Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Joana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5342
Resumo: O estudo foi concretizado numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 27 alunos, numa Escola EB1, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB.. O objetivo da investigação pretendeu averiguar quais os potenciais contributos que a utilização complementar de um recurso em formato digital pode contribuir para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos no sentido de promover mais e melhores aprendizagens. Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos da turma, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares de turma da Escola EB1 Quinta da Granja. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa no decorrer das atividades propostas.
id RCAP_c13943ee9f5651c57e159074b3e0306f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5342
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino BásicoRecursos educativos digitaisTecnologias de Informação e da Comunicação1st Cycle of Basic EducationDigital education resourcesInformation and communication tecnnologiesO estudo foi concretizado numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 27 alunos, numa Escola EB1, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB.. O objetivo da investigação pretendeu averiguar quais os potenciais contributos que a utilização complementar de um recurso em formato digital pode contribuir para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos no sentido de promover mais e melhores aprendizagens. Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos da turma, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares de turma da Escola EB1 Quinta da Granja. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa no decorrer das atividades propostas.The current internship report was drown up to fulfil the necessary prerequisites to obtain the de degree of master in nursery and primary school education. Research was conducted in a 1st year class of the 1st Basic education cycle, comprised of 27 students, of the “Quinta da Granja” school where the supervised internship took place of the Master of Pre-Education and Basic Education. The aim of the investigation aims to ascertain what the potential contributions that the complementary use of a resource in digital format can improve motivation and involvement of students in order to promote more and better learning. Relating to the kind of research, the adopted methodology was of a qualitative nature, based on active research. The data collection techniques used where, field notes participant observation, semi structured interviews, questionnaire surveys and photographic records. This data collection counted with the direct participation of students, of cooperating teacher, the «pedagogical pair» and the head teachers of “Quinta da Granja EB1” School. The results obtained, following the analysis and treatment of data, concluded that the use of DER led the students to a more in depth learning, by the fact that they promote higher levels of interest, commitment motivation, involvement and initiative in the course of the proposed activities.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de LeiriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRibeiro, JoanaGil, Henrique2016-07-25T10:14:55Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5342porRIBEIRO, Joana ; GIL, Henrique (2016) - Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Conferência Internacional Investigação, Praticas e Contextos em Educação, 5, Leiria, 5-7 de maio : atas. Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. p. 42-47.978-989-8797-08-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:20Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:07.085962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Ribeiro, Joana
1.º Ciclo do Ensino Básico
Recursos educativos digitais
Tecnologias de Informação e da Comunicação
1st Cycle of Basic Education
Digital education resources
Information and communication tecnnologies
title_short Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Ribeiro, Joana
author_facet Ribeiro, Joana
Gil, Henrique
author_role author
author2 Gil, Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Joana
Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Recursos educativos digitais
Tecnologias de Informação e da Comunicação
1st Cycle of Basic Education
Digital education resources
Information and communication tecnnologies
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Recursos educativos digitais
Tecnologias de Informação e da Comunicação
1st Cycle of Basic Education
Digital education resources
Information and communication tecnnologies
description O estudo foi concretizado numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 27 alunos, numa Escola EB1, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB.. O objetivo da investigação pretendeu averiguar quais os potenciais contributos que a utilização complementar de um recurso em formato digital pode contribuir para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos no sentido de promover mais e melhores aprendizagens. Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos da turma, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares de turma da Escola EB1 Quinta da Granja. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa no decorrer das atividades propostas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25T10:14:55Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5342
url http://hdl.handle.net/10400.11/5342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RIBEIRO, Joana ; GIL, Henrique (2016) - Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Conferência Internacional Investigação, Praticas e Contextos em Educação, 5, Leiria, 5-7 de maio : atas. Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. p. 42-47.
978-989-8797-08-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130820928077824