativo de comunicação para enfermeiros para treino de competências comunicacionais com os familiares da pessoa em situação crítica, em contexto de simulação. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de competências comunicacionais do enfermeiro, de forma a permitir uma comunicação efetiva com o familiar da pessoa em situação crítica. Metodologia: Realização de uma scoping review de acordo com a metodologia proposta por Joanna Briggs Institute e a construção e validação do programa educativo de comunicação com familiares da pessoa em situação crítica para desenvolvimento de competências comunicacionais em contexto de simulação. Recorreu-se à técnica de Delphi e índice de validade de conteúdo, para validação do programa educativo através de peritos especialistas na área. Foram respeitados todos os princípios éticos e legais. Principais Resultados: verificámos através da scoping review que a implementação de programas de simulação de desenvolvimento de competências comunicacionais, ajuda a desenvolver habilidades organizativas, cognitivas e socio-afetivas que integram as competências comunicacionais de profissionais de saúde. Foi efetuada a construção e validação de um programa educativo para desenvolvimento de competências comunicacionais do enfermeiro com os familiares da pessoa em situação crítica, o qual apresentou elevados níveis de concordância de conteúdo. Conclusão: um programa educativo que utilize a simulação como estratégia de ensino promove aprendizagem de competências comunicacionais do enfermeiro, respondendo às necessidades de aquisição e gestão de padrões de alta qualidade na prática clínica.Caring for the family member of a person in a critical situation requires nurses to have communication as a care strategy as a core competence. In critical hypotheses to promote quality care to the family, communication becomes essential, as promotion, allowing the person to develop autonomy and greater confidence, provide the level of anxiety and increase their adherence to the new reality experienced. In this sense, a theoretical/practical educational program simulated in communication with the relative of the person in a critical situation, allows students/nurses to improve cognitive, psychomotor and socio-affective resources, minimizing the occurrence of errors, increasing their confidence by providing them of communication skills. Thus, we pose the following research questions: What communication skills should nurses develop to communicate with the relatives of people in critical situations?; What are the contributions of the simulation to the development of communication skills for nurses with the relatives of the person in a critical situation? With the following objectives: analyze the scientific evidence related to simulation in the development of communication skills of health professionals with the critical person's family members; build an educational communication program for nurses to train communication skills with the relatives of the person in a critical situation, in a simulation context. With contributing to contribute to the development of communication skills of nurses, in order to allow an effective communication with the relative of the person in a critical situation. Methodology: Carrying out a scoping review according to the methodology proposed by the Joanna Briggs Institute and the construction and validation of an educational communication program with relatives of a person in a critical situation for the development of communication skills in a simulation context. The Delphi technique and content validity index were used to validate the educational program by experts in the field. All ethical and legal principles were respected. Main Results: we verified through scoping review that the implementation of simulation programs for the development of communication skills helps to develop organizational, cognitive and socio-affective skills that integrate the communication skills of health professionals. The construction and validation of an educational program for the development of the nurses' communication skills with the relatives of the person in a critical situation was carried out, which showed high levels of content agreement. Conclusion: an educational program that uses simulation as a teaching strategy promotes the learning of communication skills for nurses, responding to the need to acquire and manage high quality standards in clinical practice.2022-10-14T16:41:29Z2021-07-09T00:00:00Z2021-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2791TID:203076400porMarques, Maria Albertina Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:18Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:20.883942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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